O início da carreira de Lady Gaga nos proporcionou uma transformação impressionante em meio a todos esses anos. A forma irreverente de se vestir e de transmitir suas mensagens em suas músicas e vídeos deu a ela total espaço em meio a música pop.

Prestes a lançar seu primeiro álbum em agosto de 2008, Gaga já tinha começado sua jornada em se consagrar uma grande estrela da música. "Just Dance", carro chefe do álbum "The Fame", já havia sido lançada há alguns meses, ocupando ótimas posições nos charts musicais, e a pequena tour de divulgação, a "Just Dance Promo Tour", estava sendo executada nos principais clubes de alguns países.


"The Fame: Part One"

Com elementos marcantes como o "Disco Stick" e o "iPod LCD Glasses", a "Haus Of Gaga" junto ao diretor Constellation Jones, alter ego de Clark Jackson, produtor e diretor de videoclipes de longa data, produziram um pequeno curta escrito por Gaga e seu ex-namorado e ex-diretor criativo Matthew "Dada" Williams, reunindo canções presentes no primeiro álbum da cantora, como uma forma de apresentá-la e divulgar tanto as canções como o disco.

"The Fame: Part One" foi então apresentado à Interscope Records, que decidiu o utilizar como EPK ("Electronic Press Kit" - um vídeo enviado como um kit para pessoas influentes).

"Esse filme é um testamento ao maravilhoso time criativo que viaja comigo. Eu tenho mais orgulho desse trabalho do que de qualquer outra arte visual que eu tenha criado até agora. Aqui está uma foto minha com os caras divertidos da Haus em nosso triunfo. Como o Space Cowboy diria. Saúde." - Lady Gaga.


GAGA
Un film par Constellation Jones

O vídeo começa com uma narração de Lady Gaga sendo feita na língua francesa, enquanto imagens dela e de suas antigas dançarinas Coco e Dina são reproduzidas nas ruas de Los Angeles. Legendas em francês, inglês e chinês podem ser vistas durante a reprodução.

Ao fundo é possível ouvir a canção "Fooled Me Again" ser tocada em uma versão curta. A música, escrita por Lady Gaga e Rob Fusari (Team Love Child), chegou a fazer parte de "The Fame", mas acabou ficando de fora da versão final. Além de fugir um pouco do tema central do disco, havia uma semelhança da história contada em outra música presente no disco, "Brown Eyes".


The Fame

Iniciando a parte dois do vídeo, vemos algumas cenas de Gaga com algumas joias intercaladas com sua aparição com o "iPod LCD Glasses" e sua famosa frase "Pop music will never be low brow".

Durante as cenas, "Music for the Funeral of Queen Mary (Remix)", a intro utilizada nos shows da "Just Dance Promo Tour", é reproduzida.

"Music for the Funeral of Queen Mary" foi composta em 1695 para o cortejo da Rainha Maria através de Londres a caminho da Abadia de Westminster. A versão atualizada da música foi usada como tema principal do filme "Laranja Mecânica" e adaptada por Lady Gaga e o DJ VH1 usando a sample para suas apresentações.


Em um novo corte de cena, a canção "Just Dance" começa a tocar, enquanto Gaga e suas dançarinas atacam um pequeno vendedor, interpretado pelo coreógrafo Richy Jackson.

Nossa Mother Monster então aparece com mais um item conhecido, o Disco Stick, o utilizando para quebrar a vitrine e roubar alguns objetos como um colar dourado.


Em meio a novas cenas de dança, outra canção começa. Conhecida como "Technology (My Egyptian Lover) [Interlude], a música também era usada nas apresentações de Lady Gaga com a "Just Dance Promo Tour".

"Technology, Technology, Technology, co-conceived by the Haus of Gaga."

A interlude utiliza um trecho da música "My Egyptian Love", do DJ Space Cowboy com a participação da cantora Nadia Oh. A música está presente no álbum do DJ, "Digital Rock Star".


Dando sequencia ao vídeo, a música "Poker Face" começa com cenas coreografadas em uma rua e em um galpão.

Os cães Rumpus e Lava, famosos por aparecerem em todos os clipes da Era The Fame e em "Bad Romance", fizeram sua estreia no curta.

Com um mix de "Strastruck" seguida de "Beautiful, Dirty, Rich", Gaga e suas dançarinas andam de carro ate uma área deserta. Lá nossa Mother Monster vê uma tatuagem no pescoço de Coco e descobre que ela é uma traidora.

Após uma vingança bastante inusitada, na qual a cantora e Dina tiram toda a roupa de Coco, deixando-a apenas de calcinha, elas partem dali ao som de "Technology (My Egyptian Lover) [Interlude].

Em uma mudança de tom, enquanto toca um teclado sustentado por Dina, Gaga canta "Brown Eyes" com os olhos marejados.

O curta então se encerra com a cantora encontrando uma dançarina de rua. Ela pede um cigarro a ela, depois de insultá-la, e por fim, as três vão embora no carro com o fim da canção.

La Fin


Assista ao vídeo completo:


O vídeo é, sem dúvidas, a pura essência do álbum "The Fame", marcando a Era com seus visuais e sonoridade, dando um gostinho do que ainda estava por vir.

E ainda estamos aguardando ansiosos pela parte 2!

Você já conhecia esse vídeo da nossa Mother Monster? Qual foi sua primeira reação ao assisti-lo? Conta pra gente nos comentários!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por David Luis

Revisão por Eliza Pildervasser