"Poker Face" é uma canção do "The Fame", escrita por Lady Gaga e pelo produtor RedOne em janeiro de 2008. Ela é o segundo single do álbum e foi lançada no final de 2008 para determinados mercados e no início de 2009 para o resto do mundo. A música é uma canção uptempo dance, seguindo os passos do single anterior da cantora, "Just Dance", mas tem um tom musical mais dark. Ela alcançou a posição #1 na Billboard Hot 100, tornando-se o segundo hit número um consecutivo de Lady Gaga.

INSPIRAÇÃO PARA A MÚSICA:

Lady Gaga queria escrever uma música que seu namorado gostasse, formando a ideia principal por trás da música ser sobre bissexualidade e sobre ser uma homenagem de Gaga a seus namorados. Liricamente, "Poker Face" é sobre sexo e jogos de azar. Gaga se inspirou em seus dias como go-go dancer em Nova Iorque, sendo essa uma de suas canções favoritas do álbum. O termo, "Poker Face", representa os truques que ela usava para enganar os homens, e às vezes as mulheres que ela gostava, então eles jogavam dinheiro nela. Há também uma parte ambígua com "Ele me tem como ninguém" e "Ela me tem como ninguém" no refrão, o que causou um certo tom de confusão sobre amor e sexo. De acordo com a BBC, o gancho "Mum-mum-mum-mah" usado na música foi copiado do hit de 1977 de Boney M, "Ma Baker". Quando o RLT Boulevard (talk show) perguntou a Gaga sobre o gancho, ela respondeu: "Eu amo Boney M, então talvez apareceu na música subconscientemente". Durante entrevista, Lady Gaga admitiu que a Kiss FM foi a única estação de rádio a censurar corretamente a música durante o refrão, quando ela substituiu "poker face" por "fuck her face". Embora não esteja na letra oficial, a mudança pode ser ouvida a cada segunda repetição da frase durante o refrão. Alguns canais de TV também a censuraram.

COMPOSIÇÃO:

"Poker Face" é uma música dance-pop uptempo, e segue os passos do single anterior "Just Dance". Enquanto "Just Dance" é predominantemente electropop, "Poker Face" carrega um som dark com vocais claros no refrão e um gancho pop enquanto combina os sintetizadores de "Just Dance" e a batida mais dançante do próximo single "LoveGame". De acordo com Kerri Mason, da Billboard, a composição: "Tem uma vibe de couro sintético e lantejoulas do centro de Nova Iorque e vai direto para a rádio FM sem perder a obscenidade e o atrevimento".

LANÇAMENTO COMERCIAL:

"Poker Face" foi lançada como segundo single do "The Fame". A canção foi aclamada pela crítica e alcançou popularidade mundial no topo das paradas em 20 países, tornando-a ainda mais bem-sucedida do que seu single de estreia, "Just Dance". Além disso, alcançou o Top 10 em muitos outros países, incluindo seu país natal, os Estados Unidos, onde alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100, tornando-se assim o segundo hit de Lady Gaga nos três primeiros lugares nos Estados Unidos. Junto com seu ex-líder das paradas na sétima posição na mesma semana que "Poker Face" entrou no Top 10, Gaga realizou a rara façanha de colocar seus dois primeiros singles lançados simultaneamente no Top 10 da Billboard Hot 100.

VIDEOCLIPE:

O vídeo da música "Poker Face" estreou no NewNowNext PopLab, em 29 de outubro de 2008. Posteriormente, estreou em canais de música do Reino Unido em 17 de fevereiro de 2009. O videoclipe é dirigido por Ray Kay e auxiliado por Anthony Mandler. O vídeo foi filmado na luxuosa mansão da Bwin PokerIsland. A Bwin também forneceu o equipamento de pôquer e obteve colocações de produtos em troca.

Originalmente, Kay pretendia filmar o vídeo de "Poker Face" em uma praia em Ibiza, com Gaga emergindo do mar "igual Halle Berry em 'Die Another Day'". No último minuto, esse plano foi desfeito, o que deixou o diretor lutando para encontrar um local adequado. Eles finalmente encontraram uma mansão em Malibu (Bwin PokerIsland) e, ao longo do dia, o vídeo foi filmado em 3 de outubro de 2008. Gaga explicou no décimo nono episódio de sua série Transmision Gagavision, a ideia principal por trás o videoclipe de "Poker Face". Ela disse: "Eu sabia que eu queria que fosse sexy, então eu pensei que teria que ser sem calça, porque isso é sexy [...] E eu sabia que eu queria que fosse futurístico, então pensei nas ombreiras, porque é uma coisa minha".

SINOPSE E CRÉDITOS DE MODA:

CENA 1: O videoclipe se passa ao lado de uma piscina, localizada em uma mansão à beira-mar. O vídeo começa com Lady Gaga emergindo da piscina com uma máscara brilhante de espelhos e malha preta. Ela joga a máscara em direção a câmera e a música começa com uma imagem facial de Gaga cantando o primeiro verso. Gaga usa um adesivo metálico na bochecha esquerda nesta parte. O vídeo também mostra dois grandes dinamarqueses arlequim (os cachorros da cantora) e vários manequins brancos no deque da piscina.

Lady Gaga usa macacão, máscara e óculos da Haus Of Gaga, botas da Givenchy e luvas da Ines. Durante a cena seguinte, Gaga usa botas de Betsey Johnson.

CENA 2: Gaga participa de uma festa onde cada homem e mulher tenta a sorte em um jogo de strip poker. A festa fica mais agitada quando todos os convidados ficam só de roupas íntimas, dançam e se beijam. A próxima cena é um sofá com um homem e Gaga apresentando um laço de cabelo com um body nude. A sequência é com Gaga dançando ao lado da piscina com seus dançarinos em uma malha turquesa futurística com ombreiras.

Lady Gaga usa um vestido de manga justa metálico de Antonio Berardi, uma ombreira de acrílico de Mike Feeney, leggings de patchwork de renda angulares de Brian Lichtenberg, botas da Givenchy, um colar Bri-Angle de Alex & Chloe (Brian Lichtenberg) e um anel de Swarovski.

CENA 3: O vídeo também mostra Gaga em seus óculos de sol, enquanto está sentada ao lado da piscina. O vídeo termina com um close em Gaga cantando o gancho "Mum-mum-mum-ma".

Lady Gaga usa seu figurino turquesa futurístico com ombreiras e Óculos IPod LCD da Haus Of Gaga e botas da Givenchy.

CORTES DO DIRETOR:

A versão principal pode ser encontrada no VEVO e no iTunes de Lady Gaga. Na versão "TV Edit" do vídeo, as palavras "russian", "gun" e "muffin" são censuradas pelo gancho "mum-mum-mum-ma" e, dependendo do canal, "fuck her face" é alterado para "poker face". Há sete cortes do diretor no vídeo, todos vindos do site de Ray Kay. O "1st Rough Cut" e o segundo corte apresentam as palavras "FX: Tilt Up To Stars" no final. O "1st Rough Cut" tem a mesma duração da versão do álbum da música, enquanto os outros cortes são tão longos quanto o vídeo principal, faltando um refrão e outro. Todos os cortes são semelhantes ao corte final do vídeo, com o mesmo conceito e tema geral, porém, algumas cenas foram adicionadas, enquanto outras foram retiradas. As imagens nos óculos LCD na versão lançada do vídeo são photoshopadas. Em todos os sete cortes, essas imagens eram exatamente as mesmas, mas diferentes da versão final.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Imagem / Divulgação: Meeno Peluce

Arte da capa por Lucas Marques