Cada geração de artistas é única, ímpar e sempre antecedida por outra, tão grandiosa quanto. Em um momento, uma geração é a influenciada por sua antecessora; em um outro, é ela a base para uma outra e nova geração de astros. Esse ciclo de inspiração na música é normal, frequente e esperado, também ditando o que influenciará os artistas do presente. É assim com Lady Gaga.

Nessa série de especiais, serão discutidas quais são as grandes influências da cantora entre os artistas que tiveram seu auge no passado e seus porquês, expondo seus principais pontos de inspiração, semelhanças artísticas e comparações quanto às sonoridades e posturas enquanto influenciadores.

No 14° episódio, o especial Lady Gaga e suas Influências traz ao destaque uma das principais inspirações artísticas e pessoais da Mother Monster, além do gênero que remete às origens da mesma na música ao tratar do jazz e do lendário Tony Bennett.

Vencedor de 19 prêmios Grammy (incluindo um Lifetime Achievement Award, em 2001), dois Emmy Awards e diversos outros prêmios importantes, além de nomeado a um NEA Jazz Master e um Kennedy Center Honoree, Tony Bennett vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente.

O artista está no Livro dos Recordes pelo "Tempo mais longo entre o lançamento de uma gravação original e uma regravação do mesmo single pelo mesmo artista", na regravação cover da canção "Fascinating Rhythm", com 68 anos e 342 dias após a gravação original.

Bennett voltou, após um período menos favorável, ao topo do cenário musical na década de 1990, voltando a conseguir certificações de disco de ouro no mundo e ampliando seu público para a geração MTV, mantendo seu estilo musical intacto. Ele continua a ser um artista de gravação e concertista popular e elogiado pela crítica.

Já na vida de Gaga, desde pequena, o gênero jazz sempre se fez presente, tanto em seus estudos no campo da prática musical quanto em seus primeiros contatos com grandes nomes do cenário musical do jazz norte-americano, como Frank Sinatra, Nina Simone e, claro, Tony Bennett.

"Eu venho cantando jazz desde que era uma criança e realmente queria mostrar o lado autêntico do gênero" - Lady Gaga.

Gaga conheceu pessoalmente Tony Bennett em 2011, em Nova Iorque, após a regravação do clássico "Orange Colored Sky", durante uma festa da entidade filantrópica Robin Hood Foundation. A música foi regravada pela cantora para o EP “A Very Gaga Holiday”, que foi lançado no mesmo ano. Desde então, já houve o interesse de Bennett em trabalhar com Lady Gaga - a mesma foi convidada pelo cantor para gravarem "The Lady is a Tramp", do álbum lançado em 2011 por Bennett.

Criado em Nova Iorque, seu nome de nascença é Anthony Dominick Benedetto. Tony Bennett lutou na fase final de Segunda Guerra Mundial como um atirador da infantaria estadunidense. Mais tarde, já praticando o canto desde muito pequeno, desenvolveu sua técnica e, assinando com a Columbia Records, teve sua primeira canção de sucesso nos Estados Unidos, “Because of You”, pertencendo do álbum de mesmo nome (1951).

A partir de então, desde o início da década de 1950, Tony Bennett foi escrevendo seu nome na história popular da música jazz estadunidense. Um dos grandes desafios de seu início de carreira foi se distinguir do estilo de Frank Sinatra, o grande artista norte-americano do momento, também no cenário do jazz e swing. Ao longo de sua carreira, experimentou diversos gêneros musicais, sendo seu principal tronco artístico o jazz e a música conhecida como tradicional pop standard, famosa entre as décadas de 1930 e 1950.

Tony Bennett atingiu a fama nacional nos Estados Unidos ao longo da década de 1950, no mesmo período do início da era do rock’n roll, representado por Little Richard, Chucky Berry, Bill Harley & His Comets, B.B King e Jerry Lee Lewis. O artista tornou-se notório no país em um período que a dinâmica da indústria da música havia mudado e tornara-se cada vez mais difícil para os cantores pop existentes se saírem bem comercialmente.

Entretanto, Tony Bennett continuou a fazer sucesso, colocando oito músicas no top 40 da Billboard Hot 100 ao longo dos anos 1950. A prova de seu sucesso é que, mesmo com o foco da música internacional sendo o carisma de Elvis Presley e o sucesso de grupos como The Rolling Stones ou The Chordettes, a canção de maior sucesso de sua discografia foi lançada em 1962.

I Left My Heart In San Francisco” foi, em 2018, selecionada para preservação no Nacional Recording Registry pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos como sendo "cultural, histórica e artisticamente significativa". Em 2001, a canção foi classificada em 23º na lista da RIAA das canções mais historicamente significativas do século XX.

Tanto Lady Gaga quanto Tony Bennett, em seus inícios de carreira, representaram um certo tipo de resistência de musicalidade. Enquanto Lady Gaga lançou-se no show business em um momento em que o dance pop já não era o gênero mais famoso da musicalidade mundial, sendo uma das artistas que alavancou o gênero no início da década de 2010, Tony Bennett foi um dos artistas que mantiveram relevante a sonoridade da música pop dos anos 1950 até o passar da década de 1970, quando os holofotes da indústria da música se voltavam ao rock em geral.

E, assim como Lady Gaga, Tony Bennett desde seu início de carreira sempre foi um sucesso de críticas. Bennett foi aumentando a qualidade de sua música e, portanto, a sua reputação. O cantor estava seguindo o caminho de Sinatra e outros cantores de grande renome do jazz e referidos como ’’standards’’ da época.

Tanto Lady Gaga quanto Tony Bennett são extremamente famosos por dois pontos: por terem interpretado canções de grande sucesso de outros artistas e por colaborações com artistas que os influenciaram em sua música. Lady Gaga já homenageou diversas lendas da música e já deu voz a grandes canções, como “Imagine”, de John Lennon, “You Got A Friend”, de Carole King, “Don’t Let Me Be Misunderstood”, de Nina Simone, “I Wish”, de Stevie Wonder, e muitas outras, além de já ter subido no palco com artistas como Iron Maiden, Sting e Elton John.

Nesse sentido, Tony Bennett é um dos artistas, senão o de maior destaque, que mais possui colaborações, com uma variedade extremamente diversa de astros, trazendo para seus álbuns de dueto desde Thalía até Norah Jones. De Queen Latifah a Andrea Bocelli, de Maria Gadú a Aretha Franklin, Tony Bennett reúne grandes nomes da música mundial em seus famosos álbuns de duetos, no qual dá vida aos grandes clássicos da música e/ou de sua própria carreira.

Além disso, em sua discografia, há diversos covers de sucessos, dentre eles os clássicos “The Lady Is A Tramp”, “New York, New York” junto a Frank Sinatra, “Fascinating Rhythm” e, um dos mais famosos, da canção “Blue Velvet”.

E, tratando-se de interpretar clássicos e colaborações famosas, o álbum “Cheek To Cheek” percorre ambos os mundos.

Uma coletânea de standards norte-americanos, além de conquistar um Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional, "Cheek to Cheek" estreou em #1 na Billboard 200 nos Estados Unidos, com cerca de 131.000 cópias vendidas em sua semana de lançamento. Em sua discografia, Lady Gaga viu o gênero jazz a tornar a primeira artista feminina na década atual a ter três álbuns #1. Além dos Estados Unidos, o álbum também conseguiu o “top dez” na Austrália, Canadá, Reino Unido, Japão e Grécia.

Mesmo sendo um álbum muitas vezes negligenciado pelos fãs, incluindo os brasileiros, por conta de representar um distanciamento de Lady Gaga de seus gêneros musicais tradicionais de atuação (pop, dance e eletrônico), a era Cheek To Cheek é marcada por significar a grande versatilidade musical da cantora e a conquista de outros públicos, além de proporcionar a seus fãs apresentações grandiosas, emocionantes e de grande potencial vocal de Gaga.

Em janeiro de 2013, após sua performance com Bennett no final do baile inaugural da segunda posse presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos, Gaga utilizou de sua conta oficial no Twitter para anunciar o álbum de maneira definitiva, postando uma foto junto a Bennett, além de revelar o título do mesmo.

"E aqui eu e meu querido parceiro, eu simplesmente mal posso esperar para o nosso álbum juntos, ele é meu querido!"

Em setembro do mesmo ano, Tony Bennett explicou que, para a composição do álbum, grandes sucessos do jazz seriam retratados com uma grande banda e grandes artistas em sua parte de composição e rearranjo artístico. Em entrevista ao jornal Chicago Tribune, sua principal intenção de gravar o álbum com Gaga foi introduzir o jazz padrão para um público mais jovem, fora do alcançe que o jazz em seus tempos áureos se propõe a se expandir nos dias atuais, acreditando que as faixas tinham um "apelo universal e de qualidade atemporal".

"Fizemos um álbum de clássicos do jazz, mas com um toque moderno" - Lady Gaga sobre "Cheek to Cheek".

O álbum, para além de uma visão artística, foi uma ótima peça para a carreira de ambos os artistas. Lady Gaga saia de um momento conturbado de sua carreira com o lançamento do álbum “ARTPOP”, além de sua imagem na época já estar saturada pela mídia, envolta de polêmicas e um estilo ímpar. Para a cantora, “Cheek To Cheek”, serviu como uma limpeza de imagem e a prova concreta de sua versatilidade artística; para Tony Bennett, representou um grande salto de um artista cujo auge foi o início da segunda metade do século XX no início da era dos streamings.

Lady Gaga já afirmou que Tony Bennett “salvou sua vida” convencendo-a a continuar cantando quando ela quis desistir. Aludindo aos problemas surgidos em 2012/2013 com seu empresário e equipe, Gaga já afirmou em diversas entrevistas que as pessoas muitas vezes “se aproveitam” dos artistas.

É de partir o coração. Seis meses atrás eu nem queria cantar mais. [...] Eu estava tão triste, eu não conseguia dormir. Eu me sentia morta. E então passei muito tempo com Tony. Ele não queria nada além de minha amizade e minha voz. [...] Todos os dias [durante o período de gravação do álbum] digo a Tony que ele salvou minha vida”. - Lady Gaga

Um grave problema dos fãs de música pop atual, em especial os fãs de Lady Gaga, é resumirem Tony Bennett ao “Cheek To Cheek” ou suas parcerias com a cantora, sendo um ultraje a sua figura de mais 70 anos de carreira. Lady Gaga, por conta de sua versatilidade artística, apresenta ao seus fãs diversos artistas incríveis, tendo eles a oportunidade de terem contato com a arte de algum artista renomado de um jeito novo, repaginado. E este especial também tem como objetivo fazer esse resgate de inspirações e apresentar artistas como o incomparável e lendário Tony Bennett, que tem uma inegável conexão com Lady Gaga e sua carreira.

PLAYLIST - LADY GAGA E SUAS INFLUÊNCIAS

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.