Lady Gaga anunciou que seu novo single, Perfect Illusion, será lançado dia 9 de setembro. De acordo com as rádios, a canção estará no ar à 00h00 (horário de brasília) - de quinta para sexta-feira.

Para ajudar no rendimento de Perfect Illusion, o RDT Lady Gaga estará organizando mutirões. São eles:

— Mutirão Mediabase
— Mutirão de compra no iTunes
— Mutirão de Streamings
— Mutirão no Most Requested Live
— Mutirão nas Rádios Brasileiras
— Mutirão Viral (Redes Sociais)
— Panfletagem

MUTIRÃO MEDIABASE

O Mutirão do Mediabase terá início no dia 23 de setembro, logo após a primeira semana de rolling da música nas rádios. O objetivo do mutirão do mediabase, como aconteceu na época de Applause, é ajudar na estabilidade da música nos charts e em seu crescimento nas rádios após o impacto de lançamento.

Graças ao esforço dos fãs que participaram dos mutirões do mediabase por quase 3 meses, tornamos Applause a música da Gaga com maior audiência nas rádios norte-americanas, algo que também pode acontecer com Perfect Illusion, se todos mantiverem a dedicação.

O que é mediabase?

É um serviço de monitoramento que contabiliza, em milhões, a audiência e também spins de várias estações de rádio nos EUA. Diferentes 25 formatos (Mainstream top 40, Rhythmic top 40, Urban, HAC, etc…) são observados todos os dias. Já a conceituada Billboard, para desenvolver as paradas como o Hot 100 e Pop Songs, adere ao sistema Broadcast Data Systems (BDS), cujos dados não são disponibilizados ao público. O mediabase serve como uma base para estes dados.

O que é spin?

É o número de vezes em que a canção foi executada nas rádios.

O que é a audiência no mediabase?

É a abrangência de uma determinada canção, número de pessoas que a escutaram.

O que é rolling?

Ele tem início sete dias após a estreia da canção (quando ela começa a ser tocada nas rádios). Subtrai-se a audiência obtida pela música há uma semana e soma-se a audiência do dia. Para não haver uma queda, ela precisa ter progredido mais em um determinado dia do que o valor retirado há sete dias.

Audiência das músicas de Lady Gaga no mediabase:

— Applause: 130M
— Bad Romance: 118M
— Poker Face: 117M
— Born This Way: 109M
— The Edge Of Glory: 106M
— Paparazzi: 104M
— Just Dance: 104M
— Telephone (feat. Beyoncé): 92M
— DWUW: 92M
— LoveGame: 88M
— Alejandro: 81M
— Yoü And I: 65M
— Judas: 36M
— Marry The Night: 35M

MUTIRÃO DE COMPRA NO ITUNES/APPLE MUSIC CLIQUE AQUI

O RDT disponibilizará, antes do lançamento do single, um tutorial ensinando a comprar a música no iTunes Brasil (abaixo).

Use o seu cartão de crédito ou peça o de seus pais ou familiares. Compre a canção no iTunes Brasil. O objetivo é colocar a música no primeiro lugar e mantê-la no topo o máximo de tempo possível.

Veja o tutorial:

Se você tem condições financeiras, compre a música mais de uma vez e envie de presente para algum amigo.

*É importante destacar que se você comprar mais de uma vez, é extremamente necessário dá-la como presente, ou não contará como uma nova venda.

MUTIRÃO DE STREAMINGS CLIQUE AQUI

O Mutirão de Streamings ainda não tem plataforma definida para acontecer, mas será iniciado no dia do lançamento do single, nesta sexta-feira. Tudo irá depender de onde a música será disponibilizada.

Caso o áudio seja publicado no YouTube, o mutirão de streaming será realizado por lá, devido a maior facilidade para modificação do IP, que fará com que as reproduções contem para a Billboard Hot 100.

Mais informações no dia do lançamento.

MUTIRÃO NO MOST REQUESTED LIVE

Sem dúvidas, este é um dos mutirões mais importantes que serão realizados para promover o single. Este mutirão acontecerá em todas as noites de sábado, às 20h00, e será realizado através do Twitter, onde pediremos a música no programa Most Requested Live (antigo "Saturday Night Online").

O programa vai ao ar em mais de 150 rádios, por isso é muito importante que os mutirões sejam um sucesso e que Perfect Illusion seja a música mais pedida.

MUTIRÃO NAS RÁDIOS BRASILEIRAS

O mutirão nas rádios brasileiras, que acontecerá através do Twitter, será realizado apenas no início de outubro, quando as rádios do Brasil (que são influenciadas por aquilo que toca nas americanas) já estarão com a música incluída em seus bancos de dados.

MUTIRÃO VIRAL - REDES SOCIAIS

O RDT disponibilizará capas para suas redes sociais com o objetivo de divulgar a volta de Lady Gaga com o seu novo single.

Veja as capas: clique aqui.

Dicas de como fazer com que a música se torne um viral nas mídias sociais serão publicadas na sexta-feira.

PANFLETAGEM CLIQUE AQUI

Como foi combinado, organizaremos uma panfletagem em várias cidades para divulgar o novo single (e a Gaga).

Como vai funcionar?
Assim que a música for lançada e estiver nas plataformas digitais (Spotify, Apple Music, YouTube, etc), iremos marcar um dia para ir às ruas distribuir panfletos falando sobre a Lady Gaga e divulgando Perfect Illusion.

Exemplo:

Os panfletos (exemplo acima) serão disponibilizados por nós em duas versões: colorido e preto e branco.

Revisão por Fellipe Pepi