Em uma nova entrevista concedida para a Mix Magazine, presente na edição de julho da revista, Benjamin Rice, um dos principais envolvidos no novo álbum de Lady Gaga, "Chromatica", e em outros trabalhos anteriores, contou um pouco de como funcionou o processo de criação do álbum em estúdio.

Além de alguns detalhes técnicos, como os lugares onde cada um permanece e como os trabalhos são iniciados, o profissional também contou sobre como é o comportamento de Lady Gaga durante o processo. O que ela costuma fazer antes, durante e como ela reage ao ouvir as gravações.

Leia as partes principais da entrevista traduzidas por nossa equipe:

Em toda a sua existência maior que a vida, Lady Gaga tem uma intimidade genuína com sua arte. Ela leva o pessoal para o próximo nível em seu último álbum, 'Chromatica', onde ela revela seus problemas de saúde mental, seu trauma por causa do assédio sexual, suas tendências masoquistas e sua jornada em direção à cura.

Parte desse processo de cura é através da dança, e 'Chromatica' é, assumidamente, um álbum dance. Especificamente inspirado pelo dance' dos anos 90, com os elementos eufóricos daquela época e daquele som, 'Chromatica' oferece um espaço seguro para seus reconhecimentos e confissões.

A intimidade começa no seu estúdio de última geração em casa, que uma vez pertenceu a Frank Zappa. Ao lado dela está seu produtor vocal e mixer dos últimos sete anos, Benjamin Rice. O relacionamento de trabalho de Rice com Gaga começou no Record Plant, onde a famosa Rose Mann-Cherney o colocou como segundo engenheiro enquanto Gaga estava trabalhando em seu álbum 'ARTPOP'. Rice esteve com ela durante todo o processo de 'Nasce Uma Estrela' e 'Chromatica'.

'Toda música começa do mesmo jeito', Rice explica. 'Estamos na casa dela, ela está abrindo seu coração para nós através de lágrimas. Todas as coisas com a qual ela está lidando ou que quer recordar e trabalhar em cima daquilo, ela coloca toda a sua emoção. É muito emocionante para nós, porque vemos tudo de perto. Ela está confortável em compartilhar conosco nesse ambiente íntimo e confiável, e isso dita sobre o que a música deve ser, como ela vai cantá-la e o que ela quer dizer'.

Seja em seu estúdio em casa ou em qualquer lugar comercial que a Equipe de Gaga tenha agendado para o projeto — Henson Recording Studios, Los Angeles, em específico — o corte dos vocais começa na sala de controle usando fones de ouvido com Rice e Gaga lado a lado.

'Há uma energia quando estamos no mesmo lugar, ao lado uns dos outros, que torna a comunicação tão imediata', diz Rice. 'Não tem conversa. Eu dou um 'joinha' para ela. Um high-five. Nós tentamos algo, riscamos, tentamos novamente. Resolvemos isso ali'.

'Ela usa caneta e papel quando está escrevendo as músicas, ou seu laptop, ou sua máquina de escrever', ele continua. 'Há algo sobre o sentimento de equipe, a coerência de estar ao lado um do outro que você não pode comparar com alguém estando a 10 metros atrás do vidro usando fone de ouvido, ouvindo de uma distância. Eu quero que eu e ela estejamos ouvindo a mesma coisa. Se estivermos sentamos um ao lado do outro, não há distância na comunicação ou naquilo que estamos mirando'.

Gaga tipicamente faz um aquecimento de 30 minutos e depois espera um tempo. Ela canta por uma hora, cantando a música do início ao fim, discutindo a personalidade entre cada tomada. Essa repetição não é para ela 'acertar', mas para que ela possa tentar ideias diferentes, mudar a letra, desafiar uma composição ou adicionar uma harmonia. Sua performance de cada música é exatamente assim, a mesma que ela faria se estivesse de frente para o público, não uma tomada vocal verso por verso, sessão por sessão. O nível de familiaridade com essa cadeia vocal e a forma que ela soa permite que Gaga use a tecnologia como um instrumento. 'Como cantora ela é tão única e tão especial, eu não quero começar sem emoção, começar de forma seca demais e então pensar em como construir a emoção depois', Rice explica.

Uma vez que Rice está instalado em um dos estúdios comerciais, ele e Bloodpop, o produtor de 'Chromatica', trabalham em lugares separados, mas próximos, em uma parceria com instrumentais e acappellas, e influenciando as decisões de produção um do outro. Durante essa fase, o foco de Rice está em extrair as melhores performances vocais das várias locações e sessões, reuní-las e depois processá-las para criar o personagem que incorpora a emoção da música.

'A música 'Enigma', após o refrão, conta com muitos delays e vocais distorcidos no plano de fundo que não combinam melodicamente com o que ela está fazendo no plano principal', diz Rice. 'Essas são as demos que eu mixei e cuidei especificamente para aquele som que mantive, para que quando ela estivesse cantando a melodia principal, os efeitos centrais pudessem ir para uma direção diferente. É uma mistura de coisas que eu mixei e produzi das sessões anteriores que deu mais dinâmica, variação e mudança'.

Ariana Grande estava no estúdio com Rice para sua gravação vocal, Sir Elton fez seus vocais em Londres com Rice via Skype, e o BLACKPINK mandou os vocais delas para ele. 'Rain On Me', a música com Grande, é um exemplo de versões incontáveis, que Rice guardou, moldando as peças no que é ouvido na versão final.

'Depois de todos esses anos trabalhando juntos, eu entendo o que ela quer ouvir, mas também entendo o que é melhor e o que mais me comove', ele continua. 'Conversamos muito artisticamente sobre as composições, e ela confia em mim para tomar essas decisões. Se eu toco a música para ela e ela chora, eu sei que fiz meu trabalho'.

'Há uma dualidade onde queríamos fazer de 'Chromatica' o tributo mais moderno e autêntico daquela era da música e queríamos acertar nos detalhes. Mas ao mesmo tempo, são músicas pop', diz Norris. 'Ter 'Rain On Me' contra uma música de DaBaby é um pouco discrepante. Definitivamente era algo que eu estava pensando, o quão dance deveria ser, porque também é um álbum pop, então os vocais precisam estar à frente. Essa é a única coisa que muitos ouvem, e é a realidade. Além disso, é fácil fazer isso porque Gaga tem uma performance tão imponente em tudo que faz, e os seus vocais são gravados de forma tão maravilhosa e bem feita'.

Ouça o álbum:

Spotify:

Apple Music:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: Norbert Schoerner / Divulgação: Mix Magazine