Em comemoração ao Mês do orgulho LGBTQIA+, comemorado durante todo o mês de junho, a MTV iniciou hoje (21) a "Semana de Música Queer da MTV News".

Em uma chamada de vídeo especial, a emissora americana reuniu 4 novos nomes da música e ativistas LGBTQIA+ para escolher os "10 Maiores Hinos Queer do Século 21".

O rapper e ativista Mykki Blanco, o artista pop Mxmtoon, a cantora e compositora sulista Katie Pruitt e a estrela pop com influência do gospel, Vincint Pesam, reuniram grandes canções marcantes no top 10, como “Dancing On My Own” da cantora Robyn, a recente “Montero (Call Me By Your Name)” do rapper Lil Nas X e, claro, o hino LGBTQIA+ "Born This Way", de Lady Gaga.

Confira abaixo a tradução da escolha dos artistas:

"10 Maiores Hinos Queer do Século 21"

Lady Gaga: "Born This Way"

“Minha mamãe me disse quando era nova, todos nascemos super estrelas.” Assim é a faixa título do álbum de 2011 da Lady Gaga, Born This Way, sua devoção dançante para a comunidade LGBTQ+. Surfando na altura do seu novo estrelato depois de dois álbuns pop, a mãe monstro canalizou o apelido concedido à ela pelos fãs e trabalhou em um álbum dançante que veio para confortar Little Monsters marginalizados por todo o mundo. Hoje, é fácil de zombar das falas diretas da musica para sua audiência foco (“Não importa se é gay, hétero ou bi/ Lésbica, vida transgênero/ eu estou no caminho certo, baby, eu nasci para sobreviver”). Mas em 2011, a música foi um ressonante choro em grupo e exatamente o tipo de música que americanos LGBTQ+ precisavam desde antes do precipício da revogação da lei Don’t Ask, Don’t Tell e a legalização do casamento igualitário pela nossa nação. Isso também provou que a música pop pode continuar sendo boa e inspirar o bem na sociedade. A própria Gaga levou seu ativismo ao próximo nível criando a fundação Born This Way, que dá suporte à saúde mental de pessoas jovens em todo o mundo. O jeito que falamos sobre identidades queer tem evoluído desde “Born This Way,” mas não interessa o quanto, Gaga reafirma que estamos no “caminho certo.”

Mykki Blanco: “É um sentimento tão bom. É tão inclusivo, tão quente. É tão fofinho. Você ouve aquela música, não importa onde você esteja. A parada continua indo, as bandeiras voando, e você fica tipo, ‘Sim, estou no caminho certo! Sim, Gaga!’

Katie Pruitt: “Qualquer música mainstream sobre identidade sexual mexe com as agulhas. Essa música fez isso de um jeito enorme, porque as pessoas discutiam se a identidade sexual era uma escolha. Não é uma escolha. Eu nasci assim.”

Mxmtoon: “Se posicionar é definitivamente algo que como uma pessoa jovem queer, eu apreciava muito isso vindo de pessoas que eu admirava, porque eu não cresci rodeado de pessoas na minha comunidade imediata que falavam sobre sua identidade sexual ou sua identidade de gênero.”


Você pode conferir a lista completa das canções clicando aqui.

Para você, quais outras canções deveriam ter entrado na lista? Conta pra gente nos comentários!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Tradução por Klara Gomes

Revisão por Eliza Pildervasser