Após o mês de julho morno, tendo como principais destaques o lançamento de quatro remixes de “Rain On Me”, parceria de Lady Gaga com Ariana Grande, e nove indicações ao Video Music Awards, a era “Chromatica” voltou para os trilhos e vem sendo trabalhada pela Mother Monster.

Confira notícias referentes ao disco e outros destaques no #ResumoRDT do mês de agosto.

ESPECIAL "CHROMATICA"

Começamos este resumo com as notícias mais recentes: Lady Gaga levou para casa 5 prêmios no Video Music Awards (VMA), uma das principais premiações da MTV. Das nove indicações, Gaga venceu as seguintes categorias:

Melhor Colaboração, por "Rain On Me"
Canção do Ano, por "Rain On Me"
Artista do Ano
Melhor Cinematografia, por "Rain On Me"

Além disso, a Mother Monster ainda foi homenageada com um novo prêmio criado pela organização da premiação, o TRICON Award, que visa premiar artistas que apresentam excelência em diversas áreas da indústria, como música, atuação e filantropia. O prêmio foi anunciado e entregue a Lady Gaga pela conhecidíssima modelo Bella Hadid, que em seu discurso ressaltou os grandes feitos da cantora e suas qualidades como compositora, performer, atriz e ativista.

Sendo um dos principais destaques da premiação, Gaga realizou a primeira performance (anunciada ainda em agosto) da era “Chromatica”, apresentando um medley de “Chromatica II”, “911”, “Rain On Me”, o segundo single do disco lançado em parceria com Ariana Grande - que também participou da performance, e encerrou o show com o lead single “Stupid Love”.

Após a grande noite do VMAs 2020, “Rain On Me” conquistou o título de parceria feminina mais premiada da história e Lady Gaga alcançou a marca de 18 prêmios no “Video Music Awards”, estendendo o recorde de artista mais premiada da MTV.

VÍDEO LEGENDADO (PT/BR): Discursos de Lady Gaga aceitando os prêmios no VMA 2020

Além de presentear a era e os fãs com a primeira e memorável performance, Lady Gaga também deu início a um novo projeto em sua carreira, o GAGARADIO. O programa de rádio da Mother Monster foi lançado exclusivamente na Apple Music e conta com sets repletos de hits feitos exclusivamente pelos entrevistados que são profissionais envolvidos no sexto álbum de estúdio de Gaga.

Com quatro episódios, participaram do programa BloodPop, Burns, Elton John, BLACKPINK e Tchami. No primeiro programa o produtor BloodPop divulgou um remix exclusivo do primeiro single da era, a canção "Stupid Love". Para o último episódio que foi ao ar no dia 28 de agosto, Lady Gaga divulgou um remix oficial de “Free Woman”, produzido por Honey Dijon, uma artista trans e negra.

Ouça:

Relembre os episódios – já legendados – do GAGARADIO:

PRIMEIRO EPISÓDIO


SEGUNDO EPISÓDIO


TERCEIRO EPISÓDIO


QUARTO EPISÓDIO

Ainda no início do mês de agosto, os Little Monsters foram surpreendidos com a divulgação do episódio 48 do Gagavision, mostrando os bastidores da gravação de “Rain On Me”. Relembre:

Desde o lançamento, o sexto álbum de estúdio de Lady Gaga vem sendo aclamado pela crítica especializada e, com isso, aparecendo nas mais diversas listas e rankings divulgados até o momento (de álbuns e músicas). No último mês, o conhecidíssimo New York Post elegeu “Rain On Me” como uma das colaborações femininas mais quentes do verão.

Confira:

As colaborações pop femininas mais quentes do verão, ranqueadas

3) Lady Gaga & Ariana Grande, "Rain on Me"

A canção: apesar de preferirmos “Sour Candy” - a gangue de garotas formada por Gaga e BLACKPINK no “Chromatica” - não há como negar os vocais potentes e o electro-disco pulsante deste hino diva versus diva, que estreou em primeiro lugar na Billboard Hot 100.

O vídeo: Com Gaga e Ariana Grande parecendo combatentes de Barbarellas que saíram de uma ficção científica fantasiosa, este vídeo é uma orgia visual para os Little Monsters e para os Arianators. Mas, neste momento de distanciamento social, a melhor parte pode ter sido assistir a elas se abraçando docemente no final, de bochechas coladas.

Desde o lançamento, a canção de Lady Gaga com Ariana Grande vem conquistando vários feitos e mantendo um excelente desempenho nos charts. No início do último mês, nós noticiamos que a parceria de sucesso entre as artistas havia completado quatro semanas no topo do chart Dance das rádios dos Estados Unidos.

Além disso, "Rain On Me" se tornou a 5ª canção de Lady Gaga a alcançar o #1 nas rádios do Canadá, posição não alcançada pela Mother Monster desde 2011 com “The Edge Of Glory”.

Outro destaque de uma das principais colaborações do ano é que “Rain On Me” apareceu na lista do Spotify como a música feminina mais reproduzida do verão no mundo:

No Reino Unido, “Rain On Me” alcançou a segunda colocação na lista das música mais reproduzidas da plataforma (com dados analisados no mesmo período):

O disco “Chromatica” não fica atrás quando o assunto é bom desempenho nos charts. O sexto álbum de estúdio de Gaga completou 10 semanas consecutivas em #1 no Top Dance/Electronic Albums da Billboard.

Excelentes desempenhos, né?

OUTROS DESTAQUES NOS CHARTS E PLATAFORMAS DE STREAMING

Além do destaque para o “Chromatica”, outros trabalhos da Mother Monster seguem crescendo nas plataformas de streaming e nos charts, com isso, conquistando novos certificados.

Confira:

"Just Dance" alcança a marca de 300 milhões de reproduções no YouTube;


"Just Dance" ultrapassa a marca de 300 milhões de reproduções no Spotify;


"Alejandro" é oficialmente certificada como platina no Reino Unido;


"Always Remember Us This Way" é certificada como platina no Reino Unido. É a segunda música do disco a ser certificada como platina no UK, seguindo "Shallow".

Trilha sonora de "A Star Is Born" ultrapassa 3 bilhões de streams no Spotify. A música mais popular do álbum na plataforma é "Shallow", que já conta com mais de 1 bilhão de streams por si só.

Ainda no Spotify, Lady Gaga entrou para o Top 5 de artistas femininas com mais streams na plataforma em 2020. A Mother Monster acumula mais de 2 bilhões de streams em 2020, sendo grande parte desse desempenho decorrente do sucesso do álbum “Chromatica”.

"LoveGame" se torna a 23ª música de Lady Gaga a ultrapassar 100 milhões de reproduções no Spotify

"The Cure" ultrapassa 300 milhões de reproduções no Spotify

CRITICA ESPECIALIZADA

Lavender Magazine inclui “Chromatica” na lista de “Álbuns do Verão”

Billboard elege Lady Gaga como uma das "100 maiores artistas de videoclipes de todos os tempos"

Gold Derby aposta em "Chromatica" e "Rain On me" para serem indicados em duas das categorias principais do Grammy

CITAÇÕES EM ENTREVISTAS

Aclamada não só pela crítica especializada, Lady Gaga é sempre lembrada por seus colegas de profissão. Diversos artistas citam a cantora em entrevistas demonstrando carinho e admiração pelo seu legado e trabalho.

Relembre alguns profissionais que mencionaram Gaga em entrevistas divulgadas no mês de agosto:

Recentemente, os meninos do grupo BTS - fenômenos do K-pop - mencionaram, mais uma vez, Lady Gaga durante entrevista concedida para o E Online para divulgação do novo single “Dynamite”.

Durante o bate-papo, eles foram questionados sobre a participação do BLACKPINK no álbum Chromatica, de Lady Gaga, e teceram elogios ao trabalho da Mother Monster.

Confira a tradução:

ET: Vocês me disseram que a Lady Gaga é rainha. O que vocês acharam dela colaborando com o BLACKPINK para o seu álbum?

Kim Namjoon: O álbum dela inteiro é simplesmente incrível e você não consegue parar de ouvir nenhuma das músicas. E sim, ela é sempre uma rainha.

Suga: Até alguns anos atrás não era comum que artistas dos EUA colaborassem com artistas coreanos, então é bom ver isso acontecendo mais vezes. Eu acho incrível que podemos virar um só através da música.

Essa não é a primeira vez que os meninso do BTS citam Lady Gaga. Anteriormente, o grupo já havia cantado "Shallow" durante sua passagem pelo Brasil e já se mostraram interessados em uma parceria com Gaga, além de terem adicionados às suas playlists pessoais "Rain On Me" e "Shallow". Reizinhos, ne?

Quem também citou a Mother Monster foi a talentosíssima Rina Sawayama - também Little Monster assumida. Em entrevista concedida à Heat, a cantora falou sobre a possibilidade de abrir a "Chromatica Ball Tour" e afirmou que não conseguiria lidar com tal acontecimento. Assista ao vídeo e confira a tradução clicando aqui.

Recentemente, Rina lançou um cover de "Dance In The Dark", do álbum "The Fame Monster". Relembre:

Greyson Chance, outro Little Monster assumido, também falou sobre Lady Gaga durante entrevista para o portal de notícias brasileiro PapelPop, e comentou sobre sua relação com a Mother Monster, além de revelar quais são as músicas favoritas do novo disco da cantora.

Confira o trecho da entrevista:

"Essas referências são incríveis! A Lady Gaga foi não só um marco pra sua vida, mas também pra sua geração, certo? E pergunta dupla: qual sua faixa preferida do “Chromatica”? Hahaha

Hahaha incrível! Bom, vou começar dizendo que a Gaga tem sido não só uma inspiração pra mim, mas realmente uma mentora pra mim nestes dez anos. Ela sempre esteve lá me apoiando e guiando pelos meus momentos mais profundos e complicados na música. Na verdade, ontem mesmo enviei uma música pra ela, do meu novo disco, e foi muito legal poder falar com ela sobre isso. Ela sempre foi uma grande aliada. Entre os artistas, ela é a melhor. Ela entende que é uma oportunidade enorme ser uma artista e ir ao palco, pegar o microfone e contar uma história. Isso é algo que tento aplicar à minha música, desde o começo e especialmente agora, neste momento da minha carreira. E ainda tenho observado tudo que ela faz, especialmente como ela tem se reinventado. E acho que meu momento preferido do “Chromatica” é a transição de “Chromatica II” para “911” e “Babylon”!"

Greyson Chance ficou conhecido mundialmente após viralizar na internet em 2010, com um cover da canção "Paparazzi" de Lady Gaga em uma apresentação da escola, tornando-se um grande popstar com apenas 12 anos de idade.

Você pode conferir a entrevista completa aqui.

Um dos principais nomes envolvidos no álbum “Chromatica”, Benjamin Rice também mencionou Lady Gaga durante entrevista concedida para a Mix Magazine. Na ocasião ele contou sobre o comportamento de Gaga em estúdio, além de outros detalhes do processo de criação do sexto álbum de estúdio da cantora.

'Toda música começa do mesmo jeito', Rice explica. 'Estamos na casa dela, ela está abrindo seu coração para nós através de lágrimas. Todas as coisas com a qual ela está lidando ou que quer recordar e trabalhar em cima daquilo, ela coloca toda a sua emoção. É muito emocionante para nós, porque vemos tudo de perto. Ela está confortável em compartilhar conosco nesse ambiente íntimo e confiável, e isso dita sobre o que a música deve ser, como ela vai cantá-la e o que ela quer dizer'.

Confira a tradução completa.

Entrevistado pela GQ Magazine, o lendário Paul McCartney relembrou uma conversa com Gaga sobre "auto-aversão". Leia o trecho da entrevista traduzido:

Você falou um pouco sobre a depressão que experimentou depois da separação dos Beatles. Sua saúde mental foi afetada por todo o processo de navegar pela fama e sentir as pressões da indústria musical?

Lembro de falar com Lady Gaga uma vez sobre algo que estávamos fazendo juntos - vou citar nomes! - e ela dizia: 'Bom, existe a auto-aversão'. E eu pensei: 'É a primeira vez que ouvi alguém falar disso'. E ela estava no topo, super popular e tudo que ela fazia hitava, mas ela estava falando de auto-aversão. E eu disse: 'Entendo o que quer dizer, mas não permito isso. Não aceito. Não vou descer essa ladeira'.

Mas, entenda. Toda vez que escreve uma canção, você diz que é uma porcaria, que é terrível, que pode ficar melhor. E, às vezes, alguém, que você respeita, dirá que está ótima, que não precisa se preocupar, e te mostrará um ponto de vista que você não considerou e você vai concordar.

*A auto-aversão é uma emoção ligada ao sistema de ameaça e corresponde ao sentimento de repulsa que atributos físicos, da personalidade ou do comportamento suscitam no próprio.

Parceiros de performance da Mother Monster, Metallica comentou sobre a apresentação com Lady Gaga: "o 'antigo' Metallica nunca teria feito aquilo".

Além deles, NikkieTutorials também citou a cantora ao relembrar uma situação engraçada vivida com Lady Gaga.

Confira o momento do vídeo a seguir, legendado:

Antes de ser anunciado como atração principal do último episódio do “GAGARADIO”, o produtor Tchami concedeu uma entrevista para a revista We Rave You e falou sobre como chegou até Gaga, além de revelar em qual música do "Chromatica" ele mais gostou de trabalhar:

Nos conectamos através de um amigo em comum que me apresentou primeiro ao BloodPop, que é o arquiteto principal de 'Chromatica' junto de Lady Gaga, claro. Passamos muito tempo no estúdio experimentando sons que pensamos ser os melhores para ela. Tive uma ótima experiência trabalhando e criando com eles. É muito fácil trabalhar com os dois.

Relembre a entrevista completa aqui.

Em entrevista para a CB2, Nicola Formichetti, amigo de Gaga e diretor criativo e de moda da Haus of Gaga, revelou que tem trabalhado em novos vídeos, performances e photoshoots ao lado da artista.

"Em Nova York, eu costumava ter um escritório separado. Desde que me mudei para Los Angeles, combinei meu espaço de vida e trabalho [e] isso parece equilibrado para mim agora com tudo o que está acontecendo. Acontece que estou gostando muito", ele explica. "Tenho me divertido trabalhando na nova era de Gaga, Chromatica. Temos estado ocupados trabalhando em novos videoclipes, sessões de fotos e apresentações - e tudo isso me manteve animado e ocupado", completou.

OUTRAS CITAÇÕES EM ENTREVISTAS

Finalistas da 9ª temporada de "RuPaul's Drag Race" falam sobre participação de Lady Gaga no programa.

"Ela era como uma irmã caçula e queria que ela pudesse crescer para além dos limites." — Akon sobre Lady Gaga.

"Queria ter sido mais amigável com ela em seu começo de carreira" - Natasha Bedingfield sobre Lady Gaga.

"É uma arte grandiosa", diz atriz Drew Berrymore sobre aparições artísticas de Lady Gaga.

PREMIAÇÕES

Caminhando para se tornar a artista mais premiada de 2020, Lady Gaga segue acumulando prêmios e recebendo indicações ao longo do ano.

Confira os prêmios vencidos no mês de agosto e as premiações em que a Mother Monster foi indicada:

Lady Gaga vence a categoria "Best Resident Musician [Modern Era]" no Best Of Vegas All-Time 2020;

Confira:

Melhor Musicista Residente [Era Moderna]: Lady Gaga

A rainha de 'Chromatica' cresceu mais do que nunca com sua residência em Vegas, trazendo dois shows completamente diferentes. Todos estavam de olho no Park MGM quando Lady Gaga estreou 'Enigma' no inverno de 2018, e ela continua a lotar o show pop e o de 'Jazz & Piano' (sem mencionar suas aparições ocasionais no Bar NoMad).

Vice-campeão: Prince.

Lady Gaga vence o Power Summer Awards 2020 de "Melhor Artista Feminina".


Lady Gaga recebe 4 indicações para o MTV MIAW 2020, premiação anual da MTV Brasil.


Lady Gaga é indicada em 4 categorias no "BreakTudo Awards 2020".

Vote em Lady Gaga para elegê-la como uma das pessoas mais influentes do mundo em 2020 pela revista TIME. Em 2019, Lady Gaga foi uma das três cantoras a aparecerem na lista de pessoas mais influentes do ano.

OUTRAS NOTÍCIAS

Além das notícias citadas, outras publicações também foram destaque em nosso site. Relembre algumas:

Renomado produtor musical britânico, Andrew Lloyd Webber, inclui "Rain On Me" em sua playlist no Spotify.

Trecho inédito da gravação de Lady Gaga para o Super Bowl é divulgado.

Capa do “The Fame”, álbum de estreia de Lady Gaga, é destaque na coluna “Art of the Album” da Muse by Clio.


Forbes elege trailer de "Nasce Uma Estrela" como um dos melhores de Hollywood.


"Rain On Me" começa a ser promovida no jogo "Fortnite".

ESPECIAL PERFUME “VOCE VIVA”

Ao longo do mês de agosto várias notícias envolvendo Lady Gaga e a marca Valentino começaram a circular na internet. Inicialmente tratados como rumores, as informações se tornaram fatos e a cantora vai estrelar a campanha de lançamento de um novo perfume da marca, intitulado "Voce Viva".

Entre os detalhes dessa parceria, há informações sobre o uso da música “Sine From Above” como tema da campanha. Nós do RDT Lady Gaga preparamos um post sobre a nova fragrância e você pode conferir todos os detalhes clicando aqui.

Agosto foi ou não foi um mês importantíssimo para a carreira de Lady Gaga? Relembre todas as edições do #RESUMORDT.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.