Uma nova década foi iniciada, Lady Gaga também já completou uma década de carreira e o RDT irá completar a sua também (sim, já são 10 anos com você), e para celebrar, nada melhor do que reunir momentos incríveis e datas super importantes que marcaram nossas vidas.

Pensando nisso, nós da Equipe RDT separamos para você algumas datas importantes da carreira de Lady Gaga que ficaram gravadas em nossas memórias e, consequentemente, acabaram mudando nossas vidas de alguma forma.

Nesta publicação, iremos mencionar algumas datas de lançamentos de singles e videoclipes, além dos primeiros trabalhos de Lady Gaga no geral, que se tornaram icônicos, e que também já completaram seus 10 anos de existência, comentando brevemente sobre eles. O intuito é fazer você relembrar, ou conhecer, as histórias desses trabalhos incríveis!

10/01/09 - Lançamento de "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" (Single) (12 anos)

"Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" é uma música escrita por Lady Gaga e Martin Kierszenbaum, presente no "The Fame".

A música foi escrita em algum momento no final de 2007 / início de 2008, após a primeira música de Gaga e Kierszenbaum, "The Fame". Um dos títulos de trabalho usados ​​foi "Nothing I Can Say (Eh, Eh)", enquanto um nome alternativo registrado no IMC de Gaga foi "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)". Durante um de seus shows em 2009 antes de tocar a música, Gaga disse que a inspiração para a canção veio quando dois caras com quem ela estava namorando se conheceram e tudo o que ela tinha a dizer era "Eh, Eh". Embora a letra da música tende a confirmar isso, há uma forte possibilidade de que isso seja uma piada.

Musicalmente, "Eh, Eh" é creditado como uma balada em comparação com o resto das faixas de dança de "The Fame". A música tem um sintetizador pop dos anos 80. Gaga afirmou que a letra de "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" é sobre amor e explicou que:

"'Eh, Eh' é a minha música pop simples sobre encontrar alguém novo e terminar com o antigo namorado".

É o único single de "The Fame" (exceto "Just Dance") a ter uma imagem de uma sessão de fotos como capa única, em vez de uma fotografia tirada no set, exceto a capa única francesa e a remix.

Além disso, não apareceu nas paradas da Billboard Hot 100, tornando-se o primeiro de dois singles dela (na época) que não apareceram na Billboard.

26/01/10 - Lançamento de "Telephone" (Single) (10 anos)

"Telephone" é uma música pop escrita por Rodney "Darkchild" Jerkins, Lady Gaga, LaShawn Daniels, Lazonate Franklin, Beyoncé Knowles e produzida pela Darkchild Studios. A música é o segundo single do "The Fame Monster". Gaga originalmente escreveu a música para Britney Spears, no entanto, os planos não foram cumpridos e Gaga gravou a música para si mesma, apresentando Beyoncé como vocalista convidada.

Em 13 de Janeiro de 2010, a canção foi oficialmente transmitida no Reino Unido para uma rádio. Já nas rádios dos EUA foi lançada em 26 de janeiro de 2010. A música chegou ao terceiro lugar na Billboard Hot 100 dos EUA e liderou a parada de canções pop do país. A música se tornou o sexto single consecutivo de Lady Gaga e foi uma das músicas de maior sucesso de 2010.

A música era originalmente intitulada "Underground" depois que uma música de mesmo nome foi registrada na ASCAP, citando Jerkins como co-escritor (sem nenhum autor original creditado). Após o lançamento do sexto álbum de estúdio de Britney Spears, "Circus", a entrada do ASCAP foi modificada para incluir Lady Gaga como escritora e o nome da música modificado para "Telephone", fazendo com que os fãs especulassem um possível lançamento no futuro.

Em agosto de 2008, a música foi oferecida à gerência de Britney Spears para uma recepção calorosa, supostamente com a intenção de ser lançada como uma faixa bônus, mas foi deixada de fora porque o álbum já tinha uma música relacionada a telefone, intitulada "Phonography". Gaga falou sobre a música em uma entrevista dizendo:

"Eu estava trabalhando com Rodney Jerkins no material das Pussycat Dolls, e escrevemos essa música, quando terminamos eu falei: 'Oh, Eu quero cantá-la', mas meu álbum já estava finalizado", declarando que Rodney havia ligado mais tarde onde disse: "A equipe da Britney está surtando por causa dessa música". "No fim é ela que toma as decisões, então quando descobri que ela amou a música e que iria gravá-la, foi incrível".

Em 28 de março de 2009, Jerkins atualizou sua página oficial no Twitter, afirmando:

"Eu e Lady Gaga escrevemos um hit para a Britney chamado 'Telephone', a gravadora não adicionou no LP ('Circus'). Deveria ser lançada agora!!! É quente demais!!!"

Em um próximo álbum colaborativo de obras de Jerkins, "Darkchild Presents: The Writers Vol. 1", era esperado que tivesse a música nele, mas a música foi finalmente lançada no "The Fame Monster". Segundo o POPJustice:

"Era para a vocalista convidada ser outra pessoa, mas então a vocalista convidada queria colocar a música no seu próprio álbum de maiores hits, então Lady Gaga fez arranjos alternativos", Se especula que ela estava se referindo ao 'Britney Spears The Singles Collection'.

Depois de Beyoncé e Gaga terem trabalhado no remix de "Video Phone", do qual Gaga escreveu um verso, Gaga pediu que Beyoncé fosse a vocalista convidada da música. Beyoncé então gravou seus vocais em 13 de outubro de 2009 em Osaka, Japão.

A principal inspiração por trás da música foi o medo de asfixia de Gaga e a incapacidade de sair e se divertir devido à quantidade de trabalho que a "sufocava". As letras retratam a cantora como preferindo a pista de dança a atender os telefonemas de seu amante. Gaga explicou que o telefone endereçado na letra da música é, na realidade, uma pessoa que está dizendo para ela continuar trabalhando mais.

"Medo de asfixia — algo que eu tenho medo é de nunca ser capaz de aproveitar a vida, [...] Porque eu amo tanto o meu trabalho, eu acho muito difícil sair e me divertir. [...] Eu não vou em boates, [...] Você não vê fotos minhas bêbada em uma boate. Eu não vou — e é porque eu geralmente vou e então, você sabe, um whiskey e meio depois eu tenho que voltar para o trabalho".

Um trailer intitulado "The Making Of Telephone" foi publicado no site oficial de Darkchild em 21 de novembro de 2009. Dois dias depois, Darkchild lançou o vídeo em seu site, mostrando batidas e letras alternativas. A versão alternativa foi oferecida na versão de Britney Spears, mas após a regravação, Gaga decidiu fazer alterações (o vídeo não se encontra mais disponível, pois o site saiu do ar).

Musicalmente, "Telephone" consiste em uma ponte expandida, verso-rap e um epílogo em que a linha telefônica é desconectada. Beyoncé aparece no meio da música, com os versos sendo cantados de maneira rápida, acompanhados de batidas duplas. Embora construída como um dueto, a música apresenta Beyoncé aparecendo pela primeira vez no verso do meio e cantando suas letras através de um breve interlúdio, e apóia o refrão durante o resto da música. Essencialmente, Gaga está em um clube e seu namorado continua ligando, mas ela não pode falar com ele no momento porque está bebendo e dançando sua música favorita.

03/02/09 - Lançamento de "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" (Videoclipe) (11 anos)

O vídeo da música "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" estreou no PerezHilton.com em 3 de fevereiro de 2009. Ele é descrito com o tema dos anos 50, futurista e ítalo-americano e foi dirigido por Joseph Kahn. O vídeo foi filmado, consecutivamente, com o de "LoveGame", no fim de semana de 9 de janeiro de 2009, em Los Angeles.

O vídeo começa com Gaga em uma Vespa S. Os primeiros 20 segundos são em grande parte imagens de diferentes homens, de Lady Gaga e da cidade. A primeira cena principal mostra Gaga com algumas amigas rindo e brincando em um restaurante enquanto ela está sentada na mesa. Gaga então vem do quarteirão andando com suas amigas no ritmo e cantando para a câmera. Ela é mostrada em uma cama dormindo, e puxando a coberta para revelar os sapatos rosa de salto alto. Gaga canta e cozinha para um homem em uma casa enquanto dança. Ela também é mostrada passando roupas enquanto o homem está ao telefone gritando com alguém. Os dois cães Arlequim Great Danes que aparecem em muitos outros vídeos dela também aparecem aqui. Mais tarde, ela se deita em um sofá com as pernas em cima do homem. Depois é vista beijando-o apaixonadamente com seus fones de ouvido "Beats by Dr. Dre". Uma das últimas cenas mostra-a em um vestido amarelo feito de flores e usando um relógio amarelo (Baby-G BG5602-9) enquanto canta a música com um penteado volumoso. A cena então rapidamente volta para ela na cama.

Quando perguntada sobre o vídeo, Lady Gaga respondeu:

"Eu queria mostrar um lado diferente de mim mesma — talvez um lado mais doméstico e feminino. E eu queria criar uma imagem de moda futurística linda e deslumbrante dos anos 50 que iria abrir buracos nos cérebros de todos".

13/02/09 - Lançamento de "LoveGame" (Videoclipe) (11 anos)

O videoclipe de "LoveGame" foi filmado no final de semana (9 e 10) de janeiro de 2009 em Los Angeles e estreou em 13 de fevereiro de 2009. O vídeo enfrentou problemas de censura na Austrália, onde foi classificado como M pela Network Ten devido a sugestivas imagens envolvendo escravidão e atos sexuais. O canal exigiu fornecer a eles uma versão editada do vídeo que não enfrentaria problemas de censura. A televisão australiana continuou transmitindo o vídeo no programa de música Rage e nas redes a cabo Channel V e MTV.

O vídeo começa com o título "Streamline Presents" e três homens andando pela Times Square. Eles abrem uma tampa de bueiro na qual está escrito "Haus Of Gaga". Na sequência, Gaga é mostrada nua com tinta azul e roxa e glitter em seu corpo, junta com dois homens que têm as palavras "Amor" e "Fama" gravadas em seus cabelos (é possível que Gaga esteja usando roupas íntimas cor da pele nesta cena).

A cena muda para um metrô no qual Gaga começa a cantar em um collant branco-acinzentado com capuz. Ela carrega sua marca registrada, o 'disco stick', e um óculos de arame. O refrão começa com Gaga, junto com seus dançarinos, andando por uma estação de metrô e dançando pelas escadas. Seus cães de marca registrada, dois Arlequim Great Danes, também são mostrados no topo da escada. O vídeo muda para a parte interna do metrô, onde o segundo verso acontece entre a dança coreografada, na qual Gaga está vestindo uma jaqueta preta. O grupo segue para um estacionamento.

Na nova cena, Gaga é mostrada com os dois homens novamente e entra em uma bilheteria com um segurança (essa cena mostra Gaga em beijos e carícias temporárias). À medida que a câmera gira da direita para a esquerda, o segurança alterna entre [ser] um homem e uma mulher. Gaga também é mostrada usando um relógio amarelo Baby G, igual ao do videoclipe de "Eh, Eh". Para terminar, a cena final mostra Gaga em uma sequência de dança coreografada com sua equipe de dançarinos de apoio. O vídeo termina quando Gaga e seus dançarinos seguram a virilha enquanto gesticulam em direção à câmera.

Lady Gaga sobre o videoclipe e suas raízes na cultura pop:

"Isso tudo é parte de um movimento. Minha arte é muito mais profunda do que moda ou qualquer coisa parecida. Eu amo música pop, e eu quero trazê-la de volta. [...] As pessoas estão verdadeiramente famintas por isso. Elas geralmente sentem falta dos anos 90 e os super fãs lotando a Times Square, chorando, gritando e fazendo qualquer coisa para ver a unha de uma estrela. Eu quero isso de volta, e [o vídeo de 'LoveGame'] é apenas outra jogada para isso acontecer. 'LoveGame' é um vídeo genuíno do estilo de vida em Nova Iorque. Tem aquela sensação de 'gay, negro, de Nova Iorque, de inclusão e glamour. [...] Eu queria trazer a garota que eu era quatro anos atrás, e eu queria colocar isso no cenário underground do metrô. Eu trabalhei com Joseph Kahn, e ele fez um trabalho maravilhoso. Ele não capturou apenas a moda; ele capturou a artista".

Entre muitas influências pop; o conceito, estilo e movimentos de dança do vídeo foram muito inspirados no videoclipe de "Bad" de Michael Jackson (1987).

Ela conversou com a Entertainment Weekly durante os bastidores da filmagem sobre o que ela pensa sobre o vídeo e o desenvolvimento dele, incluindo as novas medidas criativas adotadas:

"Eu queria ter um grande momento de dança no clipe, queria que fosse lindo, bonito, deslumbrante, suado, incrível, cheio de garotos incríveis, mas quando você chega perto, o olhar de todos é honesto e aterrorizante. [...] Toda a ideia por trás da coisa 'ruim' do metrô é que eu e meus amigos de Nova Iorque, somos todos, tipo, os artistas mais incríveis, [...] melhores designers, artistas performáticos, dançarinos. Os dançarinos no vídeo... não são aquelas pessoas gostosas de Los Angeles que você vê nos clipes de todo mundo. Os dançarinos são aqueles que não são selecionados, porque são reais demais. [...] Eu amo a imagem de uma pessoa incrível do centro caminhando pela rua com seus amigos, pegando um par de alicates e fazendo um par de óculos escuros a partir de uma grade que pegou na rua, [...] Eu achei a imagem tão real, e mostra que não importa quem você seja, ou de onde você vem, ou quanto dinheiro você tem no seu bolso, você não é nada sem suas ideias. Suas ideias são tudo que você tem. A abertura do vídeo sou eu com um capuz com correntes e óculos intensos. Eles são tão incríveis. Parece que eu o confeccionei direto de um arame e o coloquei no meu rosto".

09/03/06 - Lançamento do "Red And Blue" (14 anos)

Correr atrás de um sonho não é nada fácil, ainda mais em uma indústria machista como a da música, mas Stefani não desistiu e foi a luta.

Atrás de muito glamour, inúmeras datas marcadas e shows esgotados, já existiu um passado onde a realidade era completamente diferente. Lutas diárias para conseguir shows, roupas improvisadas, artes caseiras e uma moradia alugada. Assim foi o início de Stefani Germanotta, hoje conhecida como Lady Gaga.

Em entrevistas, a cantora já contou sobre ser insegura e também como foi o início quando decidiu começar a fazer shows:

"Costumavam me zoar por ser muito provocativa ou muito excêntrica, então eu comecei a ser mais discreta. Eu não me encaixava e me sentia uma aberração".

"Eu deixei minha família inteira, arrumei o apartamento mais barato que pude encontrar e comi merd* até alguém ouvir".

Para esta data tão marcante que logo completará seus 15 anos, nossa equipe preparou um belo ESPECIAL com informações desta época, como: seu verdadeiro nome, o início de sua vida, a SGBAND, o "Words" (seu primeiro trabalho antes do "Red and Blue"), seus primeiros shows e seu desenvolvimento artístico.

11/03/10 - Lançamento de "Telephone" (Videoclipe) (10 anos)

O videoclipe foi filmado em 28 de janeiro de 2010 e dirigido por Jonas Åkerlund. As audições para o videoclipe foram realizadas na segunda-feira, 18 de janeiro de 2010. O conceito do vídeo envolve Beyoncé salvando Lady Gaga da prisão e é uma continuação do curta-metragem "Paparazzi".

Sobre o trabalho, a cantora afirmou:

"Me sinto tão mal pelo vídeo de 'Bad Romance', porque o vídeo de 'Telephone' é muito melhor. O que eu gosto sobre o vídeo é que é um evento pop real e verdadeiro e, quando eu era mais jovem, eu sempre ficava animada quando havia um grande evento acontecendo na música pop e era isso que eu queria que o vídeo fosse".

O vídeo original tinha a duração de 12 minutos, apresentando uma cena no chuveiro da prisão. No entanto, essa cena foi cortada do vídeo.

Uma versão em 3D do videoclipe foi feita, muito parecida com a versão em 3D de "Bad Romance", que é vista grande parte em preto e branco, com exceções ao batom e as roupas de Lady Gaga e Beyoncé.

Sobre as polêmicas relacionadas ao videoclipe, a cantora afirmou:

"Existem mulheres trans e de repente isso se tornou venenoso, porque existem pessoas nesse mundo que acham que ser gay é uma escolha. Não é uma escolha, nascemos desse jeito. É por isso que, para mim, esse vídeo é revolucionário, porque tem um pé na comunidade artística e outro no mundo comercial. Contei para Beyoncé depois que o vídeo foi ao ar que você verá que esse vídeo não é tão maravilhoso agora, mas daqui seis meses você verá o que ele irá significar. Ouvir as pessoas dizerem que o vídeo é sadomasoquista ou que o vídeo promove assassinatos, me faz acreditar que o vídeo está ganhando muita atenção, mas não por causa desses temas, pois eu já fiz esses temas antes, não fiz?"

Ela ainda completou: "Não há regras ou limites quando se trata de amor. Mas eu vejo o amor como algo separado de sexo".

Quer saber mais detalhes sobre esse trabalho tão incrível? Então confira nosso ESPECIAL, no qual separamos para você: a história do videoclipe, detalhes dos figurinos, bastidores, versões disponíveis, curiosidades e até possíveis erros.

DATA BÔNUS: 11/03/09 - Início da "The Fame Ball" (11 anos)

O show era dividido em quatro partes e possuía três filmes chamados de "Crevette Films". Eles foram criados para serem usados como interludes durante a apresentação, e eram divididos em: "The Heart", "The Brain" e "The Face".

Em entrevista para a MTV, Gaga descreveu o conceito da turnê:

"Não é realmente uma turnê, é mais uma festa de viagem. Quero que seja uma experiência completa, desde o minuto em que você entra na porta da frente até o minuto em que eu começo a cantar. E quando tudo acabar, todo mundo vai pressionar o botão de rebobinar e revivê-la novamente. É como se você estivesse andando em Nova York por volta de 1974: Há uma instalação artística no lobby, um DJ tocando seus discos favoritos na sala principal e depois a performance mais assustadora que você já viu no palco".

A segunda versão da turnê é a mais conhecida. Na primeira versão, a ordem de algumas músicas eram diferentes e alguns figurinos também sofreram modificações para a segunda versão. Além disso, na primeira versão era um DJ que tocava as músicas, já na segunda, tinha uma banda tocando ao vivo.

Outra diferença entre as duas versões da turnê, foi a substituição da música "Future Love" por "Brown Eyes". "Future Love" nunca foi lançada oficialmente por Lady Gaga, enquanto "Brown Eyes" está presente em seu primeiro álbum.

Para saber mais sobre a turnê, como: sua tracklist completa, ordem de apresentação, tradução dos filmes (interludes) e outras curiosidades, leia o ESPECIAL feito pela nossa equipe.

23/03/09 - Lançamento de "LoveGame" (Single) (11 anos)

"LoveGame" é uma música escrita por Lady Gaga e RedOne em janeiro de 2008, em Hollywood e Los Angeles, para o álbum de estreia de Gaga, "The Fame". A música chegou ao 5º lugar na Billboard Hot 100.

A música foi lançada como o terceiro single do "The Fame" na América e na Europa, e como o quarto single na Austrália, Nova Zelândia, França e Suíça (após "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)"), e no Reino Unido (após "Paparazzi"). O single foi lançado no iTunes canadense em 24 de março de 2009. O lançamento australiano do single foi agendado inicialmente para 17 de abril de 2009, mas foi adiado para 4 de maio.

A versão original de "LoveGame" era mais curta e mais áspera no final. O lançamento revisado tem algumas pequenas mudanças no final da música. Esta versão está disponível em todas as cópias, exceto na edição original (lançamento canadense e australiano em 2008) de "The Fame".

Um dos títulos de trabalho usados ​​foi "Love Games", mas foi alterado para "LoveGame". A música é sobre a implicação de um beijo ("Eu quero te beijar"), quando você conhece alguém na pista de dança e você beija a pessoa. Esse beijo pode levar a se apaixonar, ou apenas uma f*da rápida, e nunca mais falar com o garoto ou a garota.

Em uma entrevista à Rolling Stone, Gaga explicou ainda o significado da música e sua inspiração por trás dela, especialmente a parte: "Vamos nos divertir, essa batida é doentia / eu quero dar uma volta no seu disco stick":

"É outra das minhas metáforas bem pensadas sobre pênis. Eu estava em uma boate e tive uma queda sexual por alguém, e disse para ele: 'Eu quero montar no seu disco stick'. No outro dia, eu estava no estúdio, e eu escrevi a música em cerca de quatro minutos. Quando eu toco a música ao vivo, eu uso um bastão de verdade — parece uma ferramenta do prazer gigante de caramelo — que se acende".

Musicalmente, "LoveGame" é uma música dance-pop up-time com uma batida orientada para a dança. De acordo com Kerri Mason, da Billboard, a composição:

"Carrega a vibe do couro e lantejoulas do centro de Nova Iorque para fora do underground e para dentro da rádio FM sem perder a safadeza e a ousadia".

Gaga explicou que as letras de "LoveGame" eram muito claras sobre o que é a música. Ela pensou que a letra mostrava uma mensagem poderosa sobre amor, fama e sexualidade, que era o tema central do seu álbum, "The Fame".

Em 2018, durante a semana de comemoração dos 10 anos de "The Fame", aconteceram alguns vazamentos, entre eles o do backdrop de "LoveGame" usado na "The Fame Ball Tour", CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.

Obs: (Nas datas mostradas anteriormente, o videoclipe aparece antes da música, pois o mesmo foi lançado antes dela se tornar "single").

08/04/08 - Lançamento de "Just Dance" (Single) (12 anos)

"Just Dance" é uma das canções de maior sucesso da carreira de Lady Gaga e foi a responsável por apresentar a estrela pop ao mundo.

No dia 08 de abril de 2008, Lady Gaga fazia sua estreia no cenário musical com o single "Just Dance", uma das canções de maior sucesso da carreira da cantora. A música, que faz parte do álbum de estreia de Gaga, "The Fame", tem produção de RedOne e participação de Colby O'Donis e Akon. Ela alcançou o número um na Billboard Hot 100, tornando-se o primeiro hit número um de Lady Gaga.

"Just Dance" (com Colby O'Donis) foi lançada como o primeiro single do "The Fame". A música foi um sucesso comercial, liderando as paradas dos Estados Unidos, Austrália, Canadá, República da Irlanda, Holanda e Reino Unido, além de alcançar os dez primeiros em muitos outros países. Nos EUA, "Just Dance" foi um sucesso, ficando quase cinco meses na Billboard Hot 100, antes de finalmente chegar ao topo das paradas pop em janeiro de 2009. Ela também conquistou as maiores vendas pop da semana e a maior contagem de uma semana de uma artista feminina desde que a Nielsen SoundScan começou a rastrear downloads digitais em 2003.

Em uma entrevista ao The Miami Herald, Lady Gaga explicou sua inspiração para escrever a música. Ela disse:

"Eu estava de ressaca. Escrevi a música em cerca de 10 minutos com o [produtor] RedOne. Foi a minha primeira vez em um estúdio de Hollywood. Um lugar enorme e impecável com alto-falantes gigantes".

A cantora e compositora também disse à HX Magazine:

"Fui retirada rapidamente do meu estilo de vida festeiro. Escrevi a música instantaneamente - como se a letra estivesse voando para fora do meu corpo". Ela explicou na mesma entrevista o significado da música da seguinte forma: "Se você já esteve tão chapado que chega a ser assustador, a única forma de lidar com isso é não lidar com isso, então você meio que só dança mediante a intoxicação". Ela explicou depois que: "É sobre estar bêbado ou chapado em uma boate e você dança, da mesma forma que faz em todos os momentos da vida quando os obstáculos aparecem, você dança".

A primeira apresentação da música na TV foi na premiação anual NewNowNext Awards 2008. Em contrapartida, a performance que apresentou oficialmente Lady Gaga para todo o mundo foi a do Miss Universo, em junho de 2008.

No aniversário de 10 anos da canção, Lady Gaga fez uma publicação sobre a data e aproveitou para agradecer aos seus fãs:

"Não acredito que se passaram dez anos desde o lançamento de 'Just Dance'. É muito emocionante e eu sou muito grata aos Little Monsters por continuarem comigo por todos esses anos. Que venham muitos outros recheados de amor e coragem para ser você mesmo. Eu amo muito vocês".

Para saber mais informações sobre a canção, você pode ler o FLASHBACK criado por nossa equipe para esta data.

14/04/09 - Lançamento de "Chillin" (Single) (11 anos)

Há 11 anos, LadyGaga e Wale lançavam a música "Chillin", que serviu como primeiro single do álbum de estreia do rapper. O single foi lançado em duas versões (Explicit/Clean) para download digital em 14 de abril de 2009. "Chillin" foi lançada em 4 de agosto de 2009 nas rádios dos EUA e 31 de agosto de 2009 no Reino Unido.

Comercialmente, a música conquistou o Top 15 dos charts no Reino Unido e o Top 30 na Austrália, charteando também na Billboard Hot 100.

Daniel Weisman, da equipe de Wale, havia feito uma lista de artistas da Interscope com grandes nomes como Nelly Furtado, Gwen Stefani e a ainda desconhecida Gaga na época, para aparecer na música, mas eles ainda não haviam escolhido ninguém. Em dezembro de 2008, uma demonstração grosseira vazou na internet sem os versos de Gaga. Quando a carreira de Gaga foi melhor estabelecida, a equipe de Wale a escolheu e ela aceitou. Gaga e Wale se conheceram por intermédio de Mark Ronson, que era o mentor do rapper na época.

"Mark Ronson me ligou enquanto eu estava em turnê para falar sobre Wale. Ele queria que eu participasse e escrevesse o gancho de 'Chillin'. Quando ouvi a música, eu sabia que era algo que eu gostaria de fazer. Wale e eu trabalhamos na música juntos, e eu a gravei em Londres com Mark [em janeiro de 2009]. Wale não tem apenas talento, mas sua integridade às suas origens é invejável. 'Chillin' é um hit, e estou animada para ver Wale deixar sua marca no hip hop".

Em seu Twitter, Wale expressou inúmeras vezes seu desejo de gravar uma nova colaboração com a artista.

20/04/10 - Lançamento de "Alejandro" (Single) (10 anos)

"Alejandro" é uma música escrita por Lady Gaga e RedOne em 2009, para o "The Fame Monster". Ela foi escrita enquanto eles estavam em Amsterdã e Ibiza durante o verão de 2009, de acordo com RedOne. A música foi lançada como um download digital, juntamente com "Dance In The Dark", como um single promocional no iTunes do Reino Unido, como parte da contagem regressiva para o lançamento do álbum. A música foi lançada como o terceiro single do mesmo. A música foi um grande sucesso comercialmente. Chegou ao 5º lugar na Billboard Hot 100.

Com essa música em particular, ela declarou: "Estou dizendo adeus para todos os meus antigos namorados". Em uma entrevista, Gaga disse que cada uma de suas músicas escritas para o "The Fame Monster" foram todas influenciadas por um monstro. Todos os monstros estão presentes em cada música. Por exemplo, "Alejandro" foi influenciada por seu "Medo do Monstro Homem". Na música, Alejandro representa Alexander McQueen, Fernando representa Fernando Garibay, um dos produtores com quem trabalhou no álbum e na "The Monster Ball Tour", e Roberto representa Rob Fusari, um antigo produtor e ex-namorado. A letra fala de Gaga se defendendo contra um "harém" de homens latinos e tem várias alusões ao ABBA, incluindo uma referência à música de 1976 "Fernando", que Gaga citou como uma de suas influências.

"Alejandro" é uma música de ritmo médio com fortes influências europop e disco, é uma aparente homenagem ao ABBA e ao Ace Of Base. As influências do Ace Of Base são proeminentes nas batidas da música, nos vocais e na melodia e, por último, no sotaque não inglês de Gaga enquanto canta a música.

Em 25 de novembro de 2009, "Alejandro" estreou no UK Singles Chart em #75, junto com muitas outras faixas do "The Fame Monster", devido a altos downloads digitais. Os downloads digitais também ajudaram a classificá-la entre as cinco primeiras na Hungria na posição #5, com um pico mais alto do que "Poker Face".

Em 12 de abril de 2010, um boato começou a se espalhar, afirmando que "Dance In The Dark" seria lançado como o terceiro single na Austrália, ao invés de "Alejandro". No entanto, "Alejandro" foi mantido como o terceiro single australiano. O single foi enviado oficialmente às estações de rádio dos EUA em 20 de abril de 2010. Em 19 de junho de 2010, um site disse que "Alejandro" era o single final do "The Fame Monster", no entanto "Dance In The Dark" havia sido enviada para rádios na Austrália, Nova Zelândia e França.

25/04/08 - Lançamento de "Just Dance" (Videoclipe) (12 anos)

"Just Dance" sem dúvida alguma tem uma grande importância na carreira de Lady Gaga. A música foi escolhida para ser o carro chefe de seu álbum de estreia "The Fame", e assim como muitos artistas que começam suas carreiras, o seu futuro era incerto.

Em entrevista a uma rádio australiana, em setembro de 2008, a cantora disse que o videoclipe inteiro era "sobre a arte performática de estar bêbado em uma festa". No mesmo ano, para a revista About, quando perguntada sobre a experiência de gravá-lo, Gaga explicou:

"Oh, foi tão divertido, foi incrível. Para mim foi como estar em um set de Martin Scorsese. Eu tive um baixo orçamento por tanto tempo, e ter esse clipe incrivelmente maravilhoso foi realmente uma honra. Foi bem divertido, mas você verá se alguma vez vier em uma filmagem de um clipe meu algum dia – Eu sou muito reservada sobre essas coisas, não converso com todo mundo. Não sou como a garota festeira andando por aí. Eu posso até mesmo parecer um pouco com uma diva. Eu fico ali comigo mesma, com a minha cabeça focada no trabalho me preocupando com as roupas, se os figurantes parecem bem, o posicionamento. Eu não só apareço para fazer as coisas, você sabe. Aquele vídeo era uma visão minha. Foi Melina, a diretora, que queria fazer algo, colocar um elemento de performance artística que era pop e comercial, mas pareceu mais um estilo de vida. Foram todas essas coisas, eu amei o clipe".

"Quando filmamos 'Just Dance', todo mundo estava um pouco ansioso com algumas coisas. É um pouco atrevido. É bem eu, tipo, essa é a minha vida! Não estou fazendo um clipe em uma boate. Estou fazendo um clipe em uma casa no Brooklyn. É o que eu sei. É o estilo de vida que eu entendo e quero retratar. Acho que inicialmente foi um pouco estressante para eles [a gravadora]. Eu sou muito sexy. Sou extremamente provocante - é onde eu me sinto confortável".

Para saber mais informações sobre o videoclipe, como: sua sinopse, cortes diferentes e fotos e vídeos de bastidores, basta ler o ESPECIAL criado por nossa equipe para essa data.

29/05/09 - Lançamento de "Paparazzi" (Videoclipe) (11 anos)

O roteiro do curta-metragem foi escrito por Gaga e Jonas Åkerlund, que também dirigiu as filmagens do videoclipe, que aconteceram entre os dias 13 e 14 de abril de 2009.

A esposa do diretor, Bea Åkerlund ficou responsável pela coordenação estética e de moda do vídeo. Este ano, Bea concedeu uma entrevista para a revista Nylon, contando detalhes sobre os bastidores e sobre o seu trabalho no curta-metragem, em comemoração aos 11 anos de lançamento do vídeoclipe.

Sobre o videoclipe, Lady Gaga o definiu como:

[...]"Uma real, genuína e poderosa mensagem sobre o desejo desesperado de fama, assim como também, a fascinação pela morte e sufrágio de celebridades e o quê isso causa na vida dos jovens. O vídeo explora a ideias, de formas exageradas, sobre as situações que as pessoas se envolvem para obterem fama - mais especificamente utilizando da pornografia e do assassinato. Estes são os maiores temas dentro do vídeo".

Leia mais informações sobre o videoclipe, como o imprevisto no lançamento e os bastidores referentes aos seus figurinos, no ESPECIAL criado por nossa equipe.

08/06/10 - Lançamento de "Alejandro" (Videoclipe) (10 anos)

"Alejandro" é o videoclipe do terceiro single de Lady Gaga do "The Fame Monster". O vídeo foi filmado em 30 de abril de 2010 pelo fotógrafo de moda Steven Klein. Foi revelado por Gaga em 28 de maio de 2010 durante o show da "The Monster Ball Tour" em Birmingham, no Reino Unido, que o vídeo seria lançado em 31 de maio de 2010. A estreia, no entanto, foi posteriormente anunciada oficialmente em 7 de junho de 2010. Apesar disso, o vídeo foi adiado mais um dia e finalmente estreou no site oficial de Gaga em 8 de junho de 2010 às 17:00 (GMT) via YouTube. O videoclipe recebeu pouco menos de 25 milhões de visualizações no YouTube dentro de três semanas após seu lançamento, tornando-o o primeiro vídeo na história do YouTube a alcançar tal feito.

Após o lançamento do vídeo, Gaga falou sobre os processos criativos que ocorreram durante as filmagens com Stephen Klein:

"Nós dois somos muitos obstinados e temos visões bem específicas. Eu conhecia sua visão específica e ele conhecia a minha, então era como se estivéssemos puxando uma corda juntos. E então nós fizemos um lindo nó! Eu queria tirá-lo de sua zona de conforto e ele queria me tirar da minha. [Ele estava] me despindo, tirando toda a minha maquiagem, os cílios, o delineador, dizendo: 'Vou cortar seu cabelo todo', e sem bronzeado… Para mim, eu estava hiperventilando, mas isso me forçou a ser eu mesma".

Várias pessoas, incluindo vários meios de comunicação, afirmaram que o vídeo é baseado no videoclipe "Vogue" de Madonna; no entanto, isso está incorreto. O diretor, Stephen Klein, desenvolveu o vídeo com base em seu próprio trabalho de 2009 - uma peça intitulada "The Stephen Klein Academy", que apareceu na W Magazine em agosto de 2009. Na peça, uma modelo feminina com uma grande semelhança com a interpretação de Gaga de sua personagem em "Alejandro", Lara Stone, domina homens sem camisa, com cortes de cabelo arredondados; os homens mais tarde aparecem em ternos e uniformes do exército. Lara Stone, como Gaga, é vista em várias posições com os homens, de pé sobre eles, mostrando claramente seu domínio e controle sobre eles.

O videoclipe tem oito minutos e quarenta e três segundos de duração. O vídeo começa com as palavras "GAGA" e "KLEIN" e, finalmente, "ALEJANDRO", todas em letras brancas contra um fundo preto. O vídeo é aberto em um bar escuro, com soldados de salto alto e meia-calça sentados em silêncio nas mesas. A câmera percorre alguns homens e depois desvanece-se, indo para um armazém escuro, onde um grupo de homens, vestindo botas e cuecas boxer (alguns de sunga preta), algunss carregando equipamentos de tortura, começam a marchar pelo cenário de maneira militar afiada. Todos eles partem em direções separadas e as cenas são cortadas para mostrar Gaga sentada em frente a uma janela aberta, vestindo uma roupa preta e um capacete de metal complexo que parece uma espécie de coroa; óculos de metal cobrem seus olhos. Quando a música de fundo começa, ela suspira e coloca a mão sobre a boca, e a cena seguinte aparece para mostrá-la, vestindo um véu de renda preta, andando enquanto podemos ver neve caindo, carregando um coração com um fio de metal "A", enquanto homens em uniformes militares a seguem, carregando um caixão preto. Cenas se alternam entre ela carregando o coração e outra cena com um homem segurando uma arma de ouro, sentado em uma cama, nu da cintura para cima, com um olhar severo no rosto.

Gaga então fala as primeiras frases na frente do caixão, antes que a música comece com ela na frente da janela, olhando para um grupo de homens de botas e cuecas pretas apertada. Os homens dançam de maneira coreografada na frente de uma tela do tipo cinema (que mostra cenas de guerra) enquanto Gaga canta acima deles, e então começam a dançar um com o outro. Gaga é mostrada na cama, vestindo uma roupa de freira de látex vermelha e segurando um rosário, enquanto ela fala as próximas frases. De repente, a cena corta para mostrar Gaga e um homem simulando sexo anal, mas com Gaga assumindo o papel dominante, enquanto homens de salto alto dançam ao seu redor. Gaga então lidera um grupo de dançarinos. As cenas mudam novamente para mostrar Gaga em um figurino de látex amarelo adornado com uma cruz estilizada em vermelho, cercada por mais homens, que depois a jogam no ar e a pegam repetidamente, enquanto a cena corta uma vez para mostrá-la na cama, vestindo a roupa de freira vermelha, colocando o rosário na boca. Cenas em preto e branco mostram Gaga dançando sozinha em um traje no estilo dos anos 70, antes de ser acompanhada por homens de uniforme marchando em sua direção, enquanto outra cena (em cores) mostra-a com uma roupa semelhante, mas usando um sutiã com canos de espingarda, dançando com os mesmos homens. Gaga é então vista cantando o verso "Alejandro" em um microfone sozinha no escuro no palco, usando óculos escuros, jaqueta preta, roupa íntima e sutiã, enquanto a câmera exibe homens em uniformes militares, especificamente um homem de uniforme que então tira o chapéu, com uma cena de fundo turva de uma multidão correndo sendo mostrada. Clipes em preto e branco das cenas anteriores são mostrados e, em seguida, a cena muda novamente para Gaga em seu figurino amarelo. Homens de cueca preta a cercam, e Gaga tira o figurino quando ela cai no chão sobre um dos homens. A câmera pega Gaga, vestida de freira vermelha, com "Alejandro" ainda sentado na beira da cama. Quando a câmera se aproxima dela, o filme começa a queimar de seu rosto para o exterior.

Com muitas alusões ao videoclipe anterior, "Bad Romance", "Alejandro" toca notas semelhantes, lidando com relações de paixão e exploração do outro e do eu. O figurino nazista inspirado na guerra ajuda a dar ao vídeo um contexto da Segunda Guerra Mundial, o que é impulsionado pela intensa utilização de sombra, cores claras e sombrias. Gaga se estende em sua torre com um cachimbo na mão, possivelmente até um ditador; sua cabeça é adornada com uma coroa esquelética, decorada com luzes de LED. Pode-se notar que uma transição definitiva da estética ocorre desde "Just Dance", onde o comprimento do cabelo é extremamente longo, grosso e perfeitamente mantido; além de sua maquiagem extravagante e ousada. "Alejandro" e "Bad Romance" subvertem os ideais que Gaga reflete no álbum "The Fame", quando ela começa a comentar mais sobre a realidade abaixo da superficialidade da vida, das pessoas e da emoção. Seu cabelo está bem preso na mandíbula e muito mais fino que antes; a maquiagem parece continuar com essa sensação simplista, quase linda e feia. Como Gaga afirmou, ela desejava lançar o "The Fame Monster", apesar de estar apenas no meio do lançamento dos singles do "The Fame". Esse movimento, em particular, é um movimento que garantiu a ela muitos títulos de prestígio, como ter o maior número de singles e álbuns entre os dez primeiros, avançando sobre o registro do falecido Michael Jackson.

A ingestão do rosário feita por Gaga significa como as pessoas simplesmente aceitam e engolem a doutrina da igreja que diz que ser gay é errado, elas a seguem sem questionar.

O tema alemão - há algo muito ameaçador sobre o tema alemão que lembra o nazismo da alemanha; isso combinado com a referência à igreja significa como homens e mulheres gays são evitados na sociedade atual pela igreja, pelo exército e outras organizações, assim como os judeus pelos nazistas. A roupa de freira que Gaga veste significa como o amor pode ser uma salvação, assim como os cristãos acreditam que dedicar suas vidas a Deus pode salvá-los. Além disso, a deglutição do rosário também pode significar salvação.

A Liga Católica criticou o vídeo pelo uso de imagem religiosa. Em uma entrevista para a MTV, Klein explicou que:

"O simbolismo religioso não foi feito para indicar algo negativo, mas para representar a batalha da personagem entre as forças obscuras desse mundo e a salvação espiritual da Alma. Deste modo, no final do filme, ela escolhe ser uma freira, e a razão de sua boca e seus olhos desaparecerem é porque ela está desistindo de seu juízo do mundo do mal e indo em direção à oração e contemplação". Klein adiciona que a cena onde Gaga devora o rosário foi feita para representar "o desejo de absorver o Sagrado".

12/06/2009 - Lançamento de "Chillin" (Videoclipe) (11 anos)

O videoclipe foi filmado em 4 de maio de 2009 em Boston. O diretor, Chris Robinson, mostra o distrito à beira-mar de Boston com a Tobin Bridge (ponte treliçada que se estende por mais de três quilômetros de Boston a Chelsea, sobre o rio Mystic, em Massachusetts) como plano de fundo. As filmagens na Eastern Minerals, localizadas na 37 Marginal St., em Chelsea, envolveram guindastes, muito concreto, um plano de fundo e um doce Mercedes-Benz V12 2009 metálico e prateado.

Lady Gaga usa um vestido azul com meia-calça de renda preta e uma bolsa laranja. Isso inclui uma cena na famosa loja de roupas Bodega, em Boston, onde Wale experimenta várias roupas. Um cartaz de Barack Obama e o cachorro de Gaga também são apresentados.

O vídeo estreou em 12 de junho de 2009 no YouTube. Um corte inicial foi enviado por engano no canal da Interscope em 3 de junho de 2009, mas foi removido rapidamente.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Arte da Capa por Lucas Marques