Cada geração de artistas é única, ímpar e sempre antecedida por outra, tão grandiosa quanto. Em um momento, uma geração é a influenciada por sua antecessora; em um outro, é ela a base para uma outra e nova geração de astros. Esse ciclo de inspiração na música é normal, frequente e esperado, também ditando o que influenciará os artistas do presente, como acontece com Lady Gaga.

Nessa nova série de especiais, serão discutidas quais são as grandes influências da cantora entre os artistas que tiveram seu auge no passado, expondo seus principais pontos de inspiração, semelhanças artísticas e comparações quanto suas sonoridades e posturas enquanto influenciadores mundiais.

Visual, originalidade, renovação e presença definem alguns dos traços de Lady Gaga. Entretanto, bem antes da cantora firmar seu nome no cenário da música internacional, outro grande e maior nome já era cravado no inconsciente das pessoas e reinava como quem soa revolucionário, quem criou o modo pelo qual se faz música pop na atualidade: Michael Jackson, a grande inspiração para qualquer artista da música surgido no século XXI.

Apelidado por si mesmo como "Rei do Pop", Michael Jackson é um dos ícones culturais mais importantes e influentes de todos os tempos e um dos maiores artistas da história da música. Suas contribuições para a dança, moda e música mundial o fizeram uma figura global na cultura popular por mais de quatro décadas.

Jackson é um dos artistas musicais mais vendidos de todos os tempos, com vendas estimadas em mais de 350 milhões de discos em todo o mundo. “Thriller” (1982) é o álbum mais vendido de todos os tempos, com vendas estimadas em 66 milhões de cópias em todo o mundo. Seus outros álbuns, incluindo “Off the Wall” (1979), “Bad” (1987), Dangerous (1991) e “HIStory: Past, Present and Future, Book I” (1995), também estão entre os mais vendidos do mundo. Além de ser o artista mais premiado de todos os tempos, foi introduzido duas vezes no Hall da Fama do Rock and Roll, sendo o único artista pop ou rock a ser incluído no Hall da Fama da Dança. Outras conquistas em torno de Michael Jackson incluem 39 recordes no Guinness World Records (incluindo o de artista de maior sucesso de todos os tempos), 15 Grammy Awards (incluindo os prêmios Legend e Lifetime Achievement), 26 American Music Awards (AMA) e 13 singles #1 na Billboard Hot 100 (mais do que qualquer outro artista masculino na história da Hot 100).

Além disso, foi o primeiro artista a ter um single dos 10 primeiros na Billboard Hot 100 em cinco décadas diferentes. Em 2016, quase dez anos após sua morte, o patrimônio de Michael Jackson era de 825 milhões de dólares, o valor anual mais alto de uma celebridade já registrada pela Forbes. Ele é reconhecido como o artista de maior sucesso de todos os tempos pelo Guinness World Records.

Que Michael Jackson é um dos maiores artistas de todos os tempos os fãs de música sabem. Contudo, o que se deve ter claro é que todos os artistas pop da música internacional têm em Michael uma inspiração e influência, direta ou indireta, seja no campo da dança, música, moda, composição ou estilo musical - e com Lady Gaga não é diferente.

A Mother Monster tem Michael Jackson como uma grande inspiração em diversos quesitos. Em várias entrevistas, por exemplo, a cantora deixou claro sua fascinação pelo astro pop em suas diversas vertentes.

O próprio Michael já expressou seu fascínio pela cantora. Em entrevista, RedOne, antigo parceiro de produção de Lady Gaga, revelou que, durante a época de ascensão da cantora, Michael Jackson amava o sucesso “Poker Face” e que ele acreditava que “quem tinha escrito aquilo era um gênio”.

Em entrevista em 2010, Lady Gaga revelou ao apresentador Larry King que iria abrir os shows de Michael Jackson na sua residência em Londres “This Is It”, que aconteceria ao longo de 2009. Entretanto, o cantor morreu em 25 de junho, menos de 20 dias antes do primeiro show.

Não gosto muito de falar sobre essas coisas pessoais, mas acho que agora já posso falar sobre isso. Fui chamada para abrir os shows de Michael na Arena O2, estavámos trabalhando para que isso acontecesse. Acredito que também estavam rolando algumas negociações para que os artistas que fossem abrir os shows fizessem duetos com Michael no palco [...] Sua morte foi devastadora para mim, não importando se eu iria abrir os shows ou não. Ele é uma inspiração e foi um ser humano incrível" - Lady Gaga

Sendo um ícone fashion tanto quanto foi Michael Jackson em vida, Lady Gaga possui alguns itens de vestuário do artista, comprados em leilões, utilizados em shows famosos do astro. Foi revelado, em entrevista no “Carpool Karaoke” de James Corden, que a cantora tem mais de 400 itens que pertenceram a Michael Jackson, incluindo uma jaqueta Thriller, uma das icônicas luvas e figurinos de turnês.

Ela confirmou que tudo está sendo preservado em uma sala controlada para protegê-los e que eles permanecerão intocados para a geração futura. A artista até mesmo já chegou a expressar suas intenções de inaugurar um museu próprio para a exibição das peças adquiridas de Michael Jackson.

Em entrevistas, Lady Gaga revelou que usou algumas dessas peças enquanto estava finalizando seu terceiro álbum de estúdio, “ARTPOP” (2013).

Recentemente comprei uma porção de roupas de Michael Jackson – roupas das turnês dele. A ideia era guardá-las para ele e eu realmente não tenho a intenção de usá-las em público. São roupas do Michael. [...] Existem alguns suéteres que eu uso – eu os usei quando estamos mixando um disco. Sinto algo vindo das roupas. Apenas sinto que através das roupas você consegue sentir coisas.” - Lady Gaga em 2013

Entretanto, ao lado da candidata democrata Hillary Clinton nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016 em seu último comício antes das votações, Lady Gaga usou a famosa jaqueta de Michael Jackson usada em visita à Casa Branca, em 1990, quando apoiou George Bush.

A cantora discursou no comício democrata. Instigando os estadunidenses de irem às urnas e votar, ressaltando a importância do voto, Lady Gaga está reproduzindo o mesmo posicionamento nas atuais eleições no país a partir de suas redes sociais.

Ver essa foto no Instagram

#election2016 #govote #govote???????? #votelove #ImWithHer

Uma publicação compartilhada por Lady Gaga (@ladygaga) em

Além disso, Lady Gaga apresentou diversas canções de seu repertório, como “Bad Romance”, “Born This Way” e a na época nova “Come To Mama”, além de cantar “Livin On A Prayer” ao lado de Jon Bon Jovi.

Em 2012, Lady Gaga vestiu um dos ternos de Michael Jackson na London Fashion Week.

Jackson explorou diversos gêneros musicais desde seu início de carreira ainda enquanto criança membro do grupo The Jacksons 5, em sua adolescência no The Jacksons e até sua morte em 2009, incluindo pop, soul, funk, rhythm and blues, rock e disco. Houve uma grande evolução em suas faixas, qualidades musicais e estilo vocal ao longo de sua discografia.

Suas faixas de dance e rock tornaram-se mais agressivas no seu auge na década de 1980, enquanto que as músicas pop e baladas buscaram um caminho mais suave e com personalidade. Assim como Lady Gaga, Michael Jackson é dono de baladas incríveis, como “Speechless”, “Break of Dawn”, “I Just Can’t Stop Loving You” e “The Lady in My Life”.

Jackson cantou desde a infância e, com o tempo, sua voz e estilo vocal mudaram. Entre 1971 e 1975, sua voz desceu de algo mais infantil, de soprano, ao alto tenor, amadurecendo. Entretanto, o artista era, desde seu início de carreira, conhecido por seu alcance vocal. Com a chegada de “Off the Wall”, no final da década de 1970, as habilidades de Jackson como vocalista foram bem vistas. Em paralelo, Lady Gaga é uma das maiores cantoras de sua geração.

Lírica e esteticamente, Michael Jackson e Lady Gaga são bem próximos. Ambos possuem em sua discografia, por exemplo, diversas músicas que remetem, por exemplo, ao tenebroso, ao sobrenatural e ao terror.

Enquanto que Lady Gaga propôs uma estética dark para o EP “The Fame Monster” (2009) e para o álbum “Born This Way” (2011), além de possuir canções que remetem ao sombrio, como “Monster”, “Teeth”, “Bad Romance”, “Born This Way” e “Bloody Mary”, Michael Jackson possui grandes sucessos dentro da proposta do obscuro e do espantoso, como “Thriller”, “Torture”, “Dangerous”, “Ghosts”, “Dirty Diana” e “Blood on the Dance Floor”.

A canção “Bad Kids”, do álbum “Born This Way”, possui um trecho retirado do sucesso de Michael Jackson “They Don’t Really Care About Us” (1995). A canção tem batidas de reggae e hip hop e versão no Brasil em parceria com o grupo baiano Olodum introduziu na canção elementos de samba-reggae.

O trecho da música utilizado fala sobre rebeldia e insubordinação, extremamente representativo para a música de Michael Jackson, que trata sobre assuntos como o preconceito, o descaso político e policial perante minorias e classes menos favorecidas pelo mundo. Na canção de Lady Gaga, o trecho desempenha o mesmo sentido, mas para uma outra temática: a de jovens delinquentes que atribuem a culpa de suas derrotas aos seus pais. Gaga teve a ideia de escrever a faixa ao se sentir inspirada pelas cartas que os seus fãs a enviavam pré-2011.

Não nos importamos com o que as pessoas dizem, sabemos a verdade.

Já chega dessa humilhação!

Não sou uma aberração, nasci com minha independência,

Não me diga que sou menos do que minha liberdade."

Michael Jackson é um dos grandes ícones pop porque também transformou a arte dos videoclipes e abriu o caminho para a música pop moderna. Durante grande parte da carreira de Jackson, ele teve uma influência mundial incomparável sobre a geração mais jovem. Dono de incontáveis prêmios por sua videografia, é responsável pela importância que videoclipes têm para artistas atuais, suas gravadoras e suas influências sociais.

Suas músicas e vídeos, como o videoclipe de “Thriller”, além de definirem as formas de se gravar videoclipes, promoveram a diversidade racial na lista da MTV e direcionaram seu foco do rock para o pop e o R&B jovem, moldando o canal de uma forma que se mostrou duradoura. Não é à toa que, por décadas, o canal se beneficiou enormemente da grande alavancada nas produções de videoclipes de Michael Jackson. A popularidade de seus vídeos na MTV ajudou os números de audiência relativamente novos do canal e o foco da MTV mudou para pop e R&B. Sua performance no “Motown 25: Yesterday, Today, Forever” mudou o escopo dos shows ao vivo, tornando aceitável que os artistas sincronizassem os lábios com o videoclipe no palco.

Já era moda desde o final dos anos 1970 a produção de videoclipes para a promoção de singles e marketing para os artistas. Entretanto, foi Michael Jackson, no início da década de 1980, que traçou novos rumos para essa forma de arte. Incorporando enredos, personagens e maior tecnologia nas gravações, sem Michael Jackson não haveria clipes como os de “Bad Romance”, “Alejandro”, “Telephone”,“911” e nem como o de nenhum astro pop surgido após 1990 de sucesso.

Nesse sentido, tanto Gaga como Michael são famosos por seus videoclipes e coreografias. Em suas videografias, ambos exploraram temas como a representatividade (racial ou sexual), imagens sexuais, coreografias populares e experimentações novas de técnicas de gravação. O videoclipe de "Black or White" (1991) estreou simultaneamente em 14 de novembro de 1991 em 27 países, com uma audiência estimada em 500 milhões de pessoas, a maior audiência de todos os tempos para um videoclipe na época. Assim como alguns dos videoclipes de Lady Gaga, alguns de Michael Jackson foram considerados controversos e até criticados, muito por conta de cenas em que Jackson esfrega a virilha, vandaliza carros, joga uma lata de lixo nas ruas e mais.

Para o videoclipe de "Smooth Criminal" (1987), Jackson experimentou se inclinar para a frente em um ângulo de 45°, além do centro de gravidade de seu corpo. Para isso, o artista e designers desenvolveram um sapato especial para prender os pés do artista no palco, permitindo que ele se inclinasse para frente.

No palco, Lady Gaga se comporta como Michael Jackson. Seja pelos vários dançarinos e coreografias marcantes e premiadas, pela estética e figurinos famosos, pela presença de palco ou a qualidade vocal ao vivo, há muito de Michael em Gaga. Uma comparação entre ambos só é possível a partir do momento em que Lady Gaga coloca-se como um astro pop exemplo de sua geração e para gerações futuras, inspirando-se e tendo Michael Jackson como uma de suas principais influências no modo de se fazer, pensar e agir no mundo da música.

PLAYLIST - LADY GAGA E SUAS INFLUÊNCIAS

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.