Lançado oficialmente no dia 9 de maio de 2011, a canção “The Edge of Glory” assumiu o posto de terceiro single do álbum "Born This Way” depois de liderar as paradas de downloads em todo o mundo, chegando ao #3 na Billboard Hot 100.

Inspirada na morte de seu avô paterno, Gaga compôs a canção como uma forma de celebrar tudo que ele viveu até seus últimos momentos de vida. Em entrevista para Oprah Winfrey, no programa Oprah’s Next Chapter, em março de 2012, a cantora falou sobre o processo de composição.

"Eu comecei a tocar e disse para o meu pai, ‘Não fique triste, ele está à beira do momento mais glorioso da vida dele’. É quando você percebe que venceu, olhe o quanto ele venceu na vida. Ele teve o amor da minha vó, ele está à beira de um momento glorioso, então eu só comecei a escrever. A primeira frase foi: ‘There ain’t no reason you and me should be alone’. Eu pensei, ele não está sozinho, ele tem a todos nós. Meu pai e eu tomamos dose após dose e toda vez que eu acertava a letra ele falava: ‘É isso!’", disse a cantora.


DIVERGÊNCIAS E OS CONCEITOS

Originalmente, o diretor Joseph Kahn, que já havia trabalhado com Gaga na direção dos clipes de ”Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)” e ”LoveGame”, foi o escolhido para dirigir ”The Edge of Glory” em uma filmagem de três dias. Porém, após rumores de uma possível discussão com nossa Mother Monster, Kahn abandonou o trabalho dando lugar a equipe criativa da cantora, a Haus of Gaga

A ex-coreógrafa da equipe, Laurieann Gibson, disse em seu Twitter na época que haviam ocorrido problemas no set e que o diretor não estava mais à frente do projeto. A gravadora da cantora, Interscope Records, imediatamente fez um comunicado de que Lady Gaga assumiria a direção do vídeo junto à sua equipe criativa.

Em agosto de 2017, durante um show da "Joanne World Tour", Gaga falou sobre a briga que teve com Kahn e o que levou ao desentendimento.

”Quando eu gravei o videoclipe dessa música, eu tive uma briga com o diretor porque eu não concordava com ele em... Filosofias reais sobre a vida, e nos desentendemos no set.

Eu disse, 'Me faça um favor e apenas aponte essa câmera para essa estúpida Nova Iorque, eu vou cantar cinco vezes e sair daqui. Porque tudo que você precisa é seu talento e essa rua, eu lhes prometo!’”, contou.

Com isso, as gravações foram zeradas, e retomadas com um conceito totalmente novo.

Após uma série de conversas com um fã no Twitter, Chancler Haynes, editor de set de Kahn, revelou alguns conceitos que seriam usados no vídeo, além de três fotos do cenário.

De acordo com Chancler, a sereia e o conceito que Gaga havia representado no programa Le Grand Journal, em 15 de junho de 2011, seria o tema principal do videoclipe, que contava ainda com cenários como uma sala de cirurgia, um corredor (aparentemente de uma clínica), uma espécie de estação de embarque e uma pista de dança com um aquário gigante.


Cenas da cantora na Brooklyn Bridge também estariam inclusas no vídeo segundo o editor.

O curioso é que cenas inéditas de Gaga na ponte e em alguns cortes com um visual totalmente diferente dublando a canção foram utilizadas no comercial do Google Chrome, "How Lady Gaga Keeps Intouch With Her Fans", reforçando ainda mais as ideias do conceito original de "The Edge of Glory".

Assista ao vídeo:

Mais tarde, nos foi apresentado conceitos parecidos de sereia e procedimentos cirúrgicos no clipe de ”Yoü and I”.


Em 27 de maio, o E! News teve acesso a chamada de elenco para o vídeo, com umas especificações bem interessantes.

"Especificamente, o aviso pede por um 'cara f*dão Porto Riquenho ou Dominicano' que 'deve estar disposto a beijar Lady Gaga... pensem num cara tipo o Enrique Iglesias'. Além do cara gostosão, a audição também busca 'Doutores da alta costura' que irão usar blusões e luvas pretas, adicionando 'algo estilo Dr. 90210'. Outros papeis incluem um 'repórter homem ou mulher' e um grupo de militares que irão segurar rifles M16".


O VÍDEO E A HISTÓRIA

O vídeo da música foi filmado nos dias 28 e 29 de maio, na Universal Studios Hollywood, e teve seu lançamento durante o programa So You Think You Can Dance, no dia 16 de junho de 2011. Atualmente, possui mais de 151.900.00 visualizações no YouTube.

A recepção dos Little Monsters para com o videoclipe dividiu opiniões. Foi o primeiro vídeo da cantora que fugiu de suas famosas “extravagâncias”, com ausência de dançarinos, coreografias elaboradas e um enredo semelhante aos conceitos apresentados nos seus antecessores "Born This Way" e ”Judas”, do mesmo álbum.

Durante uma entrevista no documentário Inside the Outside, em 2011, Lady Gaga disse que sentia falta de Nova Iorque e que após os lançamentos dos dois projetos anteriores, ela se sentiu tão vazia que a única maneira de encontrar a cidade novamente seria "me ferrando toda e lambendo as ruas", o que ela literalmente fez na cena em que beija a calçada.


O vídeo começa com Lady Gaga vindo por trás de um prédio em uma esquina deserta. Em seguida a cantora surge da janela de um apartamento para as escadas de incêndio, enquanto uma fumaça e uma luz arroxeada complementam o cenário.

As cenas são intercaladas entre Gaga dançando e cantando na rua, nas escadas de incêndio e nos degraus em frente ao prédio.

O vídeo contou com a participação do músico e ator Clarence Clemons, que também foi responsável por tocar os solos de saxofone nas gravações da canção, assim como em ”Hair”.

Perto do final do vídeo, depois do solo de saxofone de Clemons, Gaga se agacha na frente dos degraus do prédio e beija a calçada.

O vídeo termina com nossa Mother Monster voltando para dentro de seu apartamento pela janela em meio a uma fumaça.

Assista:


Curiosidades:

  • É possível ver, aos 2 minutos e 30 segundos, a sombra da grua da câmera passando na parede do cenário no lado esquerdo.


  • O local onde ocorreram as gravações do vídeo também foi cenário para videoclipes como ”Yeah 3x” (2010), de Chris Brown, e ”Party Rock Anthem” (2011), da dupla LMFAO.

"Yeah 3x"


  • Infelizmente, Clarence Clemons faleceu dois dias após o lançamento do videoclipe devido a complicações relacionadas a um derrame. Gaga revelou, durante um dos shows da "Born This Way Ball Tour", na Austrália, que Clemons assistiu pela primeira vez o vídeo finalizado da música no dia em que veio a falecer. Ela afirmou também que isso a comoveu muito, e que sempre se lembra dele.


Mesmo com uma produção totalmente diferente, ”The Edge of Glory” carrega em suas cenas e letras uma forte e importante simbologia, celebrando a vida e o amor de Gaga, não só por Nova Iorque, mas também por seu avô.

E você, gosta do videoclipe? Qual a sua parte favorita? Conta pra gente!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz e Daniel Corzo.