CHEEK TO CHEEK: O Concerto

A relação de Lady Gaga com o jazz vem desde os 13 anos da cantora, como ela mesma já comentou. Sua entrada profissional neste gênero musical se deu em 2011 quando participou de um dueto com seu grande amigo e lenda do jazz, o cantor Tony Bennett, para o álbum ”Duets II”, do artista, na faixa "The Lady Is A Tramp”. Você pode conferir nosso especial sobre esta colaboração clicando aqui.

Ainda em 2011 iniciaram os rumores de uma futura colaboração de jazz entre Gaga e Tony, que se concretizou em setembro de 2014 no lançamento do álbum “Cheek to Cheek”.

Para promover o recente trabalho, a dupla de cantores realizou um concerto promovido pela rede de televisão norte-americana Public Broadcasting Service (PBS) durante o PBS Arts Fall Festival, o Cheek To Cheek: LIVE!.

O show foi gravado no final de julho de 2014, no dia 28, no Rose Theater – Jazz (imagem abaixo) no centro de convenções Lincoln Center, na cidade de Nova York, e a primeira exibição foi no dia 24 de outubro daquele mesmo ano, há exatos 6 anos.

Em 5 de janeiro de 2015 o especial foi ao ar no 2º episódio da 42ª temporada da tradicional série sobre música clássica, Great Performances, da mesma emissora.

Abaixo, você confere a setlist completa do concerto, com faixas presentes no “Cheek To Cheek” e outras adicionais:

1 - "Anything Goes"
2 - "Cheek to Cheek"
3 - "They All Laughed"
4 - "The Lady's in Love with You" (Tony)
5 - "Nature Boy"
6 - "Goody Goody"
7 - "How Do You Keep The Music Playing?" (Tony)
8 - "Bang Bang (My Baby Shot Me Down)" (Gaga)
9 - "Bewitched Bothered and Bewildered" (Gaga)
10 - "Firefly"
11 - "I Won't Dance"
12 - "Don't Wait Too Long" (Tony)
13 - "I Can't Give You Anything But Love"
14 - "Lush Life" (Solo by Gaga)
15 - "Sophisticated Lady" (Tony)
16 - "Let's Face the Music and Dance"
17 - "Ev'ry Time We Say Goodbye" (Gaga)
18 - "But Beautiful"
19 - "It Don't Mean a Thing (If It Ain't Got That Swing)"

A versão Blu-ray do DVD contêm algumas faixas que não foram originalmente ao ar no especial para a tv.

Confira imagem do palco onde foi realizado o concerto:

Abaixo você confere a capa oficial do evento e em seguida o pôster da PBS:

Confira também a contra capa:

Veja também imagens do DVD:

O show completo você pode assistir logo abaixo:

Você também pode adquirir o DVD nas lojas brasileiras.

Em Extras, mais abaixo, você poderá conferir o unboxing feito por um fã.

ENTREVISTA: “ela é realmente uma magnífica artista de jazz”

Além da gravação do concerto, também foi disponibilizada uma entrevista de Gaga e Tony para o episódio Great Performances, na qual os artistas falaram sobrem a parceira, o evento na PBS e o amor pela música e pelo jazz.

Logo no início da entrevista, Lady Gaga declara:

Tenho sonhado em fazer um álbum de jazz. Apenas achei que faria mais tarde na minha carreira. Mas é tão bobo. Por que? Por que não fazer agora? Especialmente porque eu canto jazz antes de cantar pop. Então foi perfeito. Foi orgânico e foi autêntico e honesto, assim como Tony.

Momentos depois, ainda na entrevista, Gaga fala:

A apresentação que Tony e eu fizemos para a PBS é a minha performance televisiva preferida que eu já viz. A combinação da luz com a autenticidade dos músicos e todos nós seguindo a liderança do Sr. Bennett, fez algo que eu acho que é muito especial. Aproveitei cada momento do processo de ensaio, gostei de estar no palco, parecia tão natural. Havia mais de 40 peças na orquestra, todas em perfeita sintonia. Cada um dos músicos de jazz estava tocando ao vivo. Nada estava em uma trilha ou gravada com truques. Era música pura e autêntica.

Originalmente, a entrevista fora dividida em 3 partes, de 3 minutos cada, já que eram exibidas nos intervalos do show. Abaixo, você pode conferi-la completa.

A PBS também disponibilizou um pequeno vídeo contendo algumas cenas por trás das câmeras, inclusive a chegada de Gaga e Tony no centro de convenções.

Assista:


ROUPAS E ESTILISTAS: "Ela sai do palco e sabe [o que funciona], ela não é uma marionete"

Com figurino escolhido por Brandon Maxwell e o estilo dos cabelos por Frederic Aspiras, talvez seja arriscado afirmar, mas certamente a era “Cheek To Cheek” marcou como um dos mais belos legados da moda na carreira de Lady Gaga, e o Cheek To Cheek:LIVE! não só provou a potência vocal da artista como sua versatilidade no que diz respeito à escolhas das roupas.

Lady Gaga surge com um novo visual para quase todos os números, fazendo da noite um festival de visual.

Naquele mesmo ano, juntamente da estreia do concerto, Brandon concedeu uma entrevista para a PBS falando sobre como trabalhou no processo de escolha das roupas.

Abaixo, você confere a tradução de alguns pontos destaques da entrevista:

Muitas das roupas eram mais sobre a silhueta e a estrutura dos vestidos. A voz dela é muito pura e as pessoas verão isso quando assistirem. Eu quis focar nessa pureza. Muito pode ser uma distração. Não acho que quando as pessoas estão assistindo a Gaga cantar uma música como “Lush Life”, que eles realmente estejam prestando atenção no que ela está vestindo. A voz está na vanguarda [em destaque].

GP: Você ou Lady Gaga têm um look favorito do concerto?

Nós dois amamos o macacão vermelho de couro, que ela usa pra cantar “Bang Bang” e que foi feito pra ela por David Samuel Menkes.

GP: Como você começou a selecionar os looks para este concerto? Você começou com uma música, uma música da era, o que inspirou qual vestido para tal número?

Não pensamos nisso com muita antecedência. Em qualquer parte do mês estávamos amando uma cor em particular. Gaga tinha dito que ama verde-azulado ou turquesa. Olhamos para a mulher que veio antes dela, mas Gaga é tão visionária e tão única que se você começar a fazer referências pesadas, não funciona. Ela é ela mesma e ultimamente toma as decisões por conta própria. Começamos com cores, formas, naquela época estávamos nos sentindo fluídos e soltos [...]. Ela sai do palco e sabe [o que funciona], ela não é uma marionete. Ela sente o momento e pode dizer, “isto é vermelho, eu sinto vermelho para isso”. É orgânico.

A entrevista completa você pode conferir aqui

Entre vestidos brilhantes, de seda e couro, e acessórios deslumbrantes, Lady Gaga utilizou ao todo 7 peças de vestuário no concerto. Confira alguns detalhes abaixo.

Para a primeira apresentação, Gaga utilizou um vestido brilhante criado exclusivamente para o concerto por Michael Costello e um acessório de ouro na cabeça feito por Efrat Cassouto.

No red carpet da premiere e para cantar “Nature BoyGaga usou um vestido preto do estilista Alon Livné.

Na terceira troca de roupa a cantora usou um vestido rosa da marca Stuart Weitzman e um chapéu desenho por Stéphane Rolland.

Um dos altos momentos da noite foi certamente marcado pelo icônico macacão de couro vermelho, quando Gaga cantou "Bang Bang” e "Firefly”. O outfit foi criado exclusivamente pelo designer David Samuel Menkes.

O 5º vestido usado por Gaga foi feito por Valentino para a coleção de alta costura de 2014, juntamente de um acessório para a cabeça feito pela marca australiana The Devoted Milliner.

Para cantar “I Can't Give You Anything But Love”, o vestido utilizado foi um Roberto Cavalli.

Para “Let’s Face The Music and Dance”, Lady usou um vestido azul feito por Mathieu Mirano.

Por último, e totalizando as 7 trocas de roupa, Gaga usou um vestido por Michael Costello, e mais um deslumbrante acessório de cabeça, uma tiara da coleção de alta-costura da coleção outono/inverno de Celia Kritharioti.

FOTOS

Fotos profissionais do evento também foram tiradas e você pode conferi-las abaixo:


EXTRAS

Naquele ano de 2014, Lady Gaga utilizou suas redes sociais para divulgar o concerto. Confira abaixo as publicações:

Sep 4 — A first look at Tony and Me Singing our new album #cheektocheek for our PBS music special airing soon! ALBUM OUT SEPT23

Oct 25 — last night I will never forget, I got to wear this beautiful Cavalli and watch Tony and my PBS special in London with all my friends. I love jazz, it just gives you that good feeling????

Abaixo, o comercial utilizado para divulgar o concerto:

Veja também o trailer:

Unboxing do DVD feito por fã:

Você já assistiu a este concerto? Qual sua parte e seu look favorito? Compartilha com a gente!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Arte da capa por Lucas Marques