Após quase duas semanas se passarem depois do lançamento do novo single de Lady Gaga, "Stupid Love", a pedido dos leitores, fizemos uma análise de como anda o desempenho da canção.

Nos Estados Unidos, foram 200 mil unidades vendidas em apenas 10 dias, segundo o Chart Data. Na primeira semana, de acordo a Billboard, foram feitos 53 mil downloads pagos de "Stupid Love", dando a Lady Gaga seu sétimo #1 na Digital Songs, parada que classifica as músicas mais vendidas. Foi, também, a maior estreia de um single de uma artista feminina desde You Need To Calm Down (Taylor Swift), em 2019, com 19,7 milhões transmissões nos serviços de streaming e uma audiência de 23,7 milhões nas rádios.

Desempenho suficiente para garantir a primeira estreia de Lady Gaga diretamente em #5 na Hot 100, tornando-se a primeira música de Lady Gaga a debutar diretamente no Top 10 da Billboard desde Dope (no. 8), em 2013, e a maior desde The Edge Of Glory (no. 3), em 2011.

O #5 de "Stupid Love" coloca Gaga no hall de artistas como Madonna, Cher, Britney Spears, Barbra Streisand, Whitney Houston, Jennifer Lopez, Christina Aguilera, Janet Jackson e Mariah Carey como as únicas mulheres com pelo menos um Top 10 na Hot 100, em décadas diferentes (e apenas Gaga e Mariah conseguiram nas décadas de 2000, 2010 e 2020).

Vale destacar que, pela primeira vez de 2009/2010/2011 (quando emendou uma sequência de 11 músicas entre as primeiras posições), Lady Gaga alcança o Top 10 americano por 3 anos consecutivos ("Shallow" chegou ao no. 5 em 2018, depois ao no. 1 em 2019 e "Stupid Love" em no. 5 em 2020).

No Reino Unido, Stupid Love, que chegou a brigar pelo #1 com “Blinding Lights”, estreou em #5, com pouco menos de 41 mil cópias, tornando-se o 13º Top 10 de Gaga na OCC e sua maior estreia desde Applause (no. 5 em 2013). Na Irlanda, Stupid Love debutou em #6. No Canadá e na Austrália, em #7. Os outros mercados que garantiram o Top 10 para o single foram Escócia (no. 1), Suíça (no. 6), Israel (no. 8) e Lituânia (no. 9).

Números, números e mais números, mas o que o desempenho inicial de "Stupid Love" realmente nos mostra?:

– As rádios estão prontas para abraçar uma nova era pop. Depois de Applause tornar-se, em 2013, o maior sucesso da carreira de Lady Gaga nas rádios americanas, somente Shallow conseguir ter audiência suficiente para chegar ao Top 10 neste formato, semanas após o Oscar.

Perfect Illusion passou despercebido e Million Reasons teve boas execuções após o Super Bowl. Os bons números garantidos por Stupid Love desde seu lançamento devem impulsionar a longevidade do single na Hot 100.

– Pela terceira vez na carreira, Lady Gaga chegou ao Top 10 na parada de streamings. Applause, em 2013, chegou à 3ª posição após o lançamento do videoclipe, entretanto, na época, as plataformas de streamings ainda não haviam chegado ao patamar atual. O Spotify, por exemplo, havia sido lançado apenas 2 anos antes nos Estados Unidos, enquanto a Apple Music ainda não existia.

– Em 2019, Shallow alcança o no. 9 na semana pós-Oscar, em um cenário no qual as transmissões via streaming são o principal fator de classificação da Billboard Hot 100, mesma posição de Stupid Love.

– Entre o primeiro e o segundo Top 10 passaram-se seis anos, período em que Gaga fez sua transição da era digital para os streamings, e o #9 de Stupid Love, mesmo com o lançamento de álbuns que monopolizaram as principais posições, mostra que o desempenho fraco da era Joanne nos streamings não vai se repetir.

– O vazamento da canção também retirou alguns milhões de streamings dos fãs.

– A verdade é que, por melhor que seja o desempenho de Stupid Love, ainda haverá uma Shallow como antecessora. E competir com um dos maiores hits recentes da música, que vendeu mais de 10 milhões de cópias apenas em 2019 e chegou ao #1 em mais de 20 países é, no mínimo, injusto.

Stupid Love deve se tornar um dos hits de 2020, mas as comparações com o dueto vencedor do Oscar e do Grammy talvez façam parecer menor do que realmente foi (como Applause ao ser comparada com Born This Way, por exemplo).

– Reino Unido e Austrália apoiaram o início da era Chromatica, colocando Stupid Love no Top 10, de forma que não fizeram com a era Joanne. Já os mercados latino, alemão e francês são difíceis de serem penetrados e as posições de Stupid Love talvez não cheguem tão alto.

Texto por Matheus Dutra

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Vinícius de Souza