De volta ao jazz, Lady Gaga marca mais um ponto de sua carreira ao lado de Tony Bennett com o lançamento de "Love For Sale".

Com o disco já disponível em alguns países devido aos fusos horários, o jornal The Independet UK ouviu o novo álbum e descreveu a parceria da dupla, em sua review publicada na manhã desta quinta-feira (30), como "uma química que vai contra todas as probabilidades", dando uma nota máxima para o projeto (100/100).

Confira a tradução completa:

Review de Lady Gaga e Tony Bennett, Love For Sale: A química da dupla dispara contra todas as expectativas.

Bennett tem essas canções sob a sua pele, e a Mamãe Monstro do pop faz um brilhante trabalho de ajudá-lo a entregá-las como um último presente ao mundo.

Tony Bennett disse um dia que “Cantar de forma íntima é quase como pensar em um microfone, então ajuda ter a canção cravada dentro de si”. Agora ele tem 95 anos, Bennett tem tanta sintonia com o Great American Songbook que eu não ficaria surpresa se rimas de Berlin e versos de Gershwin aparecessem em seus raios-x. Ouvir a sútil e maleável forma que ele encontra seu caminho entre os 12 standards de Cole Porte que aparecem em “Love For Sale” (seu segundo álbum de duetos com Lady Gaga), nunca faria você adivinhar que ele foi diagnosticado com demência cinco anos atrás e não consegue mais manter algo parecido com uma conversação normal. Bennett tem essas canções sob a sua pele, e a Mamãe Monstro do pop faz um brilhante trabalho de ajudá-lo a entregá-las como um último presente ao mundo.

Fãs do primeiro álbum de duetos do par, “Cheek To Cheek” (2014), já saberão que Gaga e Bennett têm uma química que dispara contra todas as expectativas. Ela traz lantejoulas e drama e fortes notas atrevidas. Ainda que sua carreira pop tenha sido construída em cima de sílabas em staccato (mah-mah-mah-mah Poh-kah face!), ela pode passear confiantemente para cima e para baixo na escala do jazz como uma mulher que tem um trombone no lugar da garganta. Bennett trás a camurça rouca de seus sapatos macios para a festa: sempre considerado habilidoso e audivelmente decente. Ao contrário das estrelas do rock que se voltam para os standards como parte de um plano de aposentadoria preguiçoso, Bennett sempre quis continuar aprendendo com eles. É um prazer ouvir ele e Gaga – nascidos com 60 anos de diferença – darem uma saída para ter uma conversa musical tão agradável.

As sofisticadas canções escritas por Cole Porter no início do século XX são a provisão perfeita para a dupla. Ainda que o trabalho do rico graduado de Yale (Que se inspirou tanto em Gilbert e Sullivan como no trabalho de seus contemporâneos da Brodway) é algumas vezes criticado pela falta de uma profundidade emocional, Bennett e Gaga dançam por seus sagazes jogos de palavra e trazem uma humanidade cheia de nuances para as ágeis melodias que ele tracejou em seu apartamento no Waldorf.

“Love For Sale” abre com mãos de jazz acenando – uma algazarra de baterias e clangor de metais de arrancar as cortinas – antes que Gaga tome o microfone e nos dirija até “It’s De-Lovely!”. Os vivazes, arranjos acústicos da velha-guarda fazem você se sentir como um convidado num clube noturno vintage. Os colaboradores de longa-data de Tony Bennett, Jorge Calandrelli e Marion Evan (que também tem 95 anos) se certificam que os contrabaixos rondem como gatos de rua vestindo smokings e que as cordas girem como saias de cetim. Xilofones e flautas agregam doçura e suavidade assim como cerejas marrasquino em um coquetel, enquanto Bennett e Gaga cantam “Night And Day”. Um desenvolto piano dá suporte a dupla durante o tempo que eles circulam em mútua apreciação durante “I Get A Kick Out Of You”, onde Bennett acerta de forma brilhante o estonteante esquema de rimas internas dentro de versos como: “Flying too high with some girl in the sky is my idea of nothing to do…”.

Na menos conhecida “So In Love”, ele soa genuinamente desesperado com a devoção, nos lembrando da dor das cartas cheias de anseio de Porter para seus amantes masculinos (publicadas em 2018). “Let’s Do It” recebe um swing mais fora de forma, enquanto “Just One Of Those Things” – a única canção onde Bennett não soa completamente no controle da situação – recebe um quente solo de guitarra. Nós temos o nosso Bennett de volta em “I’ve Got You Under My Skin”, onde ele dá risadas enquanto Gaga improvisa, “Como uma tatuageeeeeem...”. Eles fazem uma festa na música de encerramento “You’re The Top”, enquanto Bennett faz piadas sobre ser “Um desastre total, um flop”.

Neurocientistas não entendem ainda como a música pode alcançar tão profundamente um cérebro que parece ter sido desativado por doenças como a demência. Por enquanto nós achamos que é algum tipo de milagre. E é o máximo ouvir isso acontecendo em tempo real.


"Love For Sale" será lançado logo mais, às 00 horas desta sexta-feira (01). Os singles "I Get A Kick Out Of You" e "Love For Sale" já estão disponíveis. Ouça em todas as plataformas:

Spotify:


Apple Music:


Assista ao trailer do álbum, legendado:


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por David Luis