Julho foi um mês morno referente ao álbum “Chromatica”, sexto álbum de estúdio de Lady Gaga. O novo disco da Mother Monster, lançado em 29 de maio, completou dois meses de lançamento, marcado por muito sucesso e aclamação. Confira notícias referentes ao disco e outros destaques no #ResumoRDT.

ESPECIAL CHROMATICA

Vale ressaltar que desde o mês de maio, o movimento Black Lives Matter, vem tomando conta do dia a dia dos estadunidenses e de todo o mundo, após o assassinato de George Floyd, no último dia 25 de maio, por Derek Chauvin, um policial branco, na cidade de Mineápolis, no estado de Minnesota.

Diante da situação, Lady Gaga pausou a divulgação e promoção da nova era “Chromatica”, dedicando-se a apoiar a luta do movimento negro. Participações em programas, espaços para performances e a listening party do novo álbum foram canceladas para o espaço fosse utilizado para dar voz ao movimento. Através das redes sociais, a Gaga divulgou uma lista de organizações apoiadas pela cantora e que dão voz a comunidade negra. Confira detalhes sobre cada instituição.

Mesmo diante dos acontecimentos, Lady Gaga lançou remixes oficias para o segundo single do álbum, a canção “Rain On Me”. As produções ficaram por conta de Ralphi Rosario e Purple Disco Machine. Ouça:

Além destes, novos remixes serão lançados em breve para "Stupid Love" e "Free Woman".

Após o primeiro mês de muito sucesso e sendo já considerado um dos maiores lançamentos do ano, o álbum “Chromatica” ganhou destaques nas principais listas da crítica especializada publicadas no fim do primeiro semestre de 2020. Além do disco, a colaboração com Ariana Grande, intitulada “Rain On Me”, também recebeu atenção dos críticos. Relembre:

EW elege "Chromatica" como um dos melhores álbuns lançados em 2020


Idolator elege "Chromatica" como um dos "20 Melhores Álbuns Pop de 2020 (Até Agora)"


E! Entertainment Television elege "Chromatica" como um dos "Melhores da Música em 2020 (Até Agora)"


V Magazine aposta em "Rain On Me" como uma das "20 Melhores Músicas Para Curtir Neste Verão (Até Agora)"


The Guardian elege "Rain On Me" como uma das melhores músicas do verão no hemisfério norte


"Rain On Me" é eleita como a música do verão de 2020 pela revista Stereogum

Além destas, a renomada revista Rolling Stone divulgou uma lista elegendo os 15 memoráveis e emocionantes videoclipes da carreira de Lady Gaga, listando desde “Paparazzi” e “Bad Romance” a “John Wayne” e “Rain on Me”.

Quando o assunto é charts e vendas, “Chromatica”, mesmo sem qualquer divulgação, está se saindo muito bem nas paradas. Prova disso é que o álbum completou 2 meses consecutivos no topo do chart Top Dance/Electronic Albums da Billboard.

Vale lembrar que Lady Gaga é considerada a rainha deste chart, levando em conta que ela possui 6 álbuns que alcançaram o #1 (maior número de uma artista feminina). Além disso, "The Fame"* é o álbum a passar mais semanas em #1 na história do chart, com 131 semanas totais no topo. Lenda, né?

O sucesso na parada é tanto que a revista Forbes publicou um artigo enaltecendo o desempenho das faixas de “Chromatica” no chart Hot Dance/Electronic Songs da Billboard.

"Uma verdadeira demonstração de poder que poucos dentro da indústria podem entregar", afirmou.

Além disso, tanto o novo disco quanto o segundo single de Gaga conquistaram alguns certificados após dois meses de lançamento. Confira:

"Chromatica" é certificado como ouro por 100 mil cópias vendidas no Reino Unido


"Rain On Me" é certificada como ouro por seu sucesso comercial no Reino Unido


"Rain On Me" ultrapassa a marca de 1 milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos

Nas plataformas de streaming o destaque vai para “Sour Candy”. A parceria com BLACKPINK, fenômeno do K-POP, (alcançou a marca de 100 milhões de reproduções no Spotify](http://www.rdtladygaga.com/2020/07/sour-candy-ultrapassa-a-marca-dos-100-milhoes-de-reproducoes-no-spotify), tornando-se a terceira música do “Chromatica” a alcançar tal marca.

OUTROS DESTAQUES NOS CHARTS E PLATAFORMAS DE STREAMING

Além de destaque para o “Chromatica”, outros projetos da Mother Monster seguem crescendo nas plataformas de streaming ou nos charts e, com isso, conquistando novos certificados. O mais recente foi para a trilha sonora de “Nasce Uma Estrela” que recebeu certificado de diamante na França. O certificado é equivalente a meio milhão de cópias vendidas. Este é o segundo certificado de diamante de Lady Gaga no país, o primeiro foi conquistado com “The Fame”. Em território francês os singles "Shallow" e "Always Remember Us This Way" também são certificados como diamante.

E falando sobre a trilha sonora, a canção "Look What I Found" ultrapassou a marca de 100 milhões de reproduções no Spotify, sendo a quinta do disco a atingir a marca.

É impossível falar de “Nasce Uma Estrela” sem citar uma das maiores canções da indústria e que é tema da obra: “Shallow”. A performance da canção no Oscar ultrapassou 300 milhões de visualizações no YouTube. ELA É OSCAR WINNER!

Além deste, o memorável videoclipe de “Alejandro” ultrapassou 400 milhões de visualizações na plataforma.

CITAÇÕES EM ENTREVISTAS

No início do mês de julho nós publicamos a tradução da entrevista do DJ e produtor BURNS, que participou da criação do novo álbum de Lady Gaga, o "Chromatica", para a revista Forbes.

Durante o bate papo, ele falou sobre as inspirações de suas co-produções para o álbum, no qual ele é creditado em oito faixas, e as ideias que o guiaram nesse processo.

"Com o álbum de Gaga, concordamos que era o momento da 'dance music' ter seu espaço na música pop novamente", afirmou BURNS durante a entrevista.

Leia a tradução completa.

Recentemente, BURNS trabalhou com Jaden Smith no single “Cabin Fever”.

Quem também citou o trabalho com Lady Gaga em entrevista foram Richy Jackson, coreografo e amigo da Mother Monster, e Graham Breitenstein. Na ocasião, eles falaram sobre a parceria na dança, citando trabalhos com a cantora ao serem questionados sobre alguns momentos específicos, destacando “Rain On Me” como “experiência preferida”.

Leia a tradução.

O hitmaker Brian Lee também relembrou momentos com a Mother Monster. Em entrevista ao Music Business Worldwide (MBW), Brian Lee falou sobre a experiência que teve junto a cantora durante o processo de criação do álbum “Born This Way”.

"Raramente fui tão feliz como naquele período", disse.

Leia a tradução completa.

Não tendo trabalhado diretamente com Lady Gaga, Kim Petras foi outra artista que citou a Mother Monster durante entrevista. Little Monster de carteirinha, Petras falou sobre o “Chromatica” durante participação no Evening Show, programa apresentado por Jordan Lee na Hits Radio UK.

Confira a tradução:

Entrevistador: Eu preciso te perguntar o que você achou do Chromatica.

Kim Petras: Eu amei! Tenho escutado muito ultimamente! 'Replay' é muito boa! Tipo, essa música é realmente incrível! E obviamente, eu sou uma grande fã da Ariana, então eu acho que 'Rain On Me' é incrível! Eu amo que é divertido, sabe? Eu amo a Gaga divertida! Não que eu não ame a Gaga em todas as suas formas, mas eu acho que essa é uma das minhas coisas favoritas da Gaga.

Assista a entrevista:

Essa não é a primeira vez que Kim Petras cita Lady Gaga e/ou seu trabalho em entrevistas, afirmando que a Mother Monster é uma de suas principais influências para seguir carreira no mundo da música.

A rapper Bree Runway, que vem ganhando destaque no cenário nos últimos meses, especialmente no Reino Unido, também citou a Gaga. Em entrevista para a revista Nylon, a artista falou sobre sua carreira e em determinado momento citou Lady Gaga em referência ao impacto da cantora no cenário musical e na formação de sua "persona pop".

"Os videoclipes de qual artista realmente te impactaram quando você assistiu?

Lady Gaga. O primeiro vídeo que eu vi dela foi 'Just Dance' e eu pensei que era muito legal. Eu não ligo quando mulher vende sexo e coisas desse tipo, nó todos fazemos isso. Mas o dela era tão artístico e fashion. Eu estava tipo ‘Meu deus, eu amo isso. Isso é especial.’ Então vieram videoclipes como 'Marry the Night'. Marry the Night foi um videoclipe de 13 minutos. Era como um filme porque tem tantas cenas diferentes, monólogos. E 'Bad Romance', eu fiquei tipo ‘ela está brincando comigo? Sim, ela é ótima.’

Gaga definitivamente ajudou a inaugurar a ‘persona’ pop. Você acha que Bree Runway é uma persona sua?

Ela é definitivamente 100% o lado mais confiante de mim. Bee não liga para nada. Bree está pronta para tudo. Com a Bree você não apenas coloca uma câmera nela, ela vai brilhar, entende? Definitivamente ela é a versão mais confiante mim."

OUTRAS NOTÍCIAS

Algumas notícias geraram debates entre os Little Monsters nas redes sociais. Uma delas foi a informação compartilhada pela Vogue UK de que Lady Gaga será o rosto da nova fragrância da Valentino.

Segundo a revista, Lady Gaga será o rosto da nova fragrância da marca, "Voce Viva". O perfume será lançado em setembro e contará com uma divulgação mundial, com campanha dirigida por Inez And Vinoodh. Até o momento Lady Gaga não publicou nada sobre a campanha.

Outra notícia que rendeu assunto foi a de que Lady Gaga faria uma performance surpresa com Ariana Grande no dia 31 de julho, mas que precisou ser cancelada pelos donos do local por problemas com o público em um show anterior no mesmo lugar.

Esperava-se que as estrelas pop aparecessem no show 'Drive' N Drag da Voss Events na sexta-feira, mas o local cancelou depois que o show dos The Chainsmokers chegou às manchetes com fãs sem máscaras que se aglomeravam na frente do palco, no que era para ser um evento seguro.

"Gaga realmente queria fazê-lo, mas o Rose Bowl cancelou por causa do que aconteceu", disse um especialista em música. "Eles temiam que, uma vez que a multidão percebesse quem era, eles correriam em direção ao palco, deixando de respeitar a distância social, e temiam perder a licença".

Confira outros tópicos:

"Lady Gaga destrona Bad Bunny como Maior Estrela Pop do Mundo" – Bloomberg


Lady Gaga explica a função da ‘Born This Way Foundation’, em novo vídeo informativo


VÍDEO: Vaza novo backdrop oficial utilizado na "artRAVE: The ARTPOP Ball"


VICE classifica as dez personas mais memoráveis de Lady Gaga


VOTAÇÃO: Acompanhe os mutirões para o MTV Hottest e ajude Lady Gaga a conquistar o prêmio de "Superstar do Verão"


TUTORIAL: Saiba como votar em Lady Gaga no VMA 2020


Participe do Projeto "Sine From Brazil" e ajude a trazer a Lady Gaga para o Rock In Rio 2021


Envie seu vídeo para o encerramento do Projeto "Sine From Brazil: Gaga In Rio"

NÃO ACABOU... ainda tem prêmio para SHALLOW

É isso mesmo. A música mais premiada da história, a.k.a. “Shallow”, rendeu mais um prêmio para Lady Gaga. O prêmio em questão é um “BMI Pop Award” pelo grande sucesso da canção em 2019.

Vale ressaltar que o videoclipe de “Shallow”, com cenas do filme “Nasce Uma Estrela”, se aproxima de 1 bilhão de visualizações.

“Chromatica”, sexto álbum de estúdio de Lady Gaga, está disponível em todas as plataformas de streaming. O novo trabalho, que tem "Stupid Love" como lead single, traz também "Rain On Me", parceria com Ariana Grande, “Sour Candy”, colaboração com BLACKPINK, e "Sine From Above", canção com a lenda Elton John.

Spotify:

Apple Music:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.