Na madrugada deste domingo (3) veio à tona que um remix da canção Cake (Like Lady Gaga) foi adicionada ao iTunes e serviços de streamings, como Spotify.

A canção original foi lançada em 2013, por Lady Gaga, para um desfile da marca Mugler.

O remix da canção não é oficial e foi feito pelo DJ Jay Tromp, que a colocou para venda no iTunes sem ter seus direitos autorais. De acordo com o BMI, esses direitos pertencem à Lady Gaga e DJWS (Paul Blair):

O DJ Jay Tromp usou seu Twitter para se explicar. Abaixo, leia o tweet e sua tradução:

"Estou ciente do que está acontecendo com #CakeLikeLadyGaga. As pessoas estão me pedindo para vazar músicas que nem sequer existem. Mais de 200 mil tweets foram publicados na última hora e eles foram todos sobre #Cake. Meu telefone lotou com tantas tags, menções e e-mails. Centenas de mensagens foram postadas sobre mim em fóruns, Twitter, Instagram e Facebook. Algumas positivas; outras, nem tanto. Muitas especulações à volta do ocorrido... Rumores que não são verdadeiros. A canção entrou nas paradas dentro de algumas horas. #2 na Turquia e #1 no Vietnã? Tudo aconteceu tão rápido, enquanto eu estava dormindo. É bom quando você obtém o reconhecimento de uma canção, mas não desta forma. Vou tentar tirar a música de circulação, porque isso não devia estar acontecendo agora. Lady Gaga pode ver isso e, se acontecer, espero que possamos trabalhar em uma faixa nova, criativa e original juntos. Quero que as pessoas gostem da minha música, mas isso não deveria ter sido lançado no iTunes ou em qualquer outro lugar. Eu realmente gostaria que todo mundo que ver este tweet o compartilhasse para que chegasse na Gaga. Se vocês foram capazes de torná-lo de conhecimento público no iTunes, nós poderíamos fazer o certo. Obrigado, Jay."

O DJWS já se pronunciou sobre o caso no Twitter. Abaixo, confira os tweets do produtor e a tradução:

"Esse caso do #CakeLikeLadyGaga esteve no iTunes por um tempo. Esta criança, @trompjay, violou direitos autorais. É um ato ilegal e será tratado."

"Para ser claro: o laptop que foi roubado não era um laptop de produção, mas um laptop de DJ. Seja quem for que o pegou, pegou um monte de merda. Nada mais."

"Nem um pouco animado, tive que ir comprar um novo computador. Alguém precisava tanto de $ que levou as minhas coisas, mas agora já tenho um novo. Desejo-lhes felicidades."

"Eu, Paul Blair, conhecido como DJ White Shadow, não posso upar #CakeLikeLadyGaga mesmo tendo escrito e produzido. Apenas a Interscope pode.

Com isso, podemos tirar como conclusão que, mesmo que Lady Gaga e DJWS tenham escrito e produzido a canção, ou seja, têm seus direitos autorais, por questões contratuais, eles não podem colocar no iTunes ou streamings sem autorização da Insterscope, e, portanto, o DJ Jay Tromp não podia ter usado a canção para seu benefício sem autorização prévia da gravadora.

Tradução por Raul Kul
Revisão por franz