Em 23 de maio de 2011, Lady Gaga lançava Born This Way, álbum que mudaria a vida de tantos fãs ao redor do mundo, com mensagens poderosas.

Capa do álbum Born This Way

Nesta era foram anunciados seis singles, dentre eles The Edge of Glory, que inicialmente seria promocional, assim como aconteceu com Hair, mas, em 9 de maio de 2011, a canção foi oficializada como o terceiro single pelo grande sucesso que fez na época, estreando em #3 na Hot 100 da Billboard.

O single alcançou o #1 lugar no chart Dance Club Songs, em 2011, e mais recentemente, em 2018, a Billboard publicou o ranking das maiores músicas do verão de 2011, na qual “The Edge of Glory” ficou na sétima posição.

A música foi produzida por Lady Gaga, Paul Edward Blair e Fernando Garibay.

Capa do single The Edge of Glroy

INSPIRAÇÃO PARA A MÚSICA

Em entrevista para0 Oprah, em 2012, Gaga comentou sobre o momento de criação de "The Edge Of Glory".

A música foi inspirada na morte de seu avô, e a artista criou os primeiros rascunhos na noite do falecimento, bebendo com seu pai. Segundo a cantora, a música ficou pronta em 10 minutos, entre doses de tequila.

"Eu comecei a tocar e eu disse para o meu pai, 'Não fique triste, ele está à beira do momento mais glorioso da vida dele'”, contou Gaga quando consolou seu pai.

Confira o momento da entrevista:

Oprah: Você fez The Edge of Glory nesse piano? Foi o que fiquei sabendo.

Gaga: Sim! Era eu aqui, meu pai estava sentado aqui, e tinha uma grande garrafa de tequila bem aqui. Meu avô estava nos seus últimos momentos de vida.

Cynthia: Foi na noite em que ele faleceu.

Oprah: Sério?

Gaga: Sim. Eu acho que meu pai e eu sabíamos que ele iria embora, e eu sabia que meu pai estava muito triste, eu pensei então, vamos... Meu pai sempre gostou de estar comigo enquanto eu crio música. Ele provavelmente é a pessoa que esteve perto de mim enquanto eu criava a maioria das minhas músicas. Ele sempre senta ali.

Oprah: Como a inspiração veio? Como a música veio?

Gaga: Eu comecei a tocar e disse para o meu pai, “Não fique triste, ele está à beira do momento mais glorioso da vida dele”. É quando você percebe que venceu, olhe o quanto ele venceu na vida. Ele teve o amor da minha vó, ele está à beira de um momento glorioso, então eu só comecei a escrever. A primeira frase foi: “There ain’t no reason you and me should be alone”. Eu pensei, ele não está sozinho, ele tem a todos nós. Meu pai e eu tomamos dose após dose e toda vez que eu acertava a letra ele falava: “É isso!”

Oprah: Quanto tempo levou para você compor? Você e seu pai aqui com doses de tequila.

Gaga: Cerca de 10 minutos.

Oprah: Meu Deus!

Gaga: Quando terminamos, eu e ele estávamos chorando, a garrafa estava na metade e eu disse: “A mamãe vai ter que dirigir, vamos”.

Oprah: Motorista da rodada!

Em Born This Way, cada single, em especial, traz uma mensagem importante, poderosa, na medida em que nos levar à reflexão, a nos amar, nos aceitar, pois “Deus não comente erros”.

Em “The Edge of Glory” não só a música foi criada em momento particular da vida de Gaga, como também aborda questões universais, como a própria vida.

Durante a apresentação da canção no Howard Stern Show, ela falou sobre o que mais The Edge of Glory pode significar.

Tradução:

Apresentador: Gaga, pode começar, por favor. Essa é sobre o seu avô? Essa é a música que você fez sobre isso?

Gaga: Sim, é sobre o meu avô. E também é sobre... é também sobre saber, em seu coração, que você pode nunca alcançar este momento glorioso até que você morra. Então, viva a vida na beira, sabe, a meio caminho do céu e do inferno, e vamos todos dançar no meio, no purgatório.

Convidamos todos vocês a darem play na sua plataforma de streaming preferida para celebrarmos os nove anos deste maravilhoso single!

Ouça a música:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz e Aloisio Kreischer

Revisão por Vinícius de Souza