O álbum

Data de lançamento: 23 de setembro de 2014. Posição máxima na Billboard 200: #1

Cheek to Cheek é um álbum em conjunto entre Lady Gaga e Tony Bennett. Inicialmente planejado para ser lançado em 1° de janeiro de 2014, e depois em 18 de março de 2014, Cheek to Cheek foi finalmente lançado em 23 de setembro de 2014. Gaga anunciou o álbum pela primeira vez em um tweet mencionando Tony Bennett, após sua performance na festa de inauguração do segundo mandato do presidente dos Estado Unidos, Barack Obama, conhecida como Inaugural Ball, em 2013.

Tony Bennett originalmente anunciou o álbum, em uma entrevista para a revista Rolling Stone, em setembro de 2012. Tony disse que o pai de Gaga o ligou enquanto a cantora estava em turnê pela Nova Zelândia, para pedir que os dois fizessem um álbum de jazz em conjunto, o que Tony aceitou rapidamente, após ter trabalhado com a cantora em “The Lady is a Tramp” em 2011.

“Nós faremos um álbum de jazz com Marion Evans, uma banda de jazz, e eu estou bastante animado, porque muitos não sabem, mas ela é uma excelente cantora de jazz. Eu não posso falar qual vai ser o compositor, porque eu não quero que ninguém faça antes de nós, mas será um grande compositor, que é bastante subestimado, bem famoso, mas não tão famoso quanto Gershiwn ou Porter. Mas ele fez várias canções, igual qualquer outro compositor, então faremos um grande álbum de jazz”, disse Tony Bennett para a Rolling Stone.

Quando perguntado sobre o álbum em março de 2013, Tony Bennet disse a Rolling Stone que eles já tinham começado a trabalhar nele, e continuariam em junho. As sessões de gravação começaram no final de junho de 2013, em Nova Iorque. De acordo com o comunicado de imprensa, o álbum levou um ano para ser completo.

Em setembro de 2013, Tony anunciou em uma entrevista que o álbum seria lançado em janeiro de 2014, e disse:

“Nós gravamos músicas de qualidade; George Gershwin, Cole Porter, Jerome Kern, Irving Berlin, músicas desse tipo. Com aquela banda maravilhosa, e grandes artistas do jazz tocando”.

Um mês depois, foi anunciado que o álbum seria lançado do dia de ano novo (1° de janeiro) de 2014. Porém, em 12 de dezembro, durante uma entrevista para a CNN, Tony revelou que o lançamento do álbum sofreria mais um atraso, e seria lançado somente em março de 2014. Alguns meses depois, o USA Today listou o álbum como previsto para ser lançado no outono americano, em 2014.

No The Today Show, em 29 de julho de 2014, no mesmo dia que o single foi liberado, Gaga e Tony anunciaram a data final para o lançamento do CD, para o dia 23 de setembro de 2014.

A capa

O fotógrafo Steen Klein foi o responsável pelas fotos e pelo design artístico do álbum, assim como pela capa de “Anything Goes”.

Vídeos

Foram divulgados vídeos para algumas faixas do álbum, utilizando filmagens das sessões de gravação. São eles:

Anything Goes (Lançado em 29 de julho de 2014)

I Can't Give You Anything But Love (Lançado em 26 de agosto de 2014)

But Beautiful (Lançado em 13 de outubro de 2014)

It Don't Mean a Thing (If It Ain't Got That Swing) (Lançado em 24 de novembro de 2014)

A turnê

A Cheek to Cheek Tour é uma turnê em conjunto entre os artistas americanos, Tony Bennett e Lady Gaga, em suporte ao seu álbum Cheek to Cheek, lançado em 2014.

A turnê, que começou com dois shows no The Cosmopolitan, em Las Vegas, contou com 36 shows. Durando de 30 de dezembro de 2014, a 1°de agosto de 2015, a Cheek to Cheek Tour, arrecadou 15,3 milhões de dólares, visitou 9 países, e contou com um público total de 52.237 pessoas.