”Judas” foi o segundo single do álbum ”Born This Way”, produzido e escrito por Lady Gaga e RedOne, responsável por alguns dos maiores hits da cantora. O anúncio do lançamento do single foi feito através do GAGAVISION Nº 41, lançado no dia 5 de abril de 2011, com um trecho dos ensaios e uma mensagem.

Confira o vídeo (o anúncio é feito a partir de 4 minutos e 53 segundos):

”'Judas' está vindo, que comece o batismo cultural."

"Se eles não fossem quem vocês os ensinaram a ser, você ainda acreditaria?"


Em uma entrevista para o programa americano Last Call with Carson Daly, Gaga explicou que a canção falava sobre apaixonar-se pelo homem errado muitas vezes e que "Judas" era "uma música muito obscura. É pretensiosa". Para o MSN Canada, ela revelou as metáforas e o significado por trás da canção:

“'Judas' é uma metáfora e uma analogia sobre perdão, traição, as coisas que o assombram em sua vida e como eu acredito que é a escuridão de sua vida que finalmente brilha e ilumina a melhor luz que há sobre você. Uma vez, alguém me disse: 'Se você não têm sombras, você não está na luz'. A canção é sobre livrar-se dos lados bons e ruins, sobre compreender e perdoar os demônios do seu passado para poder avançar à grandeza do seu futuro. Eu gosto de metáforas realmente agressivas — difíceis, grossas, obscuras —, e meus fãs as compreendem. É uma metáfora muito desafiadora e agressiva, mas ainda é uma metáfora.”


A polêmica envolvendo o single só aumentou após o anúncio da data. O dia 19 de abril caía exatamente na terça-feira da Semana Santa de 2011. Isso gerou grande revolta em diversos grupos religiosos. O presidente da Ligue Catholique (Liga Católica Francesa), William Anthony Donohue, deu fortes declarações sobre o tema da música. Em entrevista para o Hollywood Life, ele disse que a cantora estava "cada vez mais irrelevante" a comparando com outros artistas de "talento verdadeiro", e a atacou por ter escolhido a data de lançamento próxima da Semana Santa e Páscoa de forma proposital.

No dia 13 de abril, Gaga lançou o GAGAVISION Nº 42 e em um trecho que aparece no minuto 2:19 revelou que a capa do single havia sido feita por ela mesma.

“Eu mesma projetei a capa de Judas, no Word, e fotografei a imagem com meu celular em busca de uma textura.”

É possível ver a silhueta de Gaga na imagem, próxima à cruz.


Dois dias depois nossa Mother Monster antecipou o lançamento do single devido ao vazamento de trechos da canção, sendo então lançado oficialmente no dia 15 de abril. No GAGAVISION Nº 43 ela demonstrou sua infelicidade com os vazamentos, falando sobre a criação da música. Confira a partir de 2 minutos e 48 segundos:

“Sonja estava prestes a ir dormir e daí... Eu recebi um e-mail, “Eei! ‘Judas’ está vazando em morte lenta."

"Foi lenta, eu estava, eu estava, simplesmente me mate. Só poste essa m**da. Não há necessidade. Eles estavam, tipo, me rasgando membro por membro. Primeiro foi tipo o braço da canção, e depois o fígado."

"Eu a escrevi muito rápido, quero dizer, todas as músicas do álbum, para ser completamente sincera. O processo criativo é de aproximadamente 15 minutos vomitando minhas ideias criativas, na forma de melodias, geralmente, ou progressões e melodias de acordes e algum tipo de ideia de letra para o tema. Tudo acontece em aproximadamente 15 minutos dessa gigantesca regurgitação de meus pensamentos e sentimentos. E então passo dias, semanas, meses, anos em sintonia fina. Mas a ideia é que você honre seu vômito. Você tem que honrar seu vômito. Você tem que honrar esses 15 minutos."


O VÍDEO

O videoclipe da canção teve sua estreia no dia 05 de maio, sendo dirigido pela própria Gaga e sua antiga diretora criativa e coreógrafa, Laurieann Gibson. Na época, muito se especulou que Francis Lawrence, diretor do vídeo de ”Bad Romance”, estaria produzindo o clipe, mas Gaga revelou em uma entrevista ao especial ”Musicians @ Google Presents: Google Goes Gaga”, em março daquele ano, que estaria à frente da produção.

As gravações ocorreram nos dias 2, 3 e 4 de abril nos estúdios da Universal, em Hollywood, e contou com mais de 40 pessoas no casting e produção, tendo Nicola Formichetti como diretor de moda, Amy Danger na direção de arte e os produtores Nicole Ehrlich e Steven Johnson. O vídeo também contou com a participação do ator e diretor Norman Reedus, conhecido por participar da série televisiva The Walking Dead.

Após o lançamento, Norman falou com a MTV sobre as gravações do clipe, sobre interpretar Judas e como foi ter trabalhado com Gaga:

"Eu gosto da parte do batom, porque isso foi meio que no último minuto, ela simplesmente pulou [e foi como], 'Eu tenho essa ótima ideia. Vou colocar o batom na sua frente e logo antes de beijar Jesus, vou puxar esta arma, puxar o gatilho, e então um batom [vai sair], e depois vou colocar em você como se estivesse permitindo o beijo!'. Ela olhou para mim como, 'Isso é legal?' E eu fico tipo, 'Top'. E nós fizemos. Gostei de como ela era tão espontânea."

"Chegamos lá no primeiro dia, e todos nós tivemos aulas de motocicleta [em um estacionamento e] um dos discípulos jogou sua moto contra o meio-fio, o que foi histérico. Então fizemos isso e daí eles fecharam parte da rodovia e policiais de verdade passavam por nós e saíam da estrada. Então, andamos em bando. Gaga não estava dirigindo a moto, mas ela estava andando na garupa... Estávamos correndo pela estrada e ela se levantou na parte de trás... e estava bem para atrás do assento se pendurando para trás e outras coisas, o que era um movimento periculosamente ousado; foi bastante intenso. Ela tinha todas essas jóias por toda parte e, de vez em quando, você podia ver atrás de sua motocicleta apenas um rastro de jóias caindo na estrada. Era meio mágico."

“Minha reação ao assistir? Eu estava animado por ver minha motocicleta nele, primeiramente, porque aquela é a moto que eu realmente conduzo, e achei que o vídeo estava muito bom, achei que [a co-diretora] Laurieann [Gibson] fez um ótimo trabalho e Gaga fez um ótimo trabalho, e eu sei que existe muito esforço posto nisso, e eu podia ver todo aquele trabalho na tela, então eu gostei.”


A HISTÓRIA

A Estrada:

O vídeo começa com uma gangue de motoqueiros indo em uma estrada, vestindo jaquetas de couro com caveiras. A gangue é composta pelos Doze Apóstolos que seguiam Jesus, incluindo Judas.

À frente, liderando a gangue, Maria Madalena (Gaga) se agarra em Jesus (Rick Gonzalez), que usa uma coroa dourada de espinhos. Entre os motoqueiros está Judas (Norman Reedus), que cruza a moto de Gaga enquanto ela o encara com um olhar subjetivo.

Curiosidades:

*As jaquetas dos Apóstolos foram utilizadas na segunda etapa da "Born This Way Ball", durante a canção "Hair", em Montreal.


A Chegada em Jerusalém:

O grupo então chega em um vilarejo antigo com detalhes que mesclam os tempos bíblicos aos atuais. Gaga se curva diante de Jesus e se junta a um grupo que começa a dançar e celebrar com ela.


Electric Chapel:

A gangue chega a uma festa com muita dança e bebida. Gaga Madalena então empurra Judas para o meio da festa, deixando mais uma vez algo subentendido na relação entre os dois.

Próximo a um bar com o letreiro ”Electric Chapel” ela dança com seus dançarinos, enquanto Judas beija garotas e causa tumulto e brigas, demostrando ser um cara problemático. Tentando proteger Jesus das brigas, Gaga tenta avisá-lo sobre a traição iminente de seu apóstolo, mas fica hipnotizada pela sedução de Judas.

Curiosidade:

*O cabelo de Lady Gaga é estilizado para ser semelhante a um chapéu usado no Vaticano nesta cena.

*O letreiro faz referência a uma das quatro canções com temas bíblicos do álbum ”Born This Way”.


O Mercado e o Show:

Após o segundo refrão, usando uma jaqueta azul com o "Sagrado Coração" (uma representação do que Jesus teria revelado como um símbolo de seu amor pela humanidade), Gaga Madalena aparece ao lado de Jesus e alguns Apóstolos em uma espécie de mercado, vendo diversas peças e utensílios.

No mercado, aconteceria um show de rock liderado por Jesus, com diversas bandas se apresentando, como uma espécie de festival.

Curiosidade:

*O tapinha nas costas de Pedro enquanto Gaga canta "Build a house or sink a dead body" faz referência a uma parte da bíblia quando Jesus disse: "Tu és Pedro e sobre esta rocha edificarei Minha Igreja".

*O trecho "Even after three times he betrays me" faz referência às 3 vezes em que Pedro nega Jesus: “Com certeza te asseguro que, ainda nesta noite, antes mesmo que o galo cante, três vezes tu me negarás”.


A Marca da Traição:

Após o segundo refrão, o clímax da história acontece assim como nas escrituras sagradas. Gaga surge vestida em um macacão de veludo preto com um manto vermelho, uma cruz pendurada no pescoço e uma arma dourada. Ela circula Jesus e enfrenta Judas pronta para executá-lo, porém não consegue atirar em seu coração e se rende. Da arma sai um batom vermelho do qual ela suja a boca de Judas, marcando assim sua traição.


Lava Pés e o Batismo Cultural:

Em um pequeno corte da música, os três protagonistas da história aparecem em uma banheira. Gaga Madalena lava os pés dos dois rapazes limpando-os com seus cabelos. As cenas são intercaladas com Gaga sozinha em uma rocha enquanto uma grande onda a envolve. Ela abre seus braços sendo levada pela água.

Curiosidades:

*Lava Pés é uma celebração representando o que fez Jesus na Última Ceia, lavando os pés de seus Apóstolos.

*O trecho também faz referência à uma mulher (muitos dizem ter sido Maria Madalena) que, com suas lágrimas, lavou os pés de Jesus e os secou com os cabelos (”I'll wash his feet with my hair if he needs”).

*As ondas na cena são uma representação do batismo na época de Jesus Cristo que era feito por imersão nas águas, assim como ocorre em algumas religiões atualmente.


O Beijo de Judas:

Jesus se põe de pé em um palco, no qual aconteceria seu show cercado por seus apoiadores e por diversos andaimes presentes em torno de edifícios recém-construídos. Gaga Madalena se ajoelha na frente de Jesus e tenta explicar algo mas ele apenas coloca a mão em sua cabeça. Judas então dá o fatídico beijo nas bochechas de Jesus, anunciando assim sua morte.

Gaga cai no chão com um grito silencioso e angustiado enquanto Jesus beija sua testa.

Curiosidades:

*O Beijo de Judas foi, de acordo como os evangelhos sinóticos, a forma que Judas Iscariotes identificou Jesus para os soldados que foram prendê-lo.


Que Atire a Primeira Pedra:

E para a surpresa de todos, o vídeo não termina nem com a morte de Jesus nem a de Judas, mas sim a de Gaga Madalena, em um vestido de noiva sendo apedrejada até a morte pela multidão.

Curiosidades:

*A cena faz clara referência ao apedrejamento que Maria Madalena quase sofreu ao ser exposta como prostituta e adúltera, sendo salva por Jesus, com a conhecida frase “Aquele que dentre vós está sem pecado, que lhe atire uma pedra”. Em algumas escrituras e estudos bíblicos, muitos afirmam que essa mulher não seria Maria Madalena.

*Gaga afirmou em uma entrevista o canal E! News que ela incluiu essa cena porque sabia que o público iria apedrejá-la por causa do vídeo, e também sendo uma metáfora sobre a Igreja não considerar Maria Madalena como uma apóstola.


Assista ao vídeoclipe:

Qual foi sua primeira impressão ao ouvir e assistir Judas pela primeira vez? Conta pra gente!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.