Os principais veículos de comunicação da crítica especializada divulgam suas impressões sobre o sexto álbum de estúdio de Lady Gaga, intitulado “Chromatica”, que já está disponível em todas as plataformas digitais.

Trazendo parcerias com grandes nomes da música, como Ariana Grande, BLACKPINK e Elton John, a Mother Monster resgata as raízes pop dance, de um jeito mais maduro, que alavancaram sua carreira anos atrás na estreia com “The Fame”.

Pouco após o lançamento do disco, os principais veículos de comunicação da crítica especializada começaram a divulgar suas impressões sobre o “Chromatica”. Para a renomada revista Billboard, com o novo álbum “Gaga ofereceu esse elixir - um escape dance-pop de verão da mais alta qualidade - na hora em que nós mais estávamos precisando”.

Ao longo da review, a Billboard destaca algumas faixas, como a “Alice” e as parcerias femininas do “Chromatica”, “Rain On Me” e “Sour Candy”.

Confira a tradução completa:

“Eu prefiro estar seca, pelo menos estou viva,” Lady Gaga canta em seu novo dueto com Ariana Grande, ‘Rain On Me’. É um sentimento oportuno: esse ano forçou muitos de nós a reconhecer que, embora quiséssemos que nossas circunstâncias fossem diferentes, pelo menos estamos respirando, e capazes de refletir nesse novo sentimento de gratidão.

‘Rain On Me’ e o restante do novo álbum de Gaga, ‘Chromatica’, foram provavelmente finalizados antes da pandemia do coronavírus ter parado o mundo inteiro - até porque, seu lead single, ‘Stupid Love’, foi lançado no final de fevereiro, antes das palavras ‘distanciamento’ e ‘social’ terem sido transformadas em um lema que define a sociedade atual. E mesmo assim o momento do ‘Chromatica’ parece excepcional, como se o tão aguardado retorno à estética dance-pop de Lady Gaga, o que a tornou famosa uma década atrás, aconteceu quando nós mais necessitávamos ser nutridos.

Como já mostrado pela efervescência de tanto ‘Stupid Love’ quanto ‘Rain On Me’, ‘Chromatica’ é o retorno de Lady Gaga à sua casa, após suas aventuras com chapéu de cowboy em 2016 com ‘Joanne’, e após momentos cinematográficos grandiosos com A Star Is Born em 2018. Quando Gaga se tornou uma super-estrela no início de 2010, ela o fez ao desafiar as convenções de apresentação popular, ao transformar suas influências em refrãos de electro-pop.

‘Chromatica’ não tenta reinventar a roda, mas após anos de diversificação com seu catálogo, e a conquista de palcos diferentes, desde o show do intervalo do Super Bowl à sua apresentação na cerimônia do Oscar, o som de Gaga cantando refrãos suculentos ainda permanece bastante gratificante, particularmente nessa coleção de house e techno de produtores como BloodPop, Burns e Axwell. O álbum conta com interludes ricas em arranjos de cordas, ilusões e colaborações ousadas, mas os melhores momentos do ‘Chromatica’ soam absolutamente sem esforço, com o talento de Gaga como escritora e vocalista presentes em sua forma mais genial.

Ainda é válido apontar que, embora ‘Chromatica’ seja um álbum universal, ele não é impessoal. Ao invés de transbordar de músicas sem características, ou até apenas de amor ou dor, Gaga canta cada música com pedaços de suas vulnerabilidades: ‘Fun Tonight’ reflete uma enorme desconexão entre seu poder profissional e sua tristeza pessoal, enquanto o destaque ‘1000 Doves’ permite que a voz de Gaga nos entregue um pedido de salvação que acaba se transformando em um exercício brilhante. A música ‘911’ toca com um ritmo elegante, robô-funk, mas uma análise mais profunda revela a luta de Gaga ao buscar controle de si mesma acima das substâncias controladas que consome.

Qualquer pessoa que caracterize o ‘Chromatica’ apenas como um álbum de pista de dança, não está prestando atenção às peças frágeis e defeituosas de si própria que Gaga esconde em cada esquina, e usa para adicionar volume aos momentos mais interessantes.

E esses momentos chegam, Gaga nos deixa certos de que eles chegam, e que você precisará retornar a eles. A bateria que toca no meio do refrão de ‘Enigma’, Gaga tomando o batom do grupo de K-Pop BLACKPINK em ‘Sour Candy’, as notas de abertura de ‘Alice’ - são todas faíscas de energia, feitos para te levar à uma festa em seu próprio quarto, quando você estiver à procura de um encontro este verão.

Parte do motivo que os Little Mosnters ansiavam por esse momento é porque os singles iniciais de Gaga, de ‘Just Dance’ a ‘Bad Romance’ e ‘Poker Face’, muitas vezes capturavam um sentimento de felicidade inalterado, uma emoção que os fãs de pop sempre desejam experienciar. Com o ‘Chromatica’, Gaga ofereceu esse elixir - um escape dance-pop de verão da mais alta qualidade - na hora em que nós mais estávamos precisando.

“Chromatica”, sexto álbum de estúdio de Lady Gaga, já está disponível em todas as plataformas de streaming. O novo trabalho, que tem "Stupid Love" como lead single, traz também "Rain On Me", parceria com Ariana Grande, “Sour Candy”, colaboração com BLACKPINK, além de uma canção com a lenda Elton John.

Ouça em todas as plataformas:

Spotify

Apple Music

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Aloisio Kreischer

Revisão por Vinícius de Souza

Fonte