No dia 08 de abril de 2008, Lady Gaga fazia sua estreia no cenário musical com o single “Just Dance”, uma das canções de maior sucesso da carreira da cantora. A música, que faz parte do álbum de estreia de Gaga, “The Fame”, tem produção de RedOne e participação de Colby O’Donis e Akon.

Logo em sua estreia, Lady Gaga garantiu uma indicação ao prêmio Grammy com “Just Dance” na categoria de "Melhor Gravação Dance", mas perdeu para a música "Harder, Better, Faster, Stronger", de Daft Punk. O single de estreia de Gaga venceu prêmios como o de "Melhor Parceria" no Teen Choice Awards 2009, "Melhor Canção Pop Dance" no International Dance Music Awards 2009 e o videoclipe venceu na categoria "Melhor Videoclipe" no Q Awards 2009.

Após o lançamento de “Just Dance”, disponibilizado nas mídias CD single, CD single de remixes e disco de vinil de 7" (picture disc) e 12", o smash hit conquistou o #1 em seis países, incluindo Austrália, vendendo mais de 10 milhões de cópias. Já nos Estados Unidos, um dos principais mercados da indústria fonográfica, o sucesso de Lady Gaga com a primeira música da carreira foi mais demorado.

“Just Dance” só alcançou o #1 lugar na Billboard Hot 100 dez meses após seu lançamento, mas foi recebida imediatamente nos charts club, atingindo o topo da Hot Dance Airplay e Hot Dance Club Play. Atualmente, nos Estados Unidos, a música se aproxima da certificação de diamante, possuindo 9 certificados de Platina.

Além disso, “Just Dance” é uma das canções da Mother Monster com melhor desempenho na Billboard Digital Songs, permanecendo em #1 por 4 semanas. No final do ano passado, foi publicado que o smash hit havia conquistado o certificado de 2X Platina no Reino Unido, por 1 milhão e 200 mil cópias vendidas.

O videoclipe da canção, que atualmente conta com quase 300 milhões de visualizações, foi dirigido por Melina Matsoukas. A primeira apresentação da música na TV foi na premiação anual NewNowNext Awards 2008.

Em contrapartida, a performance que apresentou oficialmente Lady Gaga para todo o mundo foi a do Miss Universo, em junho de 2008.

Confira outras performances de “Just Dance”:

THE DOME 47 (2008)

V FESTIVAL (2009)

GLASTONBURY (2009)

JINGLE BELL BALL (2013)

ENIGMA (2019)

VIDEOCLIPE + FOTOS

REMIXES

É inegável a importância de “Just Dance” para a carreira de Lady Gaga, tanto que a canção faz parte da setlist de todas as turnês da cantora.

Conta pra gente: “Just Dance” é uma de suas músicas favoritas? Qual performance da canção você mais gosta?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Revisão por Vinícius de Souza