Há quase 12 anos Lady Gaga lançava um dos mais memoráveis e significativos videoclipes da música pop, "Bad Romance", o qual lhe rendeu e ainda vem rendendo ótimos desempenhos, sendo atualmente seu vídeo mais visualizado no YouTube.

Em uma matéria especial divulgada na manhã desta terça-feira (27), o site norte-americano de entretenimento Yardbarker publicou uma lista elegendo "Os 50 melhores videoclipes de todos os tempos", e, certamente, "Bad Romance" foi um dos eleitos, ao lado de outros vídeos icônicos, como "Vogue", "...Baby One More Time" e "Thriller".

Confira:

Lady Gaga "Bad Romance" (2009)

Gravadora: Cherrytree / Interscope

Quando o single de estreia de Lady Gaga, "Just Dance", ficou em primeiro lugar #1, alguns pensaram que foi um golpe de sorte por uma fábrica da indústria. No entanto, quanto mais música ela estreava e mais visuais ela lançava, ficava muito claro que Lady Gaga era uma genuína excêntrica que amava abraçar a franja lunática do excesso de música pop. Sua confiança só cresceu com o tempo e, embora seu álbum de estreia tenha sido uma mistura de estilos e gêneros coerentes ao histórico da gravadora, "Bad Romance" sinalizou o início de uma nova era, em que ela tinha controle total de seu som, seu visual, e sua persona.

Dirigido por Frances Lawrence, "Bad Romance" foi um espetáculo visual alucinante, contando a história sobre trabalhar em uma indústria em que você é forçado a apresentar o lance mais alto. Com um pouco de ousadia kubrickiana na direção de arte, "Bad Romance" não se parecia com nada mais na época. Elementos visuais memoráveis? Por onde começar: o vestido de caranguejo, os olhos aumentados na banheira, a coreografia esquisita estilo "Thriller" acenando com a cabeça, o homem com o queixo de ouro, a câmera giratória em torno de diamantes em cascata, o sutiã brilhante - era o tipo de clipe onde, mesmo que você não entendesse o que estava acontecendo, seus olhos ficavam encantados com a quantidade de indulgência apresentada. Tornando-se rapidamente um dos vídeos mais vistos nesta plataforma de vídeo em ascensão chamada YouTube, ajudou a dar a Gaga seu primeiro single com certificado de diamante, empatou o recorde de mais indicações ao Video Music Award em um único ano e até ganhou um Grammy de Melhor Videoclipe. Foi um momento de cultura pop absoluto, que por sua vez só deu a Gaga mais confiança para crescer e ficar mais estranha - o que ela fez.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vinicius Romadel

Revisão por Daniel Alberico