"Love For Sale" será lançado logo mais, às 00 horas desta sexta-feira (01), e já esta sendo bem recebido pela crítica musical. Composto por 12 faixas em sua versão especial, o álbum marca a segunda parceria de Lady Gaga com Tony Bennett, sendo o último trabalho da lenda do jazz devido ao seu diagnóstico de Alzheimer.

O jornal britânico The Telegraph, avaliou "Love For Sale" com nota 80 de 100. Em sua review publicada na manhã desta quinta-feira (30), o jornal descreveu o disco como "uma parceria de elogio e contraste, em vez de harmonia perfeita, e funciona surpreendentemente bem, cada um ocupando espaços distintos de arranjos melódicos enquanto interage com sagacidade rítmica e grande quantidade de personalidade arrogante".

Leia a tradução abaixo:

Review de Tony Bennett e Lady Gaga Love for Sale: onde riffs jazzísticos encontram um aveludado ronronar

Os dois cantores, com uma diferença de idade de 60 anos, se reuniram para a sua segunda e provavelmente última colaboração – os resultados são um deleite.

Se tratando de relacionamentos entre pessoas com idades consideravelmente diferentes, o romance musical entre o veterano crooner Tony Bennett e a diva pop Lady Gaga, com quase toda certeza, representa a maior diferença de idade entre parceiros de duetos na história da música popular. Há 60 anos de diferença entre Bennett (95) e Gaga (35), e isso definitivamente aparece na textura de suas vozes, com o tom firme como carvalho do velho polido tão finamente que se tornou quase translúcido, ao mesmo tempo que a jovem Lady ronrona e adereça em matizes de veludo e mel.

É uma parceria de elogios e contraste mais do que de perfeita harmonia, e funciona supreendentemente bem, cada um ocupando espaços distintos dos arranjos melódicos enquanto interagem com astúcia rítmica e fartura de ostentosa personalidade. Eles cantam como se estivessem se divertindo muito criando música juntos, e isso é metade do prazer de qualquer dueto.

Esse é o segundo álbum do casal improvável, seguindo o “Cheek To Cheek” de 2014 e aderindo à mesma fórmula. Para seu último passeio pelo clássico American Songbook, a dupla foca na melódico e sagaz trabalho de Cole Porter, provavelmente o maior compositor da era pré-rock ‘n roll. É certamente prazeroso e uma delícia – enquanto eles cantarolam na faixa de abertura “It's De-Lovely” – mesmo que também demande bem pouco do ouvinte.

Bennett nunca se move de sua área de conforto musical, então sobra para Gaga ligar a distância entre suas idades e estilos, tocando com sua banda de jazz e uma orquestra completa, e claramente aproveitando a oportunidade cruzar canções antigas altamente familiares sem ter que reinventar sua persona do pop. Eles soam felizes ao mergulhar nos astutos jogos de palavra de “I Get A Kick Out Of You” e “You’re The Top” e substituir jovialidade familiar pela ressaca erótica de “Night And Day” e “I’ve Got You Under My Skin”.

Poderia ser intrigante ouvir a fluidez fácil de Bennett recontextualizada por uma produção moderna, mas os seus dias de inovação terminaram no começo da década de 1960. Uma vez ou outra ele já gravou antes a maior parte dessas grandes canções, mas Bennett pertence a uma geração que acredita que se não está quebrado, não é preciso consertar (e mesmo que seja preciso, você provavelmente pode dar apenas uns remendos e manter na estrada com um pouquinho de amor e carinho).

Infelizmente, porém, essa talvez seja a última vez que ouvimos desse grande homem. Bennett foi diagnosticado com Alzheimer em 2016, e três shows promocionais com Gaga marcaram sua aposentadoria oficial dos palcos. É uma notícia que empresta um contexto dramático ao álbum, investindo-o com o páthos de uma última e heroica resistência.

Contudo, não há nada melancólico ou agridoce sobre “Love For Sale”. Esses frágeis tons da ainda boa voz de Bennett seriam devastadores caso colocados em sóbrios arranjos de baladas outonais, mas claramente isso não é onde o seu espírito está no momento. Ele canta riffs com prazer jazzístico durante todo o álbum, adicionando frases prontamente cronometradas nos espaços levantados por arranjos soltos cheios de percussão saltitante, instrumentos de sopro amadurecidos e uma ligeira guitarra.

Quando Gaga improvisa um verso sobre uma tatuagem em “I’ve Got You Under My Skin”, você consegue ouvir a deliciada risada de Bennett em resposta. O último dos crooners está indo embora dançando.


"Love For Sale" será lançado logo mais, às 00 horas. Os singles "I Get A Kick Out Of You" e "Love For Sale" já estão disponíveis. Ouça em todas as plataformas:

Spotify:


Apple Music:


Assista ao trailer do álbum, legendado:


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por David Luis