Não tem como falar do álbum “Born This Way” sem mencionar um dos feitos mais importantes da era: a criação da “Born This Way Foundation”.

Hoje, faltando apenas um dia para os 10 anos de ”Born This Way”, dedicamos a sexta parte do nosso Especial para falar sobre esse trabalho incrível de Lady Gaga.

"Don't be insecure, if you're heart is pure..."


BORN THIS WAY FOUNDATION

Para Lady Gaga, a Born This Way Foundation foi um movimento antes de ser uma fundação. No livro recentemente lançado "Channel Kindness: Stories of Kindness and Community", a ativista revela que a sua construção foi baseada nas experiências que teve ao crescer e o profundo impacto da gentileza (e sua ausência) em sua vida. Enquanto começou a viajar o mundo, a recepção e compartilhamento também dos fãs de suas experiências inspirou o trabalho de tornar o mundo mais generoso.


A fundação teve seus trabalhos iniciados oficialmente em 29 de fevereiro de 2012, por Lady Gaga e Cynthia Germanotta, presidente da instituição, tendo como objetivo proporcionar um "mundo mais corajoso e amável" para os jovens, criar espaços seguros, promover a aprendizagem de habilidades para a vida e oferecer oportunidades para a melhora de comunidades. Ao longo de todos esses anos, a BTWF vem desenvolvendo ações que visam apoiar o bem-estar mental e emocional dos jovens, colocando suas necessidades, ideias e vozes em primeiro lugar.

A “Born This Way Foundation”, além da saúde mental, traz inúmeras ações focadas em diversas pautas importantes, não só abordadas por Lady Gaga, mas que sempre foram parte da vida de Cynthia Germanotta enquanto mãe.

Em 2018, durante entrevista para a revista InStyle, Cynthia revelou que Gaga “experimentou [alguma] maldade e crueldade em vários momentos - coisas como ser insultada, isolada, humilhada, tanto na escola quanto fora dela, e essas coisas a afetaram profundamente”.

Ainda segundo ela, a Mother Monster começou a desenvolver ansiedade e depressão no ensino médio. Todos esses acontecimentos inspiraram na criação da BTWF.

Com desejo de ajudar os jovens a estarem melhor preparados para lidar com esses problemas, a “Born This Way Foundation” conectou-se com milhares deles, em todo o mundo, lançando ações focadas em programações para esta faixa etária e conduzindo pesquisas de ponta para melhorar a compreensão do bem-estar mental dos jovens.

"À medida em que sua carreira decolou [referindo-se a Lady Gaga] e nós estávamos viajando o mundo e conversando com jovens, percebemos a quantidade deles que teve uma experiência parecida com a dela", disse Germanotta em entrevista ao programa americano Today.

Na época do lançamento da “Born This Way Foundation”, período em que Lady Gaga estava em turnê de divulgação do disco “Born This Way”, o primeiro projeto desenvolvido pela fundação foi o “Born Brave Bus”.

O ônibus, que foi estilizado com imagens de Gaga e sua equipe de criação, Haus of Gaga, ficava nas filas dos shows realizados na etapa da turnê na América do Norte e dava suporte emocional e psicológico para os jovens que aguardavam a entrada no evento.

“O ônibus já impactou milhares de jovens e vai ajudar muita gente, com o apoio das organizações parceiras” - disse Cynthia Germanotta.


Outra ação realizada pela fundação na mesma época foi o Projeto Escolas 2012 com Office Depot.

Para ajudar a espalhar mensagens positivas, a Office Depot, empresa americana de varejo de materiais de escritório, se juntou a BTWF criando vários produtos especiais em edições limitada para a volta às aulas daquele ano. Os produtos personalizados incluíam vale-presente de capacitação (com valor nominal de 20 dólares) contendo uma variação de seis mensagens: "Seja corajoso", "Seja incrível", "Seja você mesmo", "Seja gentil", "Seja receptivo" e "Esteja envolvido".


Ainda em 2012, Lady Gaga iniciou o movimento "Body Revolution" em sua rede social criada para Little Monsters,littlemonsters.com.

Com foco no empoderamento dos jovens e questões como autoconfiança, bem-estar, anti-bullying, orientação e desenvolvimento de carreira, nossa Mother Monster iniciou o movimento junto a BTWF após ter sofrido diversos ataques na internet e da mídia com fotos destacando seu peso, assim como sua aparência "desleixada durante seu show em Amsterdã.

Depois de postar algumas fotos suas na rede social, usando apenas lingeries e com legendas fortes, diversos Little Monsters também começaram a revelar suas inseguranças como forma de se livrar de todo o peso que as mesmas causavam.

Após a grande movimentação e repercussão positiva, ela escreveu um texto de agradecimento e encorajou ainda mais pessoas a se libertarem:

"Sua Bravura

Fiquei surpresa e dominada pelo orgulho e pela emoção nos últimos dias. Gratidão principalmente. Vê-los postar fotos de coisas em seus corpos e em suas mentes das quais vocês sentem que a sociedade diz que deveriam se envergonhar. Vocês estão mostrando a eles que não tem vergonha. Vocês são corajosos, fortes e aceitam não apenas a si mesmos, mas aos outros por meio de suas experiências. Vocês tem orgulho de terem nascido assim, corajosos em sua vulnerabilidade com esta comunidade. Ver todos vocês criarem um espaço seguro on-line para as pessoas serem compassivas é o maior presente que poderiam me dar. Meu peso / perda / ganho desde que eu era criança tem me atormentado. Nenhuma ajuda jamais curou minha dor por causa disso. Mas VOCÊS sim. Meu namorado me prefere com mais curvas, quando como e sou saudável e não me preocupo com a minha aparência, fico feliz. Mais feliz do que nunca. Eu não vou entrar em uma neura por causa do escrutínio. Essa é quem eu sou. E tenho orgulho muito grande. E eu amo vocês e quero que vocês se orgulhem de qualquer forma que possa assumir. Por favor, não procurem gentileza nos críticos, vão para onde vocês sabem que está o ouro. Aqui, em nossos corações.

Amor,

Gaga."


Anos mais tarde, Cynthia Germanotta junto à Fundação deram início a outra ação de grande impacto: #BeKind21 – campanha anualmente incentivada pelo RDT Lady Gaga para os Little Monsters brasileiros. O projeto contou com o apoio e inspiração de Maya Enista Smith, também membro da “Born This Way Foundation” e uma das principais responsáveis pelo projeto #BeKind21, sendo braço direito de Cynthia.

O objetivo da ação é transformar a gentileza em um hábito diário em nós mesmos e na sociedade, sendo realizado até os dias atuais desde 2018. A ideia da BTWF era que cada um fizesse uma lista com 21 atos de bondade e os praticassem durante 21 dias.

De acordo com as informações da entidade, no primeiro ano de projeto cerca de 400,000 pessoas participaram da campanha #BeKind21. Maya Smith, mãe de Hunter e Logan Smith, deu decidiu colocar em prática este projeto quando sentiu que era necessário que a vida acadêmica do filho começasse o mais gentil possível.

Sendo assim, ela iniciou a campanha para que os alunos pudessem ser mais gentis com eles mesmos e entre si durante os dias 1 a 21 de setembro, que é comemorado o Dia Mundial da Paz.

Em seu relato Maya disse ter ficado impressionada com as histórias que as pessoas compartilharam sobre como elas faziam amigos enquanto realizam atos gentis com estranhos, como eles decidiram finalmente se amar e parar de se machucar e como aprenderam sobre o poder transformador da infância.

Em todos esses anos de atuação, especialmente tendo Cynthia Germanotta como principal rosto do projeto, a mãe de Lady Gaga foi nomeada pela Organização Mundial da Saúde como Embaixadora Global da Boa Vontade em Saúde Mental. O título foi concedido a ela em maio de 2019.

O trabalho de Cynthia Germanotta, à frente da “Born This Way Foundation”, sempre com o apoio de Lady Gaga, Maya Smith e os demais membros da Fundação: Alex Aide, Aysha Mahmood, Josh Meredith, Joshua Hollin, Mitu Yilma, Shadilee Estepan, Shanice S. Jackson, Susan Gordon Horrell e Taylor M. Parker.

Nessa quase uma década de atuação, a BTWF continua sendo realizando frequentemente, especialmente no ambiente online, ações inspiradoras para o mundo. Recentemente tivemos a honra de conferir a parceria com a Organização Mundial da Saúde, com a realização do especial Global “One World: Together At Home", evento que teve curadoria de Lady Gaga e contou com o apoio de sua mãe e a equipe da “Born This Way Foundation”.


A MENSAGEM

É difícil colocar em palavras o quão significativo foi e ainda é o impacto que "Born This Way" teve em nossas vidas. Mais ainda, o álbum é o divisor de águas para a própria Lady Gaga, que assumiu para si o papel de tornar o mundo um espaço mais gentil e acolhedor, dando a seus fãs coragem para ser quem são, sem se sentirem incompreendidos ou rejeitados.

É nisso que reside o legado do "Born This Way" e o que faz com que o álbum seja um grande favorito, mesmo depois de 10 anos de lançamento. Sua mensagem é universal: não importa sua origem, sua pele, sua orientação sexual, seu gênero ou qualquer outra característica que usem para te tratar de forma diferente, você merece e tem o direito de ser feliz, aceito e amado.

Ao tocar tantos corações espalhados pelo mundo, seja por suas músicas ou pelas ações incansáveis e constantes da BTWF, Lady Gaga valorizou cada história pessoal, cada experiência dolorosa, cada dificuldade passada, se aproximando dos fãs de uma forma que não pode ser mensurada. Com isso, fez mais que uma era de um cd de música pop: 10 anos de "Born This Way" é a celebração da vida e a valorização de cada ser humano que se sentiu tocado por sua mensagem.


Relembre as partes anteriores do nosso especial:

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
Criação e Lançamento

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
Singles e Videoclipes

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
Músicas

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
Divulgação

ESPECIAL 10 ANOS DE BORN THIS WAY:
The Born This Way Ball Tour


Nossa comemoração ainda não acabou!! Logo mais teremos nossa RDT ZOOM PARTY (festa online) para os 10 anos do "Born This Way".

E amanhã, encerrando essa semana tão ESPECIAL, lançaremos nosso mini documentário “A Decade of Born This Way” - 1 pm EST // 10 am PST // 14 pm BRT.


This Album is for Ü


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

A matéria teve a colaboração especial de Thainá Almeida

As informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.