Nesta sexta-feira (30), a renomada revista Rolling Stone divulgou uma lista com os "100 Melhores Videoclipes" de todos os tempos de acordo com seus redatores. Dois trabalhos da videografia de Lady Gaga aparecem no ranking, sendo ambos singles do álbum "The Fame Monster". "Bad Romance" e "Telephone", parceria com Beyoncé, ocupam, respectivamente, as 33ª e 66ª posições.

Confira, abaixo, o que foi dito na íntegra sobre as obras visuais:

66- Lady Gaga feat. Beyoncé, "Telephone"
Lady Gaga mais uma vez se juntou ao cineasta sueco Jonas Akerlund para criar uma peça singular de propaganda pop, começando de onde seus crimes em seu clipe “Paparazzi” terminaram. Uma odisséia de quase 10 minutos, o vídeo mostra Gaga indo para a prisão por assassinato. Uma (pouco confusa) Beyoncé liberta sua amiga, e a dupla dá um passeio na Pussy Wagon de Kill Bill, de Quentin Tarantino, antes de se vingar em um restaurante no deserto matando o modelo Tyrese Gibson por roubar seu mel. “Filmamos tudo em dois dias, o que é incrível”, disse ele à Variety no aniversário de 10 anos do clipe. “Beyoncé e Gaga estavam praticando, tipo, literalmente lá no local, descobrindo a coreografia enquanto esperávamos. Foi louco." —J.P.


33- Lady Gaga, "Bad Romance"
Se há um vídeo que consegue quase englobar a estética vívida do início da Lady Gaga, é "Bad Romance", de 2009. Em parte techno-terror kubrickiano, em parte desfile de moda de vanguarda e em parte homenagem à dança de Michael Jackson, "Bad Romance" — dirigido por Francis Lawrence (Jogos Vorazes, I Am Legend), com direção de arte da própria Haus of Gaga — derrama a imaginação desenfreada dela em toda a tela. Há uma narrativa solta sobre Gaga sendo sequestrada por supermodelos e vendida para a (muito bonita) máfia russa antes que ela impusesse sua vingança ardente, mas é fácil ignorar todos os detalhes gloriosamente personalizados: os óculos de sol de lâmina de barbear, os ternos de lobo de látex , os saltos de Alexander McQueen, o jerky, coreografia derivada de "Thriller". É uma colisão profana de estilo, sexo e showbiz que vai te deixar dizendo, Rah, rah, ah-ah-ah. —J.F.

Fonte

Tradução por Daniel, David Luis e Matheus

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Eliza Pildervasser