Na tarde da última quinta-feira (21) aconteceu o segundo show da nova turnê de Lady Gaga, "Chromatica Ball", em Estocolmo, na Suécia, no qual a artista cantou novas faixas e usou um novo figurino, veja aqui.

Além das novidades, vários sites comentaram sobre o novo show da artista publicando suas reviews, entre eles o The Telegraph, que deu nota máxima para o espetáculo.

Leia a review completa traduzida:

"Review de Lady Gaga: Um show de horrores espetacular de uma super-heroína do pop

5/5

Parte extravagância de CGI, parte montagem de arte erótica - Lady Gaga desnorteou a multidão de Estocolmo com seu linguajar extravagante.

Beneficiando-se de várias indicações a prêmios em sua passagem como estrela do cinema em 'Nasce Uma Estrela' e 'Casa Gucci', Stefani Germanotta retomou o alter ego da super-heroína pop Lady Gaga, explodindo com hits dançantes excêntricos e usando roupas extravagantes.

Seu retorno ansiosamente esperado aos palcos foi apresentado em algum lugar entre um show de horrores épico, uma montagem de arte erótica, um cabaré fora da Broadway e um terror espetacular de ficção científica com CGI de grande sucesso. Negócios habituais para Gaga então.

Abrir um set com um trio de seus maiores sucessos é uma demonstração de confiança suprema, principalmente se você fizer isso limitada a uma roupa que lembra Bill e Ben, 'The Flowerpot Men', reimaginado pelo artista alienígena HR Geiger. No momento em que Gaga havia rasgado 'Bad Romance', 'Just Dance' e 'Poker Face' em rápida sucessão, o público de 36.000 pessoas na Friends Arena de Estocolmo estava em um estado entre a rendição estática e a completa confusão.

O palco assumiu a forma imponente da arquitetura brutalista em preto e branco, uma distopia soviética de pesadelo como imaginada por Fritz Lang. Mas essa estética inicialmente sombria serviu como uma espécie de contraste de linha de graves para estabelecer cada nova mudança de roupa colorida e efeito especial de cair o queixo.

Adiada em 2020, a 'Chromatica Ball' está na estranha posição de ficar à deriva do álbum que foi projetada para promover. 'Chromatica' pretendia restabelecer Gaga como uma potência do pop dance semelhante a uma Madonna do século 21, mas em nosso colapso pandêmico coletivo nunca se tornou o sucesso conquistador que sua criadora pretendia. Dois anos depois, quase metade desse set contou com faixas de álbuns que não foram realmente incorporadas à consciência pop, sendo marcadas por coreografias audaciosas, produção atraente e a pura implacabilidade de Gaga.

Uma banda estrondosa de duas guitarras adicionou uma agressividade de rock pesado ao seu ataque de dança (pense no motim do Metallica no Studio 54), enquanto os dançarinos rodopiavam atleticamente e a voz extremamente forte de Gaga entregava letras como se fossem comandos militares. Já vi esquadrões de choque menos eficazes no controle de multidões do que isso.

Dadas as raízes de Germanotta na cena de arte pop de Nova Iorque, não deveria ser surpresa que deveria haver uma narrativa temática por baixo do desfile de figurinos elaborados e imagens surrealistas. Gaga afirmou que o show 'documenta os muitos estágios e lados do luto que experimentei na minha vida'. O que é muito para se segurar em um espetáculo tão emocionante e bobo quanto uma extravagância de estádio. Presumivelmente, a maioria de nós já ouviu falar sobre negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, mas em nenhum lugar eu ouvi falar de trabalhar seus sentimentos em uma explosão de pirotecnia. Vamos chamar isso de gagaficação.

Esta turnê relativamente curta (compreendendo 20 shows em estádios na Europa e na América) é a primeira empreitada de Gaga de volta ao show ao vivo desde que cancelou grande parte de sua turnê de 2018 por causa da dor severa causada pela fibromialgia. 'Eu me perguntei se algum dia eu estaria aqui novamente', ela admitiu, a voz crepitando com emoção. 'Houve um tempo em que pensei que não conseguiria mais fazer isso'.

No entanto, no momento em que ela estava dançando no meio da multidão até o palco B, enquanto entregava um exuberante vocal gospel em 'Free Woman', ficou claro que Germanotta estava em seu elemento. 'Para todos que acreditaram em mim, que eu poderia ser feliz novamente, obrigada', ela proclamou em lágrimas. Este foi um show que claramente significou tanto para a artista quanto para o público, adicionando um impacto emocional real a um espetáculo pop enérgico. É fantástico ter um talento tão imenso de volta para o lugar onde ele pertence.

Lady Gaga tocará duas noites no Tottenham Hotspur Stadium, em Londres, nos dias 29 e 30 de julho".

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz