"Perfect Illusion" é uma canção escrita e gravada por Lady Gaga e aparece como o single principal de seu quinto álbum de estúdio, "Joanne". O single foi anunciado pela cantora em 17 de agosto de 2016, e foi lançado em 09 de setembro de 2016. Mark Ronson e Kevin Parker, da Tame Impala, produziram a faixa, com produção adicional de Lady Gaga e BloodPop. Em 9 de setembro, Gaga o co-apresentou na BBC Radio 1 no Reino Unido, com Nick Grimshaw, para promover o single.

O título da música foi postado pela primeira vez por Mark Ronson em seu Instagram com uma foto de Gaga, Kevin Parker e BloodPop com a legenda: 'Illusion'.

O título da música foi posteriormente revelado quando Gaga foi ao Instagram para postar várias fotos, formando uma grade, na qual se lia: "Lady Gaga, Perfect Illusion, New Single, September" contra um fundo multicolorido. O mesmo gráfico foi postado posteriormente em seu site.

Em 6 de setembro de 2016, Gaga foi ao Instagram e ao Twitter para postar uma foto do que parecia ser o videoclipe e depois postou a capa do single no Instagram.

Mais tarde, ela postou uma colagem com imagens dos bastidores dela no estúdio e gravando o videoclipe, bem como a letra: "Eu não preciso de olhos para ver. Eu senti você me tocar. Chapada como anfetamina. Talvez você seja apenas um sonho".

FALANDO SOBRE A MÚSICA EM ENTREVISTAS:

"A música é sobre o êxtase moderno... Nós achamos a maneira mais doce e simples de dizer isso" - Gaga para o iHeartRadio.

"Eu sinto uma descarga de adrenalina toda vez que ouço" - Gaga para o iHeartRadio.

Na época, o iHeartRadio também respondeu algumas perguntas de fãs no Twitter, você pode conferir clicando aqui.

"Eles começaram ao meio-dia e escreveram pela noite. Todos os dias, uma letra mudaria e ficaria melhor e melhor" - BloodPop para a Rolling Stone sobre a criação da música. Leia a entrevista completa.

Na época, Gaga concedeu uma entrevista a um jornal local da Alemanha e respondeu algumas perguntas sobre a nova música. Você pode conferir clicando aqui.

"'Perfect Illusion' fala sobre as coisas falsas que parecem ser reais no nosso dia a dia, nas redes sociais, por exemplo. Sobre saber distinguir o que é real e o que é uma perfeita ilusão" - Gaga para a BBC1.

"Kevin Parker, do Tame Impala, veio da Austrália com uma ideia na cabeça, de uma música chamada 'Illusion', e nós sentamos e trabalhamos na ideia. Eu queria que fosse um tipo específico de ilusão, e por isso eu adicionei o 'Perfect'" - Gaga para a BBC1.

Após o lançamento, Kevin Parker conversou com a DIY Magazine sobre a canção. Você pode ler a entrevista completa traduzida clicando aqui.

PRINCIPAIS ESTREIAS APÓS O LANÇAMENTO:

Twitter Top Tracks: #1 (antes de ser lançada)

Topo do iTunes: 60 países

Spotify WW: #24 - 1,936,318

Mediabase Pop Radio Airplay Charts: #29 (com apenas 2 dias de contagem) - tocada nas rádios 1.845 vezes (desde sua estreia às 23h do dia 8 de setembro - período de 4 a 10 de setembro.)

Mediabase Hot AC Airplay Chart: #32 - tocada 568 vezes (no período de 4 a 10 de setembro).

Billboard Radio Airplay - Pop Songs Charts: #31 / Adult Pop Songs: #32

Official Singles Chart Top 100: #12

Billboard Hot 100: #15 (100 mil cópias vendidas - contabilizando streamings)

Billboard Digital Songs: #2

Media Traffic: #5 (203 mil pontos)

Spotify Brasil: #1 - 321,592

Spotify Estados Unidos: #21 - 594,798

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA CRÍTICA ESPECIALIZADA:

Clique aqui para ler as opiniões sobre a música.

Clique aqui para ler as opiniões sobre o videoclipe.

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO:

VIDEOCLIPE:

O videoclipe foi filmado em 29 e 30 de agosto em um deserto nos arredores de Los Angeles, Califórnia. O vídeo foi dirigido por Ruth Hogben e Andrea Gelardin para Lobster Eye.

No dia 8 de setembro, horas antes da estreia da música, Gaga postou um pequeno trecho do videoclipe em seu site, Twitter, Instagram e Snapchat. O curto vídeo mostra ela dançando no deserto à noite com luzes estroboscópicas com os primeiros segundos da música repetidos. (Este primeiro teaser não foi cortado na versão final do vídeo).

No dia 16 de setembro, Gaga anunciou o vídeo a ser lançado no dia 20 de setembro, durante a estreia da temporada da série Scream Queens, e postou uma prévia do vídeo via Instagram, Twitter e Facebook. Após a estreia do vídeo durante Scream Queens, o vídeo foi lançado em plataformas como YouTube, VEVO, TIDAL e foi colocado na loja iTunes também.

MODA:

Camiseta: American Apparel

Shorts: Levi's (customizados por Chain Gang).

Botas: Rag & Bone

Óculos escuros: Persol

Camiseta: American Apparel

Shorts personalizado: Michael Schmidt

Jaqueta personalizada: Haus Of Gaga

Botas: Alexander Wang

COREOGRAFIA:

Para quem gosta de dança ou tem interesse em aprender a coreografia da música, o coreógrafo da cantora tem um vídeo em seu canal de um dos ensaios dos dançarinos para a turnê da época, a "Joanne World Tour".

RECONHECIMENTO E CONQUISTAS:


  • Eleita como uma das Melhores Músicas do Ano pela Rolling Stone;

  • Eleito como Melhor Vídeo de 2016 em votação da MTV Espanha;

  • Hit Internacional do Ano no MTV MIAW 2017;

  • Certificado de Ouro na Austrália;

  • Certificado de Prata no Reino Unido.


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram