Nesta quarta-feira (12), comemora-se o aniversário de 7 anos de lançamento da canção Applause, lead single do terceiro álbum álbum de estúdio de Lady Gaga, ARTPOP. Lançada em 12 de agosto de 2013, foi escrita pela cantora e produzida pela mesma com auxílio dos produtores Dino Zisis, Nick Monson e DJ White Shadow.

A música é inspirada na energia positiva dos fãs de Gaga, que essencialmente a mantiveram motivada durante os meses em que esteve em turnê com a Born This Way Ball Tour e todo seu início de carreira. Antes de cancelar a turnê devido a uma lesão no quadril, com fortes dores nesse período conturbado enquanto pop star, a canção, em suma, é uma homenagem à “arte da performance”.

Misturando os gêneros eletropop, dance-pop e um quê Eurodance, contando com sintetizadores e batidas ditas hi-NRG, sua letra aborda o fato da cantora sempre depender da adoração de seus fãs e sua admiração pelos mesmos.

Antecedentes

Gaga já pensava no álbum ARTPOP estando ainda em promoção e época de lançamento de seu antecessor, o incomparável Born This Way, em 2011. Não só com ARTPOP, a cantora sempre está a pensar em seu álbum seguinte ainda estando com seu atual lançado em fase de promoção. Seu trabalho com os produtores Fernando Garibay e DJ White Shadow a auxiliou no conceito artístico do que viria a ser o ARTPOP enquanto mescla entre as artes e a cultura pop.

A princípio, diversas das sessões de gravação do álbum coincidiram com algumas das datas presentes na agenda da Born This Way Ball Tour. Além de sua proposta enquanto fazer um paralelo entre a “arte e o pop”, Lady Gaga quis para o ARTPOP uma aura de diversão, que seus fãs se sentissem em uma “noite de festa” quando fossem escutar o álbum.

De acordo com os produtores e membros da equipe de Gaga, cerca de 50 músicas foram escritas e cogitadas para serem incluídas no álbum ao longo de seu processo criativo.

No início de 2013, Lady Gaga foi submetida a uma cirurgia no quadril após fraturá-lo enquanto em viagem durante a turnê de divulgação do álbum Born This Way. Após a operação, houve uma pausa de seis meses para a recuperação da cantora. Gaga cancelou uma série de shows de sua turnê, que passou pelo Brasil em 2012, para se tratar.

Entretanto, mesmo em recuperação, a cantora não pausou sua carreira, muito menos parou de pensar sobre o processo criativo do que viria a ser seu terceiro álbum de estúdio. Durante sua recuperação, Lady Gaga estudou literatura e música em geral com sua equipe criativa, que a acompanhava desde seu início de carreira, a Haus of Gaga.

Quando estava a terminar os shows [da Born This Way Ball Tour], estava mal fisicamente, com muitas dores. Qualquer artista que faz essas turnês mundiais poderá dizer que o nosso corpo passa por uma quantidade enorme de estresse e eu não sabia ao certo o que tinha, pois sou uma mulher digamos hardcore e tenho uma forte limiar para a dor”. - Lady Gaga

“Applause tem como plano de fundo de composição e formação, em essência, o querer de Lady Gaga em retornar aos palcos e sua gratidão pelo amor de seus fãs. A música foi escrita e produzida por Gaga e DJ White Shadow, junto com Nick Monson e Dino Zisis enquanto estava na estrada em sua turnê. Outros compositores trabalhando na faixa incluem Martin Bresso, Nicolas Mercier, Julien Arias e William Grigahcine.

As sessões de gravação da música aconteceram todas ou no Record Plant Studios, na Califórnia, ou no Platinum Sound Recording Studio, em Nova York, com supervisão de Dave Russell, com Benjamin Rice e Andrew Robertson trabalhando como assistentes. Russell também fez a mixagem da canção no Record Plant e no Heard It! Studios.

Além de tratar sobre a adoração de seus fãs, “Applause” também possui o sentido de ser um “beijo de despedida para os críticos", de acordo com sua composição. De acordo com Gaga, a letra da música destaca a diferença entre um artista e uma celebridade.

"*Eu vivo pelos aplausos, mas não vivo para a atenção da maneira que as pessoas simplesmente amam você porque você é famoso. Eu vivo para realmente me apresentar para as pessoas e então para que elas me aplaudam porque se divertiram”. - Lady Gaga

Lançamento

Durante o processo de escolha do primeiro single do ARTPOP, Gaga tocou várias músicas para Jimmy Iovine, então executivo da Interscope Records, sua gravadora até os dias de hoje. Das 40 músicas que ela tocou para Iovine, ele preferiu "Applause", a última música tocada. Gaga revelou que a música foi quase excluída da edição final do álbum pelo grande excedente de canções, o que só não foi feito pela insistência da gravadora no sucesso da música se lançada e divulgada. A princípio, a canção foi confirmada como o single de abertura da era ARTPOP e a cantora anunciou que esta seria lançada em 19 de agosto de 2013.

Sua capa oficial foi lançada no site Women's Wear Daily em 29 de julho de 2013. Mostrando o rosto de Gaga manchado com tinta multicolorida e rodeado por um lençol branco, a arte foi comparada com a capa do álbum Scary Monsters (And Super Creeps) (1980) de David Bowie. Gaga explicou que escolheu o conceito da maquiagem borrada para a capa para simbolizar o momento no final de um show quando um performer está “vulnerável e anseia pela aprovação do público”.

Entretanto, em 10 de agosto de 2013, dois trechos da música vazaram na internet. Gaga pediu aos fãs para que não propagassem os vazamentos e forneceu instruções sobre como relatar informações sobre a distribuição não autorizada de sua música para a empresa-mãe de sua gravadora, a Universal Music Group. No entanto, apesar dos esforços, Gaga lançou a música uma semana antes em várias estações de rádio em todos os Estados Unidos. O single foi disponibilizado na maioria dos países um pouco antes da meia-noite na iTunes Store, juntamente com uma encomenda física do ARTPOP.

No dia seguinte, Gaga foi vista em um traje gótico com pintura facial semelhante a de um palhaço, semelhante à capa de “Applause”, em vários eventos promocionais.

"*Com seu cabelo preto penteado para trás, um rosto cheio de pó branco e seu blazer preto e combinação de camisa, Gaga poderia facilmente ter sido confundida com Marilyn Manson se não fosse por seus saltos altos”. - Huffington Post

No mesmo dia do lançamento do single, Gaga lançou um vídeo intitulado “LADY GAGA IS OVER” (LADY GAGA ESTÁ ACABADA). Como ambientação deste, há o som de uma platéia em vaias. Frases críticas aparecem escritas no vídeo, como “Lady Gaga não é mais relevante”, "não compre seu novo single Applause no iTunes" e “desde o Born This Way é um fracasso”. O vídeo foi interpretado como uma tentativa de psicologia reversa, uma crítica às suas críticas negativas.

Videoclipe

O videoclipe de “Applause” foi dirigido pela dupla de fotografia de moda Inez e Vinoodh, que já havia colaborado com Gaga em alguns photoshoots em 2011 e um famoso ensaio fotográfico para a revista V. Filmado no estúdio da Paramount Pictures na Califórnia, o vídeo contou com dois sets diferentes ao longo de três dias. A grande inspiração de Gaga foi o cinema mudo e nos primeiros filmes de terror produzidos e explicou que o conceito por trás do vídeo é o de sua paixão por mudança de forma e transformação. Os trajes usados ​​no vídeo incluíam designs de Gareth Pugh, vintage John Galliano, bem como roupas feitas pela Haus of Gaga.

A dupla descreveu Gaga como "muito esforçada" durante as filmagens e acrescentou que "nunca tinha visto ninguém se esforçar tanto". Gaga falou sobre essa intensidade durante uma entrevista para a estação de rádio Z100 New York, explicando que era difícil para ela a se moldar rapidamente às diferentes personalidades retratadas no vídeoclipe.

Lady Gaga concedeu uma entrevista ao vivo no programa matinal de destaque da emissora norte-americana ABC, Good Morning America, no dia 19 de agosto de 2013. O videoclipe estreou após a entrevista da cantora e foi transmitido simultaneamente na Times Square, uma das mais importantes e avenidas de destaque do mundo, além de um ponto turístico do país.

Confira a entrevista completa e legendada abaixo pelo RDT Lady Gaga:

  • Parte 1
  • Parte 2

Confira o lançamento do videoclipe na Times Square:

Recepção crítica e desempenho

Em sua primeira semana de lançamento, "Applause" vendeu 200.000-225.000 cópias. A canção ficou abaixo do limiar dos 75 melhores da parada de músicas de rádio dos EUA, com 16 milhões de impressões de público em 210 estações, com a faixa impactando oficialmente as estações de rádio somente em 19 de agosto de 2013.

Após um início conturbado, "Applause" alcançou o #1 na parada Hot Dance/Eletronic Songs Chart da Billboard e entrou no US Pop Songs Chart em #20; a estreia mais alta dessa parada por uma artista solo feminina em 2013. Na semana seguinte, estreou em #6 na Billboard Hot 100. Em sua segunda semana na Hot 100, a música subiu para #4, alcançando o #3 no Streaming Songs e #35 no Radio Songs muito por conta do lançamento do videoclipe.

A canção ficou do top 10 Billboard Hot 100 por 14 semanas consecutivas. Em fevereiro de 2018, a música foi certificada como platina quádrupla pela Recording Industry Association of America (RIAA).

Em poucas horas de lançamento, "Applause" vendeu mais de 10.000 cópias no Reino Unido. A British Phonographic Industry (BPI) a certificou como Ouro. A canção também foi certificada como Ouro em outros mercados pelo mundo, incluindo Nova Zelândia, Suécia e Itália.

Em geral, as críticas à “Applause” foram positivas, tendo a música sido bem recebida por especialistas. Chris Richards, do The Washington Post, descreveu-a como "um cubo de açúcar electro-pop nada surpreendente em que Gaga procura a nossa aprovação com uns vocais algo entre Annie Lennox e David Bowie". Erin Coulehan, da revista Rolling Stone, considerou que a melodia recordava o modo de se trabalhar música como Gaga fez em seu álbum de estreia, The Fame. Na época, Amy Sciaretto, do site PopCrush atribuiu três de cinco estrelas possíveis à música, elogiando o seu "estilo autoritário" e palavras "incrivelmente dramáticas" numa canção "igualmente ponderada".

"Na nova música de Gaga [‘Applause’], que soa como algo que possa se ouvir em um calabouço muito acessível em Berlim enquanto se faz sexo, ela é uma estrela exigindo que a aplaudam. Naturalmente, estando a falar de Lady Gaga, existem ‘camadas’, como críticas à fama, supondo. Embora não haja nada certamente irônico sobre a música, ela finalmente alcança um clímax quase agradável". - Nick Catucci, da Entertainment Weekly

Apresentações ao vivo

Com um tom artístico e que reivindica independência perante à arte, as apresentações ao vivo de “Applause”, seja nas turnês mundiais da cantora ou apresentações em programas de televisão, são cheias de emoção e potência. A primeira vez em que a música foi apresentada ao vivo foi na abertura da edição de 2013 do MTV Video Music Awards (VMA), onde a cantora fez uma série de troca de figurinos que expunham sua jornada enquanto performer até o lançamento de seu terceiro álbum de estúdio, ARTPOP.

Em cada apresentação, Lady Gaga consegue trazer o espírito central da canção e apresentá-la com grande qualidade vocal e de dança, trazendo a coreografia original do videoclipe. A canção, inclusive, já foi apresentada em formato acústico, somente com voz e piano.

Confira:

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.