Um dos momentos mais esperados pelos Little Monsters quando o assunto é Lady Gaga e Turnês, é sem sombra de dúvidas a revelação do palco. E se tratando de Lady Gaga, este é um dos elementos de suas turnês que ela nunca deixa a desejar.

Desde sua estreia nos palcos, a cantora trouxe elementos inesperáveis, desde pequenas motos e plataformas giratórias a um grande castelo medieval e passarelas levadiças sobre o público.

Há apenas 5 dias da estreia da "Chromatica Ball" a ansiedade para ver o que nossa Mother Monster trará para o palco segue altíssima e todas novidades do show estão sob absoluto segredo.

A turnê passará por alguns países totalizando 20 apresentações, sendo que nas cidades de Londres e Tóquio serão realizados 2 shows cada.

Enquanto aguardamos ansiosos, preparamos um especial em contagem regressiva para estreia, com algumas informações e curiosidades sobre os palcos usados por Gaga em suas turnês pelo mundo.

Bora conferir?


The Fame Ball

A "The Fame Ball" foi a turnê de estreia de Lady Gaga. Após diversas apresentações em clubes com a "Just Dance Promo Tour" e abertura dos shows dos grupos New Kids On The Block e The Pussycat Dolls, a cantora renovou suas apresentações para uma turnê solo. Foram ao todo 83 apresentações, sendo 31 shows na América do Norte, 32 na Europa, 10 na Ásia e 10 na Oceania. A turnê teve seu último show realizado no dia 29 de setembro de 2009 em Washington, capital dos EUA.

O show era apresentado em quatro atos por três interludes: "The Heart", "The Brain" e "The Face", que contavam uma pequena história da personagem Candy Warhol.


O Palco:

Em 2008 Gaga contou que havia preparado três versões de seu show para atender a diferentes tamanhos de locais que ela estava se apresentando.

Em entrevista à Billboard, ela contou um pouco a respeito:

"Quero ter um cronograma claro das dimensões de cada local para que possamos executar adequadamente toda a tecnologia e recursos visuais. Preciso me preparar mentalmente com dias de antecedência se as coisas forem retiradas; caso contrário, não terei um bom show... Todo show vai ser um show A quando eu terminar de gritar com todo mundo - 'Pare! Pendure tudo! Encontre um lugar para pendurar!' Esse vai ser o meu lema."

"Este vai ser, tipo, o orgasmo criativo final para mim porque estou pronta para seguir em frente. Não estou mais restrita a uma certa estrutura para o meu show. Sem limitações. Estou livre."


Inicialmente para a turnê, Gaga ainda não tinha uma estrutura de palco adequada e assim, contava apenas com as estruturas dos locais onde se apresentava, com sua pequena plataforma giratória e 3 telas móveis de LCD posicionadas no palco.

Posteriormente, durante a tour e abertura dos shows das Pussycat Dolls, a ”Doll Domination World Tour”, a cantora utilizou um plano de fundo impresso em um material, sendo estendido no fundo do palco, representando uma cidade industrial, chamada de City.

O design do palco apresentava uma cena urbana completa, com imagens de prédios altos, luzes cintilantes da cidade, chaminés que soltavam fumaça real, outdoors iluminados e projeção de vídeo em um telão.

O backdrop foi impresso diretamente em Airtex. Além disso, mais de 200 luzes LED foram utilizadas para iluminar o letreiro "The Fame Machine".

A arte foi originalmente feita para o site oficial de Gaga, projetada pela empresa Deep Fried Productions. Quem acessasse o site poderia navegar pela cidade para chegar às diferentes páginas.

O backdrop físico City foi usado ​​em praticamente todos os shows, incluindo as datas da Oceania.

Para as apresentações de Gaga em festivais, a cantora optou por adotar um pano vermelho no fundo do palco ou utilizando a estrutura do próprio evento.


Bônus

Fame Kills: Starring Lady Gaga and Kanye West

Também conhecida como ”The Lady Gaga/Kanye West Tour” a turnê programada para 2009/2010 com Lady Gaga e Kanye West nunca chegou a ver a luz do dia.

Após o Mtv Video Music Awards de 2009, o rapper fez uma declaração pública de que faria uma pausa na indústria da música após a reação da mídia e do público à interrupção realizada pelo mesmo durante o discurso de aceitação da cantora Taylor Swift para o prêmio de "Melhor Vídeo Feminino".

Ainda assim, a programação completa da turnê havia sido divulgada, com o início marcado para 10 de novembro de 2009, em Phoenix, Arizona. Pouco depois, a turnê foi oficialmente cancelada sem qualquer explicação. Gaga abordou a situação no almoço anual Women in Music da Billboard, onde citou diferenças criativas como o motivo para o cancelamento da turnê. Em uma entrevista, ela afirmou:

”Kanye vai tirar uma folga. Mas a boa notícia é que vou sair em turnê em algumas semanas.”


O Palco:

Gaga revelou em uma entrevista para a KLUC Star 94 que os shows seriam apresentados em um palco diferente, que se estenderia de uma ponta à outra da arena.

"O palco é chamado de travessia. É algo que projetamos juntos. Em vez de estar em apenas uma extremidade da arena, o palco atravessa toda a arena. [...] É mais uma pista de uma ponta à outra para que o público possa ver em 360º, como uma forma retangular de passarela.

"Estamos em cada extremidade do palco, e eu quero chegar onde Kanye está, que é 'a fama’. Ele quer chegar onde estou, que é um lar e um começo humilde. Durante todo o show, estamos lutando entre si [por suas posições]. Tem sido uma experiência criativa realmente incrível.”

Em uma imagem vazada do palco anos depois, foi possível ver o conceito 3D inicial do palco. Além da passarela citada por Gaga, de cada lado seriam construídas duas pirâmides no estilo Inca, Maia e Asteca. Em outra foto é possível ver uma espécie de montanha ou vulcão, assim como árvores espalhadas pela passarela.

Acima da passarela um telão retangular projetaria imagens do show, assim como simulações de nuvens e raios.

Também foram vazados alguns ”storyboards” de uma parte do show com elementos e descrições do que Gaga e Kanye fariam no palco.


Assista as versões da "The Fame Ball":


Agora contem pra gente: qual é o seu momento favorito de toda a "The Fame Ball"?

Na edição de amanhã traremos a "The Monster Ball" e seus dois grandes palcos. Fiquem ligados!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook e Twitter.

- Algumas das informações citadas foram retiradas no fórum Gagapedia / Acervo pessoal.

- Artes da capa por Warhol Killer