Cada geração de artistas é única, ímpar e sempre antecedida por outra, tão grandiosa quanto. Em um momento, uma geração é a influenciada por sua antecessora; em um outro, é ela a base para uma outra e nova geração de astros. Esse ciclo de inspiração na música é normal, frequente e esperado, também ditando o que influenciará os artistas do presente, como acontece com Lady Gaga.

Nessa nova série de especiais, serão discutidas quais são as grandes influências da cantora entre os artistas que tiveram seu auge no passado, expondo seus principais pontos de inspiração, semelhanças artísticas e comparações quanto suas sonoridades e posturas enquanto influenciadores mundiais.

No nono episódio do “Lady Gaga e suas Influências”, relembraremos o verdadeiro fator que fez Lady Gaga se interessar pelo show business: a junção de sua paixão pela música e teatralidade. E não é surpresa alguma a cantora ter como grande inspiração artística Liza Minnelli, uma gigante dos palcos, das telas e da música.

Tendo começado sua carreira aos 16 anos, Liza Minnelli venceu seu primeiro Tony Awards com 19 anos e, em 1969, aos 23 anos, foi indicada ao primeiro Oscar. É vencedora de 4 prêmios Tony, 1 Oscar, 2 Globos de Ouro, 1 BAFTA e 1 Emmy, além de muitos outros prêmios e honras. Tendo uma carreira de sucesso nas artes, englobando trabalhos aclamados na música, cinema, televisão, teatro e na Broadway, Liza Minnelli é uma das artistas mais reverenciadas do cenário da arte norte-americana.

Eu amo ela! Ela é incrível! [Ela é tão] forte e verdadeira. Você tem que ter o instinto e você também tem que ter a coragem para fazer algo tão diferenciado. Só as roupas dela por si só me fazem amá-la*” - Liza Minnelli sobre Lady Gaga

Assim como Lady Gaga, Liza Minnelli também possui descendência italiana e, em busca de se inserir no meio teatral, Minnelli mudou-se para a cidade de Nova York em 1961, onde começou sua carreira como atriz de teatro musical, performer de boate e artista de música pop tradicional.

Para além da música, Liza Minnelli é extremamente conhecida no mundo do cinema e teatro. Foi nesse meio no qual iniciou, progrediu e alcançou o estrelato. Durante 1961, Minnelli foi um aprendiz na Tenda Melody Cape Cod em Hyannis, Massachusetts. Ela começou a se apresentar profissionalmente aos 17 anos em 1963 em um revival off-Broadway do musical “Best Foot Forward” de 1941, pelo qual já recebeu o Theatre World Award.

No ano seguinte, sua mãe a convidou para se apresentar com ela em um show no London Palladium. Ambos os shows foram gravados e lançados como um álbum. Ela frequentou a Scarsdale High School por um ano, estrelando uma produção de “O Diário de Anne Frank” (1959), que então foi para Israel em turnê. Ela se mudou para a Broadway aos 19 anos e ganhou seu primeiro prêmio Tony como atriz principal no musical “Flora the Red Menace” (1965).

Entretanto, foi no cinema seu grande salto para a fama mundial. Sua primeira aparição em um filme foi como o bebê na última cena do filme de sua mãe, “In the Good Old Summertime” (1949). Seu primeiro papel no cinema foi como o interesse amoroso do protagonista em “Charlie Bubbles” (1967), o único filme do grande Albert Finney como diretor e estrela.

Ao longo da década de 1960, Liza Minnelli interpretou diversos papeis de sucesso, geralmente excêntricos e cativantes. Entretanto, seu papel mais conhecido foi Sally Bowles, na versão cinematográfica de “Cabaret” (1972). No papel, no filme que até hoje é um dos maiores da história, ganhou o Oscar de Melhor por sua atuação, junto com um Globo de Ouro, Prêmio BAFTA e também Prêmio Sant Jordi e Prêmio David di Donatello de Melhor Atriz Estrangeira.

Após o sucesso de “Cabaret”, Bob Fosse e Minnelli se uniram para “Liza com um 'Z'”, um especial de televisão, expandindo os horizontes da artista e a colocando ainda mais a fundo no cotidiano da população norte-americana. O programa foi ao ar duas vezes na TV e não foi visto novamente até o lançamento em DVD, em 2006.

A trilha sonora do filme é até hoje uma das mais icônicas e famosas do mundo, contando com sucessos que ganharam destaque em meio à discografia de Liza Minnelli, dentre eles “Cabaret”, “Maybe This Time” e “Mein Herr”. Esta última fez com que apresentações com interações e uso de cadeiras e apetrechos similares se popularizassem ao longo da década de 1970. A performance de Lady Gaga da música “Mary Jane Holland” na artRAVE: The ARTPOP Ball Tour (2014), inclusive, foi inspirada por essa cena do filme que Liza Minnelli protagoniza.

Liza Minnelli é, artisticamente, uma grande mistura da classe artística e teatral das décadas de 1950 e 1960 e do cenário musical único das décadas de 1970 e 1980. Afinal, a artista seguiu vários dos passos de sua mãe, Judy Garland, mas reinventou-se tanto no cinema com papeis icônicos e cativantes quanto no cenário da música pop dos anos 1980.

Não é à toa que um de seus principais álbuns, “Results” (1989), trouxe a música dance e pop para a discografia de Liza Minnelli, além de ter sido produzido pelo grupo Pet Shop Boys. A faixa “Losing My Mind” é o principal sucesso do álbum, extremamente característica do cenário musical pré-1990 da dance music.

Entretanto, sua marca musical é característica dos grandes clássicos da metade do século XX, do jazz e do teatro musical.

Um dos principais momentos em que Lady Gaga expressou publicamente sua admiração por Liza Minnelli foi durante sua segunda turnê com o álbum “The Fame Monster”, a The Monster Ball Tour. No show gravado em sua apresentação no Madison Square Garden, Lady Gaga comentou a presença da atriz e cantora.

Em sua fala, é extremamente perceptível o quão Liza Minnelli foi um ícone e uma inspiração de Lady Gaga em sua infância e adolescência, ainda com o sonho de ser uma grande estrela, seja nos palcos da música ou do teatro.

”[...] não digo isso para fazer alguns de vocês pirarem, mas Liza Minnelli está aqui hoje a noite. Acho que todos devem querer aplaudi-la porque, vocês sabem, é a Liza. [...] Ocasionalmente não falaria para vocês quem está aqui hoje, mas a razão pela qual estou contando a vocês é porque essas duas mulheres me influenciaram demais quando eu era uma estudante de teatro. Eu fui para a Tisch [Escola de Artes], em Nova Iorque. E o que costumava a acontecer eram os professores falarem: ‘sua voz é muito pop e, quando você canta música pop, sua voz é teatral até demais. Você sabe, nunca irá ficar com o papel da heroína nem a bonitona. Nunca irá ficar com o papel da queridinha. Nunca irá ficar com o papel principal, nunca será uma estrela. Você tem cabelo preto e é muito étnica.’ Então, eu costumava a falar: ‘e a Liza?’” - Lady Gaga na Monster Ball Tour

Deve-se lembrar que, antes mesmo que cogitar se tornar uma cantora dance pop, Lady Gaga buscou espaço no meio teatral e até mesmo já havia sonhado ser uma cantora de jazz. É com essa perspectiva em mente que podemos entender o quão grandiosa foi e é Liza Minnelli para a concepção artística de Lady Gaga. Muito há de Liza nas apresentações, músicas e influências de Gaga: desde a excentralidade que a artista trouxe para os palcos na década de 1970 a até sua atuação na indústria cinematográfica.

Assim como foi Liza, Lady Gaga é uma promessa para o cinema norte-americano, já tendo ganho um Oscar por Melhor Canção Original e estrelado um longa-metragem de sucesso. No palco, Gaga já traz a teatralidade que já é tão conhecida à sua música e performances. Uma característica que une a síntese artística tanto de Gaga quanto de Liza é a irreverência artística de ambas.

Em 2018, fontes próximas à atriz e cantora disseram que, por adorar Lady Gaga, Liza Minnelli estaria disposta a assistir o remake de “Nasce Uma Estrela” (2018), o qual Gaga protagoniza o papel que foi da mãe de Liza na versão do filme de 1954. Minnelli geralmente não acompanha, recusa-se e até mesmo critica muitos trabalhos que envolvem a imagem ou o nome de Judy Garland.

Um dos grandes tributos de Gaga à Minnelli foi, mesmo que indiretamente, na apresentação de sua canção “New York, New York”. A música, um dos grandes sucessos do jazz e da música norte-americana, foi amplamente popularizada pelo lendário Frank Sinatra. Entretanto, poucos se sabem que, originalmente, a canção tributo à famosa cidade pertence a um filme o qual Liza Minnelli protagonizou. Lady Gaga, em homenagem ao cantor, apresentou a canção em seu show tributo na data que representaria seu aniversário de 100 anos se vivo, a qual se tornou o seu cover de maior sucesso dentre vários de destaque.

New York, New York” é uma canção de 1977, pertencente à trilha sonora do filme “New York, New York”. O longa metragem, mesmo tendo sido um fiasco em bilheteria, foi protagonizado por Liza Minnelli, e a canção tornou-se uma de suas marcas registradas. Entretanto, é comumente relacionada a Frank Sinatra que, em 1980, gravou sua versão da música, responsável por a popularizar.

Liza Minnelli, assim como Lady Gaga, é, por conta de seu estilo, persona em palco e apresentações, considerada um ícone LGBTQIA+. Além disso, atua filantropicamente ao longo de toda sua carreira. Minnelli contribuiu para várias instituições de caridade, já tendo atuado no conselho de diretores dos Institutos para a Realização do Potencial Humano dos Estados Unidos (IAHP) por 20 anos, uma organização educacional sem fins lucrativos que apresenta aos pais o campo do desenvolvimento do cérebro infantil. Ela também já se dedicou à AMFAR (The Foundation for AIDS Research, em inglês).

"A AMFAR é importante para mim porque perdi muitos amigos que conhecia [para a AIDS]". - Liza Minnelli

Em 1994, a artista gravou a música, de Kander & Ebb, "The Day After That" e doou o dinheiro para pesquisas sobre a AIDS. No mesmo ano, apresentou a música para milhares de pessoas no Central Park no 25º aniversário da Rebelião de Stonewall, acontecimento de enorme peso para a comunidade LGBTQIA+.

Liza Minnelli, mesmo sendo filha de Judy Garland, não se deixou abalar pela imagem de sua mãe e traçou seu próprio caminho de sucesso no show business. Firmou seu nome tanto no teatro como na música, como uma das artistas mais artisticamente destacadas da segunda metade do século XX. Do mesmo modo, Lady Gaga saiu da década de 2000 como a grande promessa do pop mundial - e ainda trazendo aspectos tão representativos da música de Minnelli, que tanto a influenciou em sua infância e adolescência para seus próprios traços musicais: o teatral, o cênico e o dramático.

PLAYLIST - LADY GAGA E SUAS INFLUÊNCIAS

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.