Antes de começar sua carreira como Lady Gaga (nome pelo qual é conhecida atualmente), Stefani fez parte de duas bandas: a Mackin Pulsifer (que foi mencionada em The Fame) e a Stefani Germanotta Band.

A Stefani Germanotta Band (também conhecida como SGBand) foi uma banda fundada por Stefani Germanotta em 2005. Em novembro, eles começaram a trabalhar em um EP demo de cinco faixas, intitulado Words, com produção de Joe Vulpis.

WORDS

Tracklist:

  1. "Something Crazy" (3:35)
  2. "Wish You Were Here" (3:54)
  3. "No Floods" (3:50)
  4. "Words" (4:40)
  5. "Red and Blue" (3:44)

Em 20 de janeiro de 2006, a banda tocou no The Bitter End e esgotou seu primeiro EP demo. Eles continuaram a fazer shows e escrever músicas.

RED AND BLUE

Red and Blue é o primeiro EP oficial da Stefani Germanotta Band. Ele foi vendido no The Bitter End em março de 2006. O CD é uma continuação/atualização do EP demo anterior, Words.

Em 17 dezembro de 2005, eles tocaram várias das músicas do EP no The Lion’s Den. O álbum conta com baladas para vocais femininos e um quê de glam rock. A maioria das músicas têm um piano bastante presente e usam destacadamente a voz de Lady Gaga. Este estilo musical com o piano em evidência esteve notadamente ausente do álbum de estréia de Lady Gaga, The Fame, exceto pela faixa Brown Eyes, mas este padrão reapareceu posteriormente em performances acústicas de Poker Face e Paparazzi.

“Nós costumávamos ensaiar nestes espaços realmente sujos no Lower East Side, como, por exemplo, sob uma mercearia, onde você teria que entrar por aquelas portas de metal na calçada, e ela tinha esse teclado enorme que ela rodava na rua de seu apartamento em Rivington e Suffolk”, disse Calvin Pia, baixista da banda.

Nenhuma das músicas do EP foi lançada como single ou foi promovida, embora "Wish You Were Here" tenha entrado em algumas paradas internacionais não oficiais de países como Romênia, Polônia e Hungria no início de 2009.

FIM DA BANDA, ROB FUSARI E NOVO NOME

A banda se separou em meados de 2006, quando os outros membros começaram a ficar mais ocupados com a escola, e Germanotta avançou para a indústria da música, realizando uma parceria com o produtor, Rob Fusari. O nome artístico de Germanotta, Lady Gaga, seria criado pouco depois.

Em 2007, Fusari pediu a Wendy Starland que encontrasse uma cantora para liderar uma nova banda que ele queria criar. Starland encontrou Stefani Germanotta no 57º New Writers Showcase, em 23 de março de 2006. De lá, os dois começaram a escrever músicas que levaram Gaga a assinar com a Island Def Jam e, mais tarde, conhecer Vincent Herbert, que a assinaria com seu selo, Streamline Records.

No início de 2007, Lady Starlight conheceu Lady Gaga, uma cantora pop similar e ainda não descoberta, e ajudou a criar sua moda no palco. A dupla colaborou em muitos projetos, como "Lady Gaga e Starlight Revue" - um tributo aos filmes de variedades de 1970 que apresentavam Lady Gaga no sintetizador, go-go dancing coreografado, bolas de discoteca brilhantes e spray de cabelo , incendiado e pulverizado na platéia.

Lady Gaga credita Lady Starlight por seu interesse em performance como arte.

"Eu realmente nunca pensei nisso assim [arte performática] até que comecei a trabalhar com Lady Starlight", disse Gaga. "Um dia ela [Lady Starlight] disse: “Não é realmente um show e não é realmente um show. É performance artística. O que você está fazendo não é apenas cantar ... É arte”. E uma vez que ela apontou para mim o que eu já estava fazendo, comecei a analisar mais e pesquisar para tentar levar em uma direção diferente. E foi isso mesmo que fizemos", completou.

Em outubro de 2007, Lady Starlight e Lady Gaga combinaram seu amor pela arte performática, burlesco pop, rock'n roll, calcinhas de lantejoulas, Glam Rock dos anos 1970 e Heavy Metal dos anos 80 em uma festa semanal chamada "New York Street Revival and Trash Dance".

O New York Street Revival e Trash Dance é o segundo conceito de show que Lady Gaga e Lady Starlight criaram juntas. É um show pop burlesco, rock 'n roll, glam e festa de metal. Gaga começou a tingir o cabelo de loiro neste momento.

O show durou apenas um mês, Gaga começou sua própria carreira depois dele. Esta foi a última vez que as duas colaboraram juntas, até que Lady Starlight retornou para Gaga na The Fame Ball Tour em 2009.

VÍDEOS

Ouça ao álbum Red And Blue

Lady Gaga se apresentando no The Bitter End

Lady Gaga se apresentando no Lollapalooza, ao lado de Lady Starlight