Cada geração de artistas é única, ímpar e sempre antecedida por outra, tão grandiosa quanto. Em um momento, uma geração é a influenciada por sua antecessora; em um outro, é ela a base para uma outra e nova geração de astros. Esse ciclo de inspiração na música é normal, frequente e esperado, também ditando o que influenciará os artistas do presente, como acontece com Lady Gaga.

Nessa nova série de especiais, serão discutidas quais são as grandes influências da cantora entre os artistas que tiveram seu auge no passado, expondo seus principais pontos de inspiração, semelhanças artísticas e comparações quanto suas sonoridades e posturas enquanto influenciadores mundiais.

No 16° episódio do Lady Gaga e suas Influências, será celebrada a voz da Mother Monster. Quando falamos sobre uma das maiores vocalistas de todos os tempos, podemos estar nos referindo a diversas vozes. Dentre elas, a de Lady Gaga ou, quem sabe, Whitney Houston. Entretanto, mesmo que donas de vozes únicas e premiadas, não são só suas formas de expressão o ponto de comparação entre as duas artistas, muito menos seus tópicos de influência.

Whitney Houston esteve como a artista mais premiada de todos os tempos no Livro dos Recordes. Sua lista de prêmios inclui mais de dois Emmy Awards, sete Grammy Awards, 31 Billboard Music Awards, 22 American Music Awards, acumulando mais de 600 prêmios ao longo de sua carreira até 2012. Whitney também foi uma das artistas mais bem sucedidas do mundo da música, tendo vendido mais de 310 milhões de discos.

Foi classificada em #116 na lista dos "200 Maiores Ícones da Cultura Pop de Todos os Tempos". Em 2008, a revista Billboard lançou uma lista com os Maiores Artistas de Todos os Tempos, para comemorar o cinquentenário da parada de singles da Billboard Hot 100 dos EUA. Whitney ficou ocupando a nona posição na lista. Da mesma forma, ela é classificada como um dos 100 Maiores Artistas de Todos os Tempos pelo VH1 em setembro de 2010. Em novembro de 2010, a Billboard publicou uma lista com os 50 Maiores Artistas de R&B/Hip-Hop dos últimos 25 anos. Whitney entrou para a lista ocupando a 3ª posição com oito singles #1 na parada de R&B/Hip-Hop Songs e com cinco álbuns #1 na parada R&B/Hip-Hop Albums.

Houston lançou seis álbuns de estúdio e três álbuns de trilha sonora, todos eles certificados com diamante, multiplatina, platina e ouro pela Recording Industry Association of America. Whitney foi reconhecida internacionalmente como uma das maiores artistas de todos os tempos, devido ao seu talento, legado e, principalmente, à sua voz marcante e lendária. Graças a esse talento vocal marcante, Whitney foi frequentemente chamada de “A Voz”. Whitney é frequentemente comparada a grandes artistas do passado, como Frank Sinatra, Aretha Franklin e Elvis Presley e também está entre os 500 Maiores artistas de todos os tempos da Revista Rolling Stone.

E, se sua voz e seus talentos são a marca de Whitney Houston, Lady Gaga a conhecia e a admirava. Em uma entrevista em 2012 no programa "Oprah's Next Chapter", Gaga relembrou como idolatrava a artista.

"Acho que talvez seja um pouco inapropriado falar sobre isso, mas, na verdade, a minha maior influência nesse ramo por 10 anos foi Whitney. [...] Eu costumava ficar de pé no topo na escada de casa e cantar o hino dos Estados Unidos como ela cantava todo dia depois da escola. Eu cantava repetidamente. Eu ficava de pé lá e a imitava. [...] “Eu a agradeci quando ganhei o Grammy, porque para mim ela é a melhor de todos os tempos.” - Lady Gaga

Além disso, Lady Gaga, ao vencer o Grammy por Best Pop Vocal Album pelo EP “The Fame Monster” em 2011, citou Whitney Houston em seu discurso.

[...] Quero agradecer a Whitney porque, quando escrevi 'Born This Way', imaginei ela cantando, já que eu não era segura o bastante para me imaginar como uma super estrela. [...] Obrigada." - Lady Gaga

Em relação à morte de Whitney, Gaga relembrou que inicialmente não ficou em choque, mas reafirmou todo seu carinho pela artista que fora.

"Não sei se fiquei realmente surpresa, acho que foi mais como se eu não pudesse acreditar que o seu coração não batia mais. Esse é o tipo de sentimento que realmente tive. Estava grata por saber que ela sabia que eu a amava". - Lady Gaga

Até a atualidade, após sua morte, o estilo e a habilidade vocal de Whitney Houston têm um impacto significativo na música internacional e influencia a cada dia novos cantores em todo o mundo. Para além de Lady Gaga, uma série de artistas reconheceram Whitney como uma influência, como. Mariah Carey, Jennifer Hudson, Leona Lewis, Kelly Rowland, Beyoncé, Alicia Keys, Britney Spears, Celine Dion, P!nk, Mary J. Blide, Kelly Clarkson e muitas outras.

Seu legado, entretanto, não se resume em ser uma das maiores e melhores vocalistas e intérpretes da história, dona de canções memoráveis e exemplo para uma legião de pessoas e artistas. No quesito representatividade, Whitney Houston é um expoente.

Durante a década de 1980, a MTV recebeu duras crítica por não reproduzir vídeos suficientes de artistas negros. Ness sentido, se Michael Jackson fo o responsável pela quebra de barreira para artistas negros masculinos, as artistas negras possuíram Whitney Houston. A mesma se tornou um dos poucos artistas negros do sexo feminino a receber alta exibição na rede após o sucesso do vídeo do hit "How Will I Know" (1985).

Enquanto que os videoclipes de Lady Gaga serviram como fonte de inspiração artística e de exploração de novos modos de se expressar visual e artisticamente suas músicas, os trabalhos visuais de Whitney Houston principalmente durante a década de 1980 serviram como porta de entrada para muitas artistas negras no show business, a partir de sua imagem representativa e ímpar no momento da época. Ambas são revolucionárias no quesito videoclipes, mas de maneiras e contribuindo para questões diferentes.

Após a descoberta de Whitney pela indústria musical, outras artistas afro-americanos, como Janet Jackson e Anita Baker, conseguiram trilhar seu caminho na música. Baker comentou que por causa da visibilidade de Whitney nos anos 1980, houve uma aceitação maior ao seu trabalho, principalmente nas estações de rádio.

Whitney Houston foi um ícone importante para o movimento da música negra e que reconheceu a continuidade do soul, pop, jazz e tradição vocal gospel”. - The New York Times

Em suma, seu sucesso instantâneo e grandioso conseguiu trilhar e abrir espaço para mais artistas negros na música mundial. Desde seu primeiro álbum de estúdio, “Whitney Houston” (1985), a artista mostrou todo seu potencial. Não é atoa que o álbum foi um sucesso e é considerado - se não é realmente o - maior trabalho de estreia de uma artista feminina na música internacional.

Um fenômeno, o álbum sintetiza tudo o que há de bom na música de Whitney Houston: vocais incomparáveis, letras belíssimas, diversos gêneros musicais e diversos hits. O trabalho conta com canções que marcaram época e se tornaram grandes sucessos comerciais.

Com seu primeiro álbum de estúdio, Lady Gaga pode ser comparada com o álbum de estreia de Whitney Houston. Afinal, ambos os trabalhos possuem a mescla de diversos gêneros musicais que permeiam o R&B a até dance pop e contam com músicas de extremo sucesso comercial. Verdadeiros grandes inícios.

“Whitney Houston” conta com os sucessos “All at Once”, “You Give Good Love”, “Someone For Me”, “How Will I Know”, “Greatest Love of All” e “Saving All My Love For You”.

Em suas canções, Whitney Houston falava sobre força, superação e, principalmente, amor. O seu estilo é ligado ao R&B, gospel, soul e pop, complementado por elementos eletrônicos como teclados e sintetizadores. Lady Gaga e Whitney Houston, musicalmente, se aproximam do modo computadorizado de se fazer músicas agitadas e extrovertidas, cada uma adaptada a seu tempo. Além disso, suas baladas são uma marca em suas carreiras, tendo ambas músicas de enorme destaque nessa linha musical.

Entretanto, nos quesitos de habilidades musicais, o ponto de maior congruência entre Gaga e Houston são suas inteligências emocionais por trás do modo como usam ou usaram suas vozes. Quase nunca subjugam ou subjugaram uma música com suas habilidades vocais, reconhecendo, em vez disso, que a arte é encontrada em nuances, e não em poder do pulmão.

E quando o assunto é Lady Gaga e Whitney Houston, o talento transborda os palcos da música e se expande às telas do cinema. Há dois anos, Gaga estrelou seu primeiro longa-metragem após já ter feito trabalhos no cinema e ter sido premiada com um Globo de Ouro por sua atuação em “American Horror Story”. Além disso, é ganhado de uma Oscar e indicada à estatueta na categoria Melhor Atriz.

O primeiro papel de Houston no cinema foi no filme O Guarda-Costas (1992), no qual fez um enorme sucesso como protagonista. A trilha sonora original do filme ganhou o Grammy em 1994 de Álbum do Ano. Seu primeiro single, “I Will Always Love You”, se tornou o mais vendido por uma artista feminina na história da música. O álbum é o único de uma artista feminina entre os cinco mais vendidos de todos os tempos, ocupando o #4.

A música foi vastamente comparada à canção final do filme “Nasce Uma Estrela” estrelado por Lady Gaga. Diversos críticos musicais compararam “I’ll Never Love Again” com o sucesso de Whitney Houston, ressaltando sua excessiva emoção e sentimentalidade representando um grande encerramento de longa-metragem por meio de uma música.

Em 1994, com sua turnê mundial “The Bodyguard”, Whitney fez sua primeira apresentação no Brasil, participando do evento Hollywood Rock. Foram dois shows (um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro), onde ela apresentou “I Will Always Love You” e também cantou a canção na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo sediada pelos Estados Unidos.

Whitney continuou a trabalhar com cinema em paralelo à sua carreira musical, tendo estrelado outros filmes pós-1992 e contribuído com a trilha sonora dos mesmos, incluindo os filmes “Waiting to Exhale” (1995) e “The Preacher's Wife” (1996), em português “Falando de Amor” e “Um Anjo em Minha Vida”, respectivamente.

“Waiting to Exhale”, que também foi um grande sucesso de público e crítica, é baseado em um livro de Terry McMillans sobre as vidas de quatro mulheres afro-americanas. Em contrapartida, “The Preacher's Wife” foi um remake que Whitney protagonizou ao lado de Denzel Washington. O filme começou a ser rodado em janeiro de 1996 e estreou nos cinemas em 13 de dezembro do mesmo ano. Whitney estava planejando por muito tempo lançar um álbum gospel e a trilha-sonora deste filme foi sua oportunidade.

Em paralelo a suas carreiras na música, tanto Lady Gaga quanto Whitney Houston foram ou são donas de diversas ações beneficentes, usando de seus impactos e vozes para causas sociais.. Lady Gaga fundou a “Born This Way Foundation” focada no empoderamento e assistência jovem nos Estados Unidos, além de já ter se apresentado em vários eventos beneficentes e organizado meios de arrecadação de fundos ao combate à pandemia do novo coronavírus.

Whitney Houston desenvolveu um trabalho assistencial junto à instituição filantrópica que criou em 1989, a “Whitney Houston for Children”, instituição sem fins lucrativos, voltada às crianças carentes e vítimas de AIDS e câncer. A fundação também levanta fundos para crianças carentes em todo o mundo e ainda costuma promover shows de caridade. Só um show televisado pela HBO em 1997, o Classic Whitney, que gerou 300 mil dólares para projetos assistenciais. Houston também apoia fundos de educação universitária para negros e organizações não-governamentais (ONGs) de assistência às crianças diabéticas e aidéticas. Whitney dedicou tempo e dinheiro às causas sociais desde que trabalhava como modelo. Naquela época, ela se recusou a trabalhar para agências que faziam negócios com a África do Sul, devido ao regime do apartheid no país.

Mais do que grandes vocalistas e grandes artistas no palco, um ponto de influência entre Whitney Houston e Lady Gaga são suas formas ímpares de transformarem suas músicas em sentimentos marcantes. Mais do que grandes atrizes advindas do mundo da música, ambas são artistas que utilizam e utilizaram suas vozes para trilharem um caminho até anos atrás considerados impossíveis. Mesmo que opostas muitas vezes em suas atitudes ao vivo, figurinos e posturas, não é à toa que Gaga considera Whitney a “maior de todos os tempos”.

PLAYLIST - LADY GAGA E SUAS INFLUÊNCIAS

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.