O álbum

Data de lançamento: 11 de novembro de 2013
Posição máxima na Billboard 200: #1
Produtores: Lady Gaga, DJ White Shadow, Zedd, Madeon, Nick Monson, Rick Rubin, will.i.am e David Guetta.

ARTPOP é o quarto álbum de estúdio de Lady Gaga, que foi lançado no dia 11 de novembro de 2013. Gaga, primeiramente, introduziu o álbum como um projeto de multimídia na forma de um aplicativo para celulares, junto com outras funções que seriam divulgadas no decorrer da era.

O álbum começou a ser gravado em 2011, enquanto Gaga estava em turnê promovendo Born This Way. O primeirso single do álbum, Applause, estava agendado para ser lançado no dia 19 de agosto de 2013, e o álbum (junto com o aplicativo) estava agendado para o dia 11 de novembro do mesmo ano. Devido a vazamentos de algumas prévias de Applause, Gaga se viu forçada a lançar o single novo uma semana mais cedo.

Em 7 de outubro de 2013, a capa do álbum foi revelada em diversos outdoors ao redor do mundo. A tracklist do álbum foi divulgada no dia 9 de outubro de 2013.

Originalmente planejado para ser lançado em 2012, o quarto álbum de Lady Gaga veio a público mundialmente em 11 de novembro de 2013. Gaga revelou que o nome do seu próximo CD seria ARTPOP no dia 3 de agosto de 2012, ao publicar uma foto de sua nova tatuagem com o nome do álbum.

Em geral, a era ARTPOP foi marcada pela desorganização proveniente do afastamento do empresário de Lady Gaga, Troy Carter, do seu cargo e amigos próximos. Em entrevista, a cantora revelou estar em depressão na época de lançamento do álbum o que pode ter contribuído para isso.

Capa

Em 30 de agosto de 2012, Gaga disse em um comentário em sua rede social, LittleMonsters.com, que a capa do álbum seria colorida. Durante sua entrevista com a revista Elle (outubro de 2013), Gaga revelou que Jeff Koons estava criando uma escultura que a representava, para a capa do álbum.

No dia 7 de outubro de 2013, ela ainda disse:

“Ter o Jeff criando algo para ARTPOP é um sonho realizado, e uma experiência bem emotiva. Ele me deu o melhor presente, e estamos ansiosos de poder compartilha-lo com vocês", contou Gaga.

Tracklist

Antes do lançamento da tracklist, Gaga já havia revelado praticamente o nome de todas as canções através do Twitter, LittleMonsters.com, e Instagram, entre 2012 e 2013. Exceto Fashion!, que ainda era desconhecida antes da mesma ter sido revelada.

No dia 20 de setembro de 2013, Gaga confirmou em seu Twitter, que a tracklist seria lançada no dia 29 de setembro de 2013. Porém, no dia seguinte, Gaga postou em seu Twitter:

“Me desculpem, a tracklist será atrasada, monsters. Mais alguns esquilos subiram na árvore ARTPOP. Não se preocupem, vai valer a pena!", tweetou a cantora.

A tracklist foi revelada ao público somente no dia 9 de outubro de 2013. Para isso, Gaga convidou alguns fãs dedicados, para pintar os nomes das faixas em um mural.

Ela também explicou mais tarde que o atraso foi em função da escolha da faixa de número 12. A outra canção que estava sendo considerada para ocupar o lugar, era Brooklyn Nights, porém, de acordo com Gaga, a música ainda precisava ser trabalhada, então, seria lançada mais tarde através do aplicativo.

Aplicativo ARTPOP

Em 5 de setembro de 2012, Gaga revelou através do LittleMonsters.com o seu plano de lançar um aplicativo para computadores e dispositivos móveis, como Android e iOS. O aplicativo incluiria o álbum, junto com chats interativos, vídeos para todas as músicas, canções extras, conteúdo extra, jogos, atualizações de moda, e revistas.

No dia 6 de setembro de 2012, Gaga respondeu a comentários deixados por fãs em seu post explicando o aplicativo, e disse que ela acreditava que aplicativos seriam o futuro da música, como a maneira de vendê-los. Ela ainda disse que ARTPOP era um projeto, e que o aplicativo era apenas um dos projetos relacionados a ele.

Em 12 de julho de 2013, foi anunciado que o aplicativo de ARTPOP estaria disponível para pré-venda no dia 1° de setembro. O aplicativo contava com uma assistente virtual, chamada Petga, que era introduzida ao usuário ao abrir o aplicativo pela primeira vez. Ela guiava os usuários, na criação de sua “aura”, o que era requerido para que se tivesse acesso ao aplicativo. Cada usuário, tinha a sua “aura” individual, que mudava de cor ao longo do tempo, e com as atividades realizadas.

O aplicativo contava com diversas seções, eram elas:

ArtHaus: um mecanismo de criação de GIFs em 3D.

Chat: uma sala de bate-papo, aonde Monsters conseguiam se comunicar com usuários no LittleMosters.com.

ARTPOP: lugar aonde os usuários podiam ouvir o álbum, se o tivessem comprado.

Trakstar & Gaga TV: essas duas nunca foram lançadas. Trakstar seria o lugar aonde músicas novas seriam compartilhadas, e Gaga TV aonde os vídeos de todas as músicas do álbum seriam postados.

Singles

Applause

Lançada como single em 12 de agosto de 2013, Applause estava inicialmente planejada para ser lançado como single no dia 19 de agosto do mesmo ano, porém, Gaga resolveu adiantar o seu lançamento em uma semana, devido aos vazamentos da faixa na internet. Applause chegou ao #4 na Billboard Hot100. A música tem produção de Lady Gaga e DJ White Shadow. O videoclipe foi dirigido por Inez e Vinoodh.

Do What U Want

Lançada como single em 21 de outubro de 2013, Do What U Want estava inicialmente planejada para ser lançada apenas como single promocional, porém, devido a seu grande sucesso comercial, Gaga decidiu substituir Venus, que seria lançada como segundo single do álbum, DWUW.

Do What U Want chegou ao #13 na Billboard Hot100. A música tem produção de Lady Gaga e DJ White Shadow e conta com a participação do cantor R. Kelly. Um videoclipe chegou a ser filmado, e Gaga chegou a anuncia-lo, porém, nunca foi lançado. Especula-se que por conta das polêmicas envolvendo R. Kelly na época, Gaga e sua gravadora teriam achado melhor não divulgar o vídeo por conter cenas de temática sexual.

No dia 12 de dezembro de 2013, Lady Gaga foi ao The Voice e apresentou um remix de Do What U Want com Christina Aguilera. Logo depois, o dueto foi disponibilizado no iTunes para venda.

Venus

Lançada como single promocional em 25 de outubro de 2013, Venus estava planejada para ser lançada como o segundo single de ARTPOP, porém, devido ao grande sucesso comercial de Do What U Want, Venus permaneceu apenas como single promocional.

Venus não foi contabilizada para a Billboard Hot100. A música tem produção de Lady Gaga e não possui videoclipe.

A canção teve mais duas capas divulgadas:

Dope

Lançada como single promocional em 7 de novembro de 2013, Dope chegou ao #8 na Billboard Hot100. A música tem produção de Lady Gaga e Rick Rubin e não possui videoclipe.

G.U.Y.

Lançada como single em 8 de abril de 2014, G.U.Y. (Girl Under You) chegou ao #76 na Billboard Hot100. A música tem produção de Zedd e Lady Gaga. O videoclipe foi dirigido por Lady Gaga.

A turnê

A quarta turnê de Lady Gaga, artRAVE: The ARTPOP Ball, em suporte a seu quarto álbum de estúdio, ARTPOP (2013), teve início em maio de 2014.

Durante o lançamento de ARTPOP, Gaga apresentou em um evento, em Nova Iorque, conhecido como artRave, músicas de seu novo álbum e expôs peças de arte. Mais tarde, ela usou o conceito da artRave, e criou a artRAVE: The ARTPOP Ball.

O palco

Em 4 de dezembro de 2013, Gaga postou em seu Twitter que o design do palco da nova turnê seria feito pelo mesmo arquiteto da Monster Ball. Ela também revelou a primeira dica sobre a história da turnê:

“Dessa vez estamos no planeta… #VENUS”.

Em uma entrevista para a Capital FM, Gaga falou sobre o palco da turnê. Gaga queria fazer algo diferente da Monster Pit, já que ela sempre esteve limitada a usar somente uma parte do palco. Então, ela e sua equipe tiveram a ideia de montar dois palcos: o principal e outro no final da arena. Uma passarela ligaria os dois palcos, possibilitando a cantora interagir com o público.

No dia 17 de março de 2013, Gaga postou uma projeção do palco da turnê, dando alguns detalhes sobre a estrutura:

“O palco é translúcido e você pode dançar debaixo das passarelas”, tweetou a cantora.

ARTPOP Zone

A ARTPOP Zone é um setor da turnê que fica ao lado do piano de Gaga. O setor conta com um mini-bar patrocinado por Absolut Vodka para os shows na América do Norte e no Reino Unido.

Datas

As primeiras datas da turnê foram anunciadas através do perfil de Lady Gaga Gaga no Facebook, no dia 3 de dezembro de 2013. Após o cancelamento da parte norte americana da Born This Way Ball, devido a sua lesão no quadril, Gaga decidiu começar a artRave: The ARTPOP Ball nos Estados Unidos, na cidade de Fort Lauderdale, em 4 de maio de 2014.

Atos de abertura

Dependendo da data, diferentes atos de abertura foram escolhidos para o show, cada um apresentando durante 15 a 30 minutos no palco. Dentre eles, Lady Starlight, Hatsune Miku, Crayon Pop, BABYMETAL, Momoiro Clover Z e Breedlove

A artRave: The ARTPOP Ball, arrecadou 83 milhões de dólares, com 79 shows.

Algumas apresentações