Há 11 anos, em San Diego, nos Estados Unidos, Lady Gaga dava início a "The Fame Ball Tour", turnê de estreia da artista e de apoio ao seu primeiro álbum, "The Fame". A turnê foi anunciada oficialmente no dia 12 de janeiro de 2009 na página oficial de Gaga no MySpace.

Relembre o pôster oficial da turnê:

Em entrevista para a MTV, Gaga descreveu o conceito da turnê:

"Não é realmente uma turnê, é mais uma festa de viagem. Quero que seja uma experiência completa, desde o minuto em que você entra na porta da frente até o minuto em que eu começo a cantar. E quando tudo acabar, todo mundo vai pressionar o botão de rebobinar e revivê-la novamente. É como se você estivesse andando em Nova York por volta de 1974: Há uma instalação artística no lobby, um DJ tocando seus discos favoritos na sala principal e depois a performance mais assustadora que você já viu no palco", disse a cantora.

O show era dividido em quatro partes e possuía três filmes chamados de "Crevette Films". Eles foram criados para serem usados como interludes durante a apresentação, e eram divididos em: "The Heart", "The Brain" e "The Face".

Os três filmes foram gravados em dezembro de 2008 na cidade de Nova York e documentam a vida de Candy Warhol, uma versão feminina de uma das maiores inspirações de Gaga, Andy Warhol. Os filmes também eram chamados de "Who Shot Candy Warhol?"

Confira fotos dos bastidores da gravação dos filmes:

O show era iniciado com a interlude "The Heart", onde Candy Warhol (Lady Gaga) diz a um homem que Pop comeu seu coração, mas ele não acredita nela e ela diz que se sente livre.

Homem: "Onde está? Onde está, Candy? Candy?"

Candy: "Ele comeu."

Homem: "Sim. Eu não acredito em você."

Candy: "Olhe você mesmo... Pop comeu meu coração."

Homem: "Eu vejo."

Candy: "Ele engoliu a coisa toda. Em um gole eficiente. Como um belo monstro. Em seguida, decolou para a cidade."

Homem: "Oh, Candy..."

Candy: "E agora me sinto... me sinto tão..."

Homem: "Vazia?"

Candy: "Não. Não."

Homem: "Candy?"

Candy: "Livre. Sinto-me livre."

Ao fim da interlude, se inicia uma contagem regressiva, seguida pela "Haus Intro".

Logo após, Lady Gaga aparecia no centro do palco usando a mesma máscara de vidro usada no videoclipe de "Poker Face" e cercada por dançarinos segurando placas com pedaços de vidro. Assim, Gaga apresentava a primeira música do show: "Paparazzi".

Depois, era o momento de "LoveGame", ocasião na qual Gaga usava o seu famoso Disco Stick durante a performance. "Beautiful Dirty Rich" era apresentada logo após.

Ao terminar de cantar "Beautiful Dirty Rich", Lady Gaga saía do palco e a primeira parte do show era finalizada. A interlude "The Brain" começava para dar início à segunda parte do show. Nesta interlude, durante a conversa com o homem, Candy cria um laço com o cabelo que ela tirou da cabeça e do talco.

Homem: "Escove, escove, escove até o fim, Candy. O que você procura? Oh céus..."

Candy: "Estou escovando há horas apenas para ter certeza de que se foi."

Homem: "Acho que podemos dizer honestamente que você enlouqueceu."

Candy: "Não, eu sei exatamente onde está."

Homem: "Sério?"

Candy: "Na barriga dele, é claro."

Homem: "Ele deixou algo para trás."

Candy: "Uma máquina, o centro da cidade. Fiquei com medo no começo, pensei, Pop comeu meu coração e depois ele engoliu meu cérebro."

Homem: "O que foi deixado para você viver?"

Candy: "Mas então eu pensei,"

Homem: "Mas então você pensou..."

Candy: "A Fama."

Lady Gaga retornava ao palco e começava a cantar "The Fame". Depois era a vez de "Money Honey" e logo após começava "Boys Boys Boys".

Ao terminar a performance de "Boys Boys Boys", Lady Gaga saía do palco novamente e a segunda parte do show era encerrada.

A interlude "The Face" começava para dar início à terceira parte do show. Nesta interlude, Candy diz ao homem que Pop queria o rosto dela. Depois que ela se apresenta, o homem pede seu nome verdadeiro, mas ela diz que não entende a pergunta - ela não tem identidade, exceto a identidade que Pop lhe deu.

Homem: "Bem, agora você realmente fez isso, Candy. Ela estava livre sem coração e duas vezes mais afiada sem cérebro. Tão só, tão perdida nas ruas da cidade sem a fama dela. Lá vai você, tudo melhor. O que o Pop disse?"

Candy: "Ele precisava de um novo rosto."

Homem: "Certo. Bem, vá em frente, garota. Apresente-se às pessoas."

Candy: "Meu nome é... Meu nome é... Miss Candy Warhol."

Homem: "Não, seu nome verdadeiro."

Candy: "Eu não entendo a pergunta."

Terminando a interlude, Gaga voltava ao palco e começava a cantar o seu primeiro single, "Just Dance". Depois, Gaga apresentava "Eh Eh (Nothing Else I Can Say)". Ao final da canção, a artista saía do palco para trocar de figurino e retornar usando a famosa roupa de bolhas, assim Gaga dava início a quarta e última parte do show.

Ao piano, Lady Gaga tocava e cantava "Brown Eyes" e a versão acústica de "Poker Face". Depois, a artista saía do piano e cantava novamente "Poker Face", só que, desta vez, na versão do álbum. Assim, o show era finalizado.

O canal no YouTube Lauiiiiii, publicou um vídeo em HD de um show da turnê realizado no dia 28 de julho de 2009 em Helsinque, capital da Finlândia.

Assista:

A versão da turnê descrita até agora foi a segunda e mais conhecida versão. Na primeira versão da turnê, a ordem de algumas músicas eram diferentes, alguns figurinos também sofreram modificações para a segunda versão. Além disso, na primeira versão era um DJ que tocava as músicas, já na segunda, tinha uma banda tocando ao vivo.

Outra diferença entre as duas versões da turnê, foi a substituição da música "Future Love" por "Brown Eyes". "Future Love" nunca foi lançada oficialmente por Lady Gaga, enquanto "Brown Eyes" está presente em seu primeiro álbum.

Confira Lady Gaga apresentando "Future Love" em um show realizado no dia 14 de março de 2009 em São Francisco, nos Estados Unidos:

Existe esta versão da música em boa qualidade:

Lady Gaga também levou a "The Fame Ball Tour" para festivais. A apresentação da artista no Glastonbury Festival é uma das mais conhecidas.

Relembre:

No total, a "The Fame Ball Tour" teve 83 shows realizados, sendo 31 shows na América do Norte, 32 na Europa, 10 na Ásia e 10 na Oceania. A turnê teve seu último show realizado no dia 29 de setembro de 2009 em Washington, D.C., capital dos EUA.

Curiosidades:

1) A direção criativa e o roteiro das interludes foram feitos por Lady Starlight e Lady Gaga.

2) A arma de plástico amarela utilizada na interlude "The Face", foi reutilizada no videoclipe de "Video Phone", parceria entre Beyoncé e Lady Gaga.

3) Para o papel do "homem misterioso" das interludes, Gaga chamou um amigo de sua família, Jack Ketchum.

4) Em 20 de fevereiro de 2009, o Huliq News informou que Gaga doou ingressos e um meet and greet para qualquer show em sua turnê nos Estados Unidos ou no Canadá para arrecadar dinheiro para a Odyssey Charter School e escolas primárias em Los Angeles afetadas por cortes no orçamento.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Daniel Alberico