No dia 1º de outubro, Lady Gaga e Tony Bennett lançarão seu segundo álbum em conjunto, "Love for Sale".

Contando com a mesma prerrogativa do seu antecessor, "Cheek to Cheek" (2014), o álbum contará com clássicos da música soul e do jazz dos Estados Unidos, marcando a aposentadoria de Tony Bennett após uma carreira cheia de sucesso e extremamente aclamada. Entretanto, seu diferencial vai muito além da despedida de Bennett dos palcos e dos estúdios de gravação.

A grande temática de "Love for Sale" continua sendo a reinterpretação de clássicos da história da música norte-americana em seu mais alto nível. Contudo, o conteúdo do álbum permeia as composições do simplesmente considerado um dos maiores contribuidores para o Great American Songbook, isto é, a lista que engloba as composições mais famosas da cultura popular dos Estados Unidos no século XX.

Cole Porter é destaque no cenário cultural estadunidense, sendo um dos compositores e musicistas que mais encantou o público e artistas contemporâneos a ele. Muitas de suas canções tornaram-se composições conhecidas por suas letras espirituosas e boêmias de um Estados Unidos da primeira metade do século XX, que ainda estava a conhecer a vida urbana, uma vida amplamente industrializada e habituada à conflitos armados e inconstâncias econômicas de âmbitos mundiais.

Para além de uma vida das rádios, muitas das letras de Cole Porter foram sucesso na Broadway e no cinema, pontos que ajudaram em sua popularização e fama.

Cole Porter já traçou a carreira musical de Lady Gaga anteriormente. Em seu primeiro álbum junto a Tony Bennett, "Cheek to Cheek", músicas como "Anything Goes" e "Ev'ry Time We Say Goodbye" são sucessos do músico e foram interpretados pela dupla - em exceção a segunda canção, interpretada no álbum somente pela voz de Lady Gaga.

A própria cantora, em diversas ocasiões, já deixou clara sua fascinação e reconhecimento pelo compositor que foi Cole Porter.

Nascido no estado da Indiana, Cole Porter iniciou seus estudos musicais desde muito jovem por incentivo de sua mãe. Tendo aprendido violino aos seis anos, piano aos oito e escrito sua primeira opereta (com o auxílio da mãe) aos 10, sua mãe não só reconheceu seu talento como alterou sua data de nascimento de 1891 para 1893 para fazê-lo parecer mais precoce. Entretanto, os dizeres de seu avô foram mais fortes, enviando Porter para a Academia de Worcester em 1905 e depois para a Universidade Yale em 1909 para se tornar advogado.

Nesse período na academia, o jovem compôs uma série de canções estudantis, incluindo as do time de futebol americano "Bulldog Bulldog" e "Bingo Eli Yale", tocadas em Yale ainda hoje. Em Yale, o jovem deu vida a mais de 300 canções.

Em 1913, Cole Porter se transferiu para a Faculdade de Artes e Ciência. Em 1915, sua primeira canção para a Broadway, "Esmeralda", apareceu na revista "Hands Up". Entretanto, seus trabalhos seguintes na música "fracassaram". Essa sucessão de insucessos fez com que Porter se auto-exilasse em Paris, vendendo músicas e sendo sustentado em parte por seu avô, em parte por sua mãe.

No entanto, nascido em uma família rica e tendo se casado com uma mulher rica, ele não sofreu com falta de dinheiro e estabeleceu-se fora de sua terra, os Estados Unidos, durante praticamente todos os anos 1920, vivendo uma vida de luxo na Europa. Apesar disso, Porter não ficou ocioso e continuou a escrever. Somente nos anos 1930, Cole Porter foi reconhecido e atingiu a fama, que o acompanhou pelo resto de sua vida.

Todas as canções em "Love for Sale" são corriqueiramente reconhecidas como as grandes composições de Cole Porter. Entretanto, algumas se tornaram grandes sucessos e se elevam ao patamar de serem canções sempre presentes em diversos repertórios de lendas da música norte-americana.

Interpretar as canções de Cole Porter coloca Lady Gaga em um patamar de grandeza. Esse fato a faz ficar lado-a-lado de lendas como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Billie Holiday, artistas os quais sempre possuíram, principalmente os dois primeiros, composições de Cole Porter em seus shows ao vivo.

De absolutos sucessos à composições menos difundidas, "Love for Sale" traz um repertório variado de Cole Porter. Dos fenômenos "I Get a Kick Out of You", "It's De-Lovely", "Love for Sale", "Just One of Those Things", "You're The Top" e "Let's Do It (Let's Fall in Love)" às intimistas "Dream Dancing", "Do I Love You?" e "So In Love*", o álbum revisita as consideradas mais prestigiadas composições do músico.

Enquanto Fitzgerald gravou diversos álbuns em vida interpretando as composições de Cole Porter ao longo de sua carreira, hits como "Night and Day" e "I've Got You Under My Skin" não podiam faltar nos principais shows ao vivo de Sinatra.

Até mesmo Tony Bennett, em seus tempos áureos, seja ''ao vivos'' ou seus álbuns de estúdio, sempre incluía Cole Porter em seu repertório. Canções como "I Concentrate on You" é um dos sucessos de Porter mais prestigiados por Bennett, por exemplo.

Ao citar esses pontos, faz-se necessária a reflexão de que todos os grandes nomes do jazz (e da música dos Estados Unidos) reverenciem Cole Porter como um fenômeno marcado na história da música. Mesmo no mundo do jazz sendo extremamente comum a apresentação de covers de grandes sucessos, todos os grandes músicos, em algum momento de sua vida, cantaram suas composições favoritas de Porter à sua audiência. Suas letras e melodias são um marco.

Diversos críticos e até mesmo celebridades do meio musical elogiaram o primeiro trabalho de Gaga e Bennett. Para eles, além da qualidade sonora e da quebra de barreiras ao verem a Mother Monster se debruçar em clássicos da soul music e do jazz estadunidense, a grande contribuição de "Cheek To Cheek" foi reviver clássicos do jazz e apresentá-los de forma repaginada às novas gerações.

Inclusive, uma das propostas dos álbuns de Lady Gaga e Tony Bennett, além de reviver grandes clássicos do jazz, é o de dar outras interpretações líricas. Por exemplo, a versão de "Anything Goes" em "Cheek To Cheek" é interpretada pelo intercalar entre as vozes de Gaga e Bennett. As sílabas são pronunciadas fortemente por Gaga, complementando os vocais e o jazz característico de Bennett. Outro grande exemplo dessa proposta artística é a interpretação de "I Can't Give You Anything But Love", que foi originalmente escrita em 1928 por Jimmy McHugh e Dorothy Fielde para o musical da Broadway "Blackbirds of 1928". A versão de Gaga e Bennett inicia-se ao som de um chimbau e um órgão elétrico. Gaga inclui entre os versos cantados por Bennett tipos de comentários como "puxa, eu gostaria de vê-lo elegante, Tony", e Bennett incluí, aos versos de Gaga, ditos como "pulseiras de diamante não funcionam, não vendem, Gaga".

Mesmo sendo um álbum muitas vezes negligenciado pelos fãs, incluindo os brasileiros, por conta de representar um distanciamento de Lady Gaga de seus gêneros musicais tradicionais de atuação (pop, dance e eletrônico), a Era Cheek To Cheek é marcada por representar a grande versatilidade musical da cantora e a conquista de outros públicos, além de proporcionar a seus fãs performances grandiosas, emocionantes e vocais que provam todo o talento e potencial de Gaga.

Tudo o que, portanto, podemos esperar da artista para sua atual fase no jazz.

Mesmo com o álbum sendo lançado somente em 2021, "Love for Sale" já é uma ideia antiga. Dias antes de Tony Bennett e Lady Gaga se apresentarem na cerimônia dos Grammy's de 2014 e meses antes de partirem em turnê para a promoção de "Cheek to Cheek", a lenda do jazz norte-americano havia revelado, em entrevista ao LA Times, os planos para o segundo disco da dupla.

"Ela [Lady Gaga] é uma cantora tão boa. Não é só mais uma na multidão. É por isso que quis gravar estas canções clássicas. [...] E está valendo a pena, pois o álbum é tão popular. Estamos prestes a gravar as músicas de Cole Porter. Este será o segundo disco". - Tony Bennett

No mais, o que os fãs desejam à essa nova era de Lady Gaga é sucesso e o reconhecimento de seu talento. Ter um álbum em sua discografia ao lado de Tony Bennett é sensacional; um segundo já é a prova de seu talento e maestria na música. Mas juntar-se a Tony Bennett para cantar uma parte do repertório de Cole Porter eleva a artista e musicista Lady Gaga a um patamar ímpar na música, sinônimo de tudo de melhor que uma carreira prestigiada pode representar. A cantora prova ao mundo que, independente de seu gênero atual de trabalho, suas influências são de peso e seu porte artístico é vasto - tudo o que a música de Cole Porter sabe representar.

Para celebrar e apresentar Cole Porter a vocês, fizemos uma playlist com as músicas do cantor que estarão no Love For Sale interpretadas por grandes lendas da música, como Frank Sinatra, Barbra Streisand, Caetano Veloso e mais!

Ouça no Spotify:

O álbum "Love For Sale" será lançado no dia 1º de outubro. Seu primeiro single, "I Get A Kick Out Of You*" já está disponível. Ouça em todas as plataformas digitais:

  • Spotify
  • YouTube

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Eliza Pildervasser