Chegamos na nossa terceira edição da contagem regressiva para a "Chromatica Ball", faltando apenas 3 dias para finalmente termos as versões ao vivo de canções do álbum "Chromatica".

Nesta edição falaremos sobre o palco de uma das turnês mais amadas e queridas da cantora, a "Born This Way Ball", que passou pelo Brasil no fim de 2012.

Vamos relembrar juntos?


The Born This Way Ball

A "Born This Way Ball" foi a terceira turnê de Lady Gaga, realizada para divulgação de seu terceiro álbum, "Born This Way". Foram 98 shows apresentados, passando pelas Américas, Ásia, Europa, África e Oceania, sendo também a primeira e única tour da cantora a passar pelo Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre nas respectivas datas de 09, 11 e 13 de novembro de 2012.

Os shows tiveram início em Seul, Coréia do Sul no dia 27 de abril de 2012 e terminaram em 11 de fevereiro de 2013, em Montreal, Canadá, arrecadando um total de US$ 185,8 milhões dólares concedendo o segundo lugar de turnês mais lucrativa da cantora.

Inicialmente a turnê seria composta por 119 shows. A última apresentação estava marcada para o dia 20 de março, mas os planos mudaram minutos após o fim do show em Montreal, quando nossa Mother Monster anunciou através de suas redes sociais que havia lesionado seu quadril devido aos movimentos repetitivos em suas danças, cancelando assim as 21 datas restantes. Gaga escondeu as dores de sua equipe por três meses.


O Palco

A Haus of Gaga trabalhou com o estúdio STUFISH e a TAIT Towers sobre ideias para o palco. A inspiração para os esboços foram a era eduardiana, Jules Vernes e a Primeira Guerra Mundial. Em 29 de novembro de 2012, a STUFISH lançou alguns esboços feitos pelo dono do estúdio, Mark Fisher, ilustrando algumas das ideias exploradas. A maioria dos conceitos possuía algum tipo de rotação semelhante ao design final.


Kingdon of Fame (O Reino da Fama):

Em 7 de fevereiro de 2012, Gaga postou em seu Twitter um desenho do palco para a turnê. O esboço incluía, além de um enorme castelo, uma cidade em segundo plano semelhante à que era utilizada nos shows da ”The Fame Ball”.

O palco foi moldado como um castelo gótico medieval, com torres altas e complexas e uma grande passarela, a Monster Pit, um lugar reservado para os fãs permitindi uma interação maior com o show.

A escultura possuía três andares e preenchia a largura e a altura da arena, com um projeto separado ea montagem feita em etapas.

O castelo tinha paredes automáticas que podiam abrir e fechar como uma casa de bonecas, podendo assim ser possível ver o seu interior. As paredes eram revestidas de um material que recebia todas as cores de luz, sendo possível refleti-las sem perder os tons.

Cerca de 30 janelas e portas de enrolar mecânicas, uma plataforma que se transformava em escada e cenários específicos podiam ser vistos durante todo o show. Havia torres e vários níveis para permitir que nossa Mother Monster se afastasse do nível do palco como também espaços dentro do castelo que abrigavam toda a banda.

A parte de trás e locais específicos do palco possuíam grandes elevadores e escadas para levar Gaga, os dançarinos e elementos ao palco principal como a moto de "Heavy Metal Lover", a banheira em "LoveGame", o sofá e os moedores de carne em "Alejandro" e "Poker Face" e os confessionários luminosos de "Electric Chapel". Todos os adereços foram desenvolvidos pela Diretora de Arte, Marla Weinhoff.

Uma parte da equipe de engenharia que controlava esses elevadores, janelas, a Mother G.O.A.T. e as partes móveis frontais, ficava em salas ocultas na parte de baixo palco.

O palco possuía diversas versões para que as viagens entre os continentes fosse tranquila e assim passou por algumas adaptações como a remoção da torre do lado direito do público e duas estruturas pequenas, sendo uma na torre do piano de ”The Edge of Glory” e outra que ficava na parte de cima da torre do lado esquerdo do público.

Outra mudança foi a redução da Monster Pit que no decorrer da tour foi diminuindo seu espaço interno.

Uma estrutura eletrônica suspensa permitiu que um rosto holográfico flutuante da vilã da história, Mother G.O.A.T. pudesse se mover pelo céu acima do palco e também chegar próxima ao público.

Na parte de trás do palco foi criado um grande cenário de 60 metros de largura, pintado à mão para criar a paisagem de G.O.A.T. com diversas outras torres, castelos e montanhas.


Assista ao vídeo da montagem do palco:

Confira também o vídeo divulgado pela TAIT mostrando o processo de desmontagem do palco em 3D:


Assista as versões do show:


Além desses vídeos, o canal VENOM Presents, do Little Monster e editor de vídeos Carlos Lima, criou um especial chamado “98 Nights with Gaga – The Born This Way Ball Video Series” com diversos conteúdos audiovisuais da turnê. Os lançamentos dos episódios acontecem em temporadas e são lançados exclusivamente aqui no RDT Lady Gaga.

Confira abaixo os episódios lançados até agora:


Agora contem pra gente: qual é o seu momento favorito de toda a "The Born This Way Ball"?

Amanhã entramos na reta final do especial Welcome to "The Balls, com a "artRAVE: The ARTPOP Ball". Não perca!

Relembre as partes anteriores do nosso especial:

Welcome to "The Balls":
Os palcos de Lady Gaga em suas turnês
The Fame Ball Tour

Welcome to "The Balls":
Os palcos de Lady Gaga em suas turnês
The Monster Ball Tour


Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

- Imagem / Divulgação: TAIT Towers

- Artes da capa por Warhol Killer