15 dias após o lançamento do "Chromatica", podemos analisar o desempenho desse que está sendo o maior álbum solo da carreira desde "Born This Way".

Nos Estados Unidos, "Chromatica" vendeu 274 mil cópias equivalentes em sua primeira semana, que vieram de 205 mil cópias puras, 87.16 milhões de streamings e 43 mil downloads pagos de faixas avulsas. Desempenho suficiente para garantir o maior debut feminino do ano e o maior da carreira desde "Born This Way" em 2011, sendo sua sexta estreia em #1.

Pela terceira vez consecutiva, Gaga vê seu álbum atual estreando com vendas maiores que seu antecessor ("Chromatica" vendeu mais que a OST de "Nasce Uma Estrela", que vendeu mais que o "Joanne", que por sua vez vendeu mais que o "Cheek to Cheek"), mostrando o crescente aumento no seu poder de vendas.

Nos EUA, Gaga garantiu os seguintes recordes pra carreira:

-Mulher com mais álbuns em #1 no período de uma década, com 6 no. 1.
-Mulher com mais estreias consecutivas na Billboard 200 em #1, recorde dividido com Beyoncé e Taylor Swift;
-Mulher que chegou a 6 álbuns número 1 mais rapidamente (entre o primeiro no. 1 com Born This Way em 2011 e o sexto e até então último em 2020, com o Chromatica, passou-se pouco mais de 9 anos);
-4ª mulher com mais álbuns em #1 (empatada com Beyoncé, Taylor Swift, Mariah Carey e Britney Spears, com 6). Só Janet Jackson (7), Madonna (9) e Barbra Streisand (11) tem mais.

Segundo o HDD, o YTD de "Chromatica", que leva em conta streamings e downloads das músicas lançadas antes do álbum, chegou a 376 mil cópias. Como a RIAA, que certifica singles/álbuns nos Estados Unidos, leva em conta esse número, faltam apenas 124 mil cópias equivalentes para a elegibilidade ao status de Disco de Ouro (500 mil cópias equivalentes).

Em sua segunda semana, "Chromatica" vendeu 64 mil cópias, perdendo a primeira posição na Billboard 200 por menos de mil cópias. A queda já era prevista, uma vez que o álbum fez ótimos números nas vendas puras, impulsionadas pelos bundles de tickets e produtos nas lojas. Como grande parte desses produtos é vendido antes do lançamento dos álbuns, a venda é liberada na primeira semana. "Chromatica" se manteve como sendo o álbum com mais vendas de downloads de músicas separadamente na semana e fez ótimos números nos streamings.

No Reino Unido, "Chromatica" garantiu o #1 ao vender 52,9 mil cópias - a maior semana de vendas do ano -. 6,305 vieram de downloads digitais, 14,893 de streamings e 31,709 cópias físicas (sendo 8,500 dessas em vinil). As vendas do álbum foram maiores que a soma do restante do top 10 junto. "Chromatica" garantiu a maior estreia pra Gaga na UK Albums Chart desde "ARTPOP", em 2013. Na segunda semana, o álbum permaneceu em #1, sendo certificado como Prata.

Nos demais países de língua inglesa, "Chromatica" também debutou em #1. No Canadá foram quase 30 mil cópias equivalentes na estreia. Gaga também chegou ao #1 na Austrália, Irlanda, Nova Zelândia e Escócia.

Na Europa, Gaga chegou ao #1 na França e Itália pela primeira vez desde "Born This Way". Na Alemanha, o álbum chegou a #3, maior peak no chart de álbuns alemão desde "Born This Way" e igual ao de "ARTPOP". "Chromatica" debutou em #1 também na Áustria, Estonia, Finlandia, Lituânia, Holanda, Portugal, República Tcheca e Suíça.

Na Ásia, "Chromatica" precisou de apenas 4 dias de contagem pra conseguiu o #3 na parada de álbuns do Japão, maior peak desde "ARTPOP" em 2013. Em Hong Kong (chart oficial), Singapura, Malásia e Taiwan (charts de plataformas), Gaga também alcançou o #1.

Sem chart oficial, no Brasil, "Chromatica" quebrou o recorde no Spotify Brasil de maior estreia da história, com +7,6 milhões de transmissões. Mundialmente foram mais de 170 milhões de transmissões apenas no Spotify, garantindo a maior estreia do ano.

No mundo, segundo a UWC, foram 487 mil cópias equivalentes mundialmente, garantindo a maior estreia de Gaga desde "Born This Way" (vale lembrar que ARTPOP foi lançado primeiro no Japão, estreando no chart mundial apenas com as vendas naquele país). Como o UWC leva em conta apenas as vendas reportadas por países com charts oficiais que divulgam dados, que possuem regras diferentes para contagem de streamings, mais estimativas para países com charts oficiais mas sem divulgação de dados, e que segundo o HDD, o YTD de "Chromatica" garante 100 mil cópias a mais apenas nos Estados Unidos, podemos estimar as vendas globais até o momento em 600 mil cópias.

Spotify:

Apple Music:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Texto por Matheus Dutra