Cada geração de artistas é única, ímpar e sempre antecedida por outra, tão grandiosa quanto. Em um momento, uma geração é a influenciada por sua antecessora; em um outro, é ela a base para uma outra e nova geração de astros. Esse ciclo de inspiração na música é normal, frequente e esperado, também ditando o que influenciará os artistas do presente, como acontece com Lady Gaga.

Nessa nova série de especiais, serão discutidas quais são as grandes influências da cantora entre os artistas que tiveram seu auge no passado, expondo seus principais pontos de inspiração, semelhanças artísticas e comparações quanto suas sonoridades e posturas enquanto influenciadores mundiais.

O oitavo episódio da série “Lady Gaga e suas Influências” vai tratar sobre as inspirações da música R&B e soul da cantora, não podendo ser alguém além de Stevie Wonder.

Conhecido como banda de um homem só durante seus anos de pico, devido suas habilidades na gaita, teclado, bateria, clarineta, escaleta, órgão, guitarra, bongô e congas, Stevie Wonder é indiscutivelmente uma das figuras da música popular mais notáveis ​​da segunda metade do século XX, sendo um dos músicos e compositores de maior sucesso artístico e comercial de todos os tempos. É vencedor de 25 prêmios Grammy (o maior número por um artista solo), incluindo na categoria Lifetime Achievement Award em 1996. Stevie Wonder é, ao lado de Frank Sinatra, um dos únicos artistas que ganhou o Grammy de Álbum do Ano três vezes como o principal artista creditado.

Wonder recebeu uma série de prêmios por sua música e por seu trabalho pelos direitos civis, incluindo um prêmio pelo conjunto da obra do Museu Nacional dos Direitos Civis, sendo nomeado um dos Mensageiros da Paz das Nações Unidas e ganhando a Medalha Presidencial da Liberdade pelo então presidente Barack Obama em 2014. Em dezembro de 2016, a cidade de Detroit reconheceu o legado de Wonder ao renomear uma parte de sua rua de infância, Milwaukee Avenue West, entre a Woodward Avenue e a Brush Street, como "Stevie Wonder Avenue".

Ele também foi premiado com uma chave honorária da cidade, apresentada pelo então prefeito Mike Duggan. Stevie Wonder é dono de três hits #1 na Billboard Hot 100, com 11 músicas do artista terem alcançado o Top 10. Wonder é um dos 60 artistas musicais mais vendidos com vendas combinadas de singles e álbuns.

Lady Gaga e Stevie Wonder já se apresentaram juntos. Há quatro anos, ambos cantaram o sucesso de Wonder de 1972 “You Are The Sunshine Of My Life” na celebração de aniversário de Tony Bennett, no Rainbow Room, em Nova Iorque.

Originário de Michigan, Stevie Wonder é um fenômeno desde seus 13 anos de idade. Wonder alcançou grande sucesso com "Fingertips", um single presente em seu segundo álbum de estúdio, “The Jazz Soul Of Little Stevie” (1962). Há uma versão ao vivo da canção na primeira gravação disponibilizada à compra, que apresentava Wonder nos vocais, bongôs e gaita.

Essa versão atingiu #1 na parada Pop & R&B dos Estados Unidos e fez com que Stevie atingisse o grande público. Com o lançar de um terceiro álbum, a canção ganhou uma mais duração, adição de melodia e uma composição.

Enquanto Lady Gaga, aos 13 anos, estudava música e ainda sonhava em ser um sucesso, Stevie Wonder já havia lançado uma música e já se fazia presente nas paradas de sucesso, até então com o nome artístico Little Stevie Wonder. Um artista, desde seus anos iniciais de carreira, considerado “fora da curva”, que já se apresentava ao vivo e dominada diversos instrumentos e uma habilidade vocal futuramente lapidada. Desde seu início de carreira era considerado um gênio.

Entretanto, há algo no início da carreira de Gaga e Wonder que os conectam: as comparações perante outros artistas já consagrados. Ray Charles esteve para Stevie Wonder assim como Madonna esteve para Lady Gaga: ambos como inspiração inegável, mas não obstantes de comparações. Contudo, no caso de Stevie Wonder não houve toxicidade ou descrédito por parte da mídia; afinal, Stevie ainda era uma criança e considerado um prodígio, algo muito mais leve - ou inusitado.

[...] ele [Wonder] tornou-se um compositor incrível e um músico genuíno, uma força da natureza. Ele é tão talentoso que é difícil apontar exatamente o que o torna um dos maiores de todos os tempos. Mas, primeiro, há aquela voz. Junto com Ray Charles, ele é o maior cantor de R&B que já existiu." - Elton John

Independentemente de tudo, Stevie Wonder fincou seu nome na história da música como um pioneiro e impositor de uma nova era, que dura até os dias de hoje. Graças a ele, a música R&B se consolidou na indústria musical e os atuais artistas fazem música pop com influências do R&B e vice-versa. É o caso de Lady Gaga. Essa presença é encontrada em diversas faixas do início da carreira da cantora, como “Starstruck”, “Just Dance”, “Telephone” e, principalmente, na faixa “Do What U Want”, havendo em sua melodia e musicalidade muito de Stevie Wonder.

A cantora, inclusive, já se mostrou uma grande fã de Stevie Wonder em diversos momentos, seja em entrevistas ou nas redes sociais. Gaga participou do tributo ao artista ocorrido em 16 de fevereiro de 2015, no qual apresentou a canção “I Wish”, do álbum “Songs In The Key Of Life” (1976). Antes da apresentação, Lady Gaga expõe bem a influência de Stevie Wonder no seu início pela busca de um repertório musical.

Stevie, você faz parte da minha vida desde muito nova. Nunca falei isso para ninguém mas, meus pais sabem porque estão aqui hoje, seu álbum foi o primeiro CD que comprei por mim mesma e escutei em um toca-discos quando tinha seis anos de idade. E isso é a verdadeira razão por eu estar aqui hoje, muito obrigada por abençoar isso tudo”. - Lady Gaga

Essa canção, como dito acima, faz parte do mega aclamado “Songs In The Key Of Life” que, ao lado de outros álbuns do artista, traçaram o modo de se fazer, gravar e tocar R&B enquanto gênero musical. O álbum, inclusive, foi incluído na recente publicação da revista Rolling Stone que elenca os “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos” na posição #4, o mesmo ranking que elenca o álbum “Born This Way“ de Lady Gaga.

E, assim como Gaga, Stevie Wonder é vencedor de um Oscar de Melhor Canção Original. Enquanto que a cantora é vencedora da categoria pela canção “Shallow” no filme “Nasce Uma Estrela”, Wonder foi o segundo músico afro-americano a ganhar um Oscar nessa categoria musical, por seu single e sucesso "I Just Called to Say I Love You" presente no filme “The Woman in Red”.

Musicalmente, Stevie Wonder é creditado como um dos poucos artistas que ajudaram a conduzir o R&B na era do álbum, elaborando seus LPs como declarações coesas e consistentes com sons complexos, além de foi considerado como um pioneiro e influência para músicos de vários gêneros, incluindo pop, rhythm and blues, soul, funk e rock.

"A maioria dos norte-americanos buscam ao fim do dia em seu aniversário de 21 anos uma ressaca. Stevie Wonder optou por indiscutivelmente a maior série sustentada de criatividade na história da música popular. O "período clássico" de Wonder - a frase educada para quando Stevie passou cinco anos mergulhando ferozmente em toda a história da música popular com os lançamentos de ‘Music of My Mind’, ‘Talking Book’, ‘Innervisions’, ‘Fulfillingness’ First Finale’ e ‘Songs in the Key of Life’ *[...] nunca mais será ouvido nada parecido; exceto em outra reencarnação, nunca ouviremos novamente*." - Jack Hamilton

Como um artista negro, Stevie Wonder possui alguns de seus sucessos como músicas que tratam de questões políticas de sua época e do racismo. Em algumas de suas faixas há muito de social e do espelho de uma época.

É também o caso de Lady Gaga, com todo seu discurso perante a comunidade LGBTQIA+, feminina e de minorias, de modo geral. Quanto à causa da população negra, Lady Gaga foi uma dentre diversos artistas a se posicionarem em 2020 no movimento Black Lives Matter, a favor da população negra e uma ação contra a violência policial e o racismo.

Além de discursos e ações ativistas, Wonder é conhecido por sua campanha em 1980 para fazer do aniversário de Martin Luther King Jr. um feriado federal nos Estados Unidos. O sucesso “Living For The City”, por exemplo, critica a pobreza e a segregação racial nos Estados Unidos do final dos anos 1960.

Nesse ano, Stevie Wonder juntou-se ao projeto organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Global Citizen e Lady Gaga, o “One World: Together At Home”. Um festival online para a arrecadação de fundos para o combate contra a COVID-19, contou com a presença de diversos nomes da música internacional, dentre eles Céline Dion, Andrea Bocelli, Elton John, Jennifer Lopez e mais.

Wonder apresentou um medley das canções “Lean on Me” (1972), de Bill Withers, e sua música "Love's In Need of Love Today” (1976).

Stevie Wonder é um gigante da música e de representatividade: é uma grande voz contra o racismo e um xeque-mate para discursos capacitistas. Está entre os maiores nomes de maior sucesso da música R&B e o fato de Lady Gaga tê-lo como um ícone somente ressalta o quão diversas são as influências musicais da cantora e o quão bem fundamentada é sua música.

PLAYLIST - LADY GAGA E SUAS INFLUÊNCIAS

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.