Há 10 anos, a canção Alejandro era lançada como terceiro single de The Fame Monster. Produzida e escrita por Lady Gaga e RedOne, a música é um grande hit comercial e possui certificado de platina nos Estados Unidos.

Assim como as outras canções do The Fame Monster, Alejandro representa um dos monstros na vida da cantora, especificamente o “Medo do Monstro Homem”. Musicalmente, o single *possui sonoridade de *synth-pop, forte inspiração no grupos musicais suecos ABBA e Ace of Base e conta com um sample em seu primeiro minuto de solo de violino da composição “Csárdás”, do italiano Vittorio Monti.

O clipe de Alejandro foi lançado em 08 de junho de 2010 e dirigido por Steven Klein, fotógrafo que já trabalhou com Gaga em diversas sessões.

No vídeo, os dançarinos representam a admiração da cantora pelo amor entre homens, como ela disse ao jornal The Times:

“É uma celebração e admiração ao amor homossexual - ele (o clipe) confessa minha inveja da coragem e braveza que eles precisam para estar juntos.”

Com todo simbolismo religioso que o clipe possui, grande parte das críticas negativas ao clipe vieram de grupos cristãos, como o americano Catholic League.

Apesar de todas suas controvérsias, Alejandro é um hit comercial. Mesmo estando abaixo do sucesso de outros singles de seu álbum, como Bad Romance e Telephone”, a canção alcançou a #5 posição no chart Billboard Hot 100, esteve em primeiro lugar nos *charts de diversos países e tem certificado de platina nos Estados Unidos.

Você se lembra a primeira vez que ouviu Alejandro?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fontes: 1, 2.