No dia de ontem (22), a revista norte-americana VOGUE divulgou em seu site uma entrevista feita por Celia Ellenberg com Lady Gaga para divulgação de sua nova paleta de sombras, a "Love For Sale Shadow Pallete". Com detalhes sobre a criação do produto, inspirações, e até bastidores do filme "House Of Gucci", Gaga fala abertamente sobre sua relação com a maquiagem e como o processo de gravação do álbum "Love For Sale" com Tony Bennett a influenciou.

Confira abaixo a matéria traduzida:

"Ver Lady Gaga interpretando Patrizia Reggiani no trailer de "House of Gucci" – A altamente antecipada adaptação do livro de 2001 que narra o dramático crime real que abalou a casa de moda Italiana – é como ver a própria Reggiani. “Quando o assunto são os filmes, eu não tenho medo de me desafiar para parecer com a personagem”, diz Gaga sobre o impacto que o cabelo e a maquiagem (O delineador! Os cílios! O desfiado no cabelo!) tiveram em sua habilidade de encarnar a herdeira tornada assassina condenada.

O poder transformativo da maquiagem não é nenhuma novidade para a multifacetada artista de 35 anos, que fez de subverter a imagem sexualizada do estrelato pop e desafiar noções de gênero e autenticidade um cílio espetado e sobrancelha de glitter de cada vez, um negócio. “A maquiagem mudou a minha vida”, afirma Gaga sem um pingo de hipérbole, se referindo aos produtos que ela acumulou enquanto agraciava palcos grandes, pequenos e enormes. Sua linha de beleza, "Haus Laboratories", que ela lançou como uma startup livre das amarras de uma companhia de cosméticos maior, com a ajuda de um grupo de co-colaboradores incluindo sua maquiadora de longo-tempo, Sarah Tanno, estreou dois anos atrás com o mesmo etos. “Nossa missão é espalhar gentileza, coragem e criatividade para o mundo, provendo essas ferramentas para autoexpressão e, se você é inclinado a isso, reinvenção,” ela explica.

Gaga não virou uma expert da beleza ao se tornar uma empreendedora; saber como lidar com batom de longa duração e sombra que não craquela têm sido um trabalho fundamental desde que ela começou a performar mais de duas décadas atrás. “Eu tentei tantos produtos diferentes, então, criar maquiagem que poderia suportar uma performance no palco era algo importante para mim”, ela continua, insistindo que nada deixa o proverbial armazém de sua marca sem ter sido testado na própria Gaga – cada delineador em gel, cada batom giz mate para lábios, e, especialmente o seu novo lançamento, a "Love For Sale Shadow Palette". Disponível em 28 de Setembro, os 18 tons ultra saturados foram criados enquanto Gaga trabalhava em seu segundo álbum com Tony Bennett. Recebendo o nome do hit de 1930 por Cole Porter e devotado inteiramente aos standards de jazz de Porter, o álbum será lançado dia 1º de Outubro e foi precedido por dois shows íntimos em Nova Iorque nesse verão.

A "Love For Sale Palette" recebeu o nome da canção de Cole Porter e foi inspirada pelos looks que Lady Gaga usou enquanto colaborava com Tony Bennett em seu novo álbum homônimo. Enquanto Gaga defende a eficácia dos pigmentos cremosos em pó – apenas um deslize garante “Cor real na pele, assim como a da bandeja”, ela insiste no vocabulário de uma formuladora de produtos experiente - ela é firme ao afirmar que você não precisa estar em um palco com Bennett no Radio City Music Hall ou num set de gravações em Roma com Adam Driver para se beneficiar de sua versatilidade dia-à-noite. “Eu acredito que a celebração da maquiagem é algo bonito, mas eu também acho que o que é belo é alguém que talvez não saiba que é muito bom com maquiagem querer tentar de qualquer forma. Eu quero falar com essa pessoa e dizer ‘Eu te vejo e eu te ouço, essa sou eu cantando para você através da maquiagem ao invés da minha voz’”. Aqui, a ganhadora do Oscar e cofundadora da marca analisa o apelo lírico de seu último lançamento.

"Eu sei que grande parte da narrativa em volta da nova Love For Sale Palette é que ela não é apenas uma paleta. Como exatamente ela é diferente?"

"Bem, ela foi feita inteiramente na Itália, igualzinho a mim! É vegana e cruelty free – que é o que nós defendemos; nós defendemos a gentileza. E é realmente sobre criar looks glamourosos, intemporais, com novas fórmulas inovadoras que entregam alta-performance e cor de longa-duração. Nós temos nove cores matte, quatro metálicas, quatro cintilantes e um finalizador universal, tudo em uma paleta que oferece looks sem fim. E, você sabe, a "Love For Sale Palette" tem um lugar especial no meu coração porque é um verdadeiro clássico para looks do dia-à-noite, e a inspiração para isso veio da canção de Cole Porter chamada “Night And Day”. Eu na verdade, uso essa paleta todos os dias. E é legal porque se chama "Love For Sale". Ela foi feita com amor, e ela representa o amor: Um dólar de cada compra em hauslabs.com será doada à instituição beneficente de Tony Bennett, "Exploring The Arts", que oferece à jovens carentes uma maior equidade e oportunidade no mundo das artes."

"Fale-me como é uma aplicação diária típica para você."

"Eu gosto de começar com Etta [um tom pêssego suave], que foi nomeada a partir de Etta James, que foi uma das primeiras cantoras de jazz que eu ouvi quando era uma garotinha. Portanto, eu começo com Etta, e eu uso também Night And Day como uma forma de misturar a cor nos olhos. Night And Day é mais como um branco. Então eu gosto bastante de usar Amy [uma cor taupe com acabamento matte], que recebeu o nome de Amy Winehouse, e eu misturo Amy no vinco do meu olho com I’ve Got You Under My Skin [um bege pardo], usando ela para realmente esculpir o vinco. A partir daí eu posso ir para qualquer lugar, mas é assim que eu começo. É bem fiel a quem eu sou como artista ter os tons da paleta se alinhando com onde eu comecei com meu amor pelo jazz, e onde eu começo quando aplico minha maquiagem."

"Oferecer um pouco de educação musical, assim com uma ferramenta de beleza é o objetivo dessa paleta?"

"Eu não diria que é tanto sobre educar as pessoas quanto é sobre amar as pessoas. A oportunidade de cantar com o Tony de novo foi algo totalmente sobre amor para mim, e nós queríamos celebrar os músicos do jazz. Cole Porter é um dos compositores favoritos de todos os tempos de Tony, e ele queria fazer um álbum completo de suas canções, então ele me ligou no dia que o "Cheek To Cheek" alcançou o #1, e disse, “Ei, Lady, eu quero gravar um disco de todas as músicas do Cole Porter!”. Então eu respondi, “Ok, Tony”, e eu sempre mantenho as minhas promessas ao Tony. Também é sobre trazer o espírito do jazz à frente, trazendo de volta os nomes de pessoas que cantaram a música jazz, e prestando respeito onde o respeito é devido."

"Pigmentos de alta-performance são o que a Haus Laboratories faz, mas e quanto àqueles de nós que, digamos, não vivemos vidas de alta-performance?"

"Com sinceridade, a maquiagem é à prova de palcos, é à prova da vida! Eu pessoalmente sempre experimento, utilizo e passo elas em mim mesma. Se eu estou no palco, eu estou exercendo muita energia; eu estou suando; eu estou cantando; eu estou fazendo muitas expressões com o meu rosto. O que eu amo de verdade sobre esse produto é que ele não enruga, e não há queda, não importa o que você estiver fazendo."

"Confirme ou negue: Você usou essa paleta nas gravações de House Of Gucci."

"Nós absolutamente usamos. Nós usamos essa paleta enquanto estávamos filmando – e nós também usamos toda uma outra coleção que será lançada em breve. Mas na verdade, Sarah Tanno desenvolveu essa paleta baseada nas cores que usamos enquanto eu e Tony estávamos gravando esse álbum. É uma paleta verdadeiramente autêntica que está ultrapassando os limites do que a arte pode ser. Eu sempre digo, você não precisa ser um artista para parecer arte. Eu acho que muitas pessoas acham que têm que ser muito boas com maquiagem para usar produtos bons. Mas essa [paleta] é ótima para pessoas que são incríveis fazendo maquiagem, e também é muito acessível e usável. É Intuitiva. E isso é algo bem importante para mim."

A "Love For Sale Shadow Palette" da "Haus Laboratories" estará disponível dia 28 de Setembro em www.hauslabs.com.

Tradução por DavidLuis198

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, e Twitter.

Fonte