Em artigo publicado nesta semana, o jornal britânico "The Guardian" comentou sobre o anúncio da residência de Lady Gaga em Las Vegas, afirmando que ela pode ajudar a mudar a cara do entretenimento na cidade.

Confira a tradução:

"Havia um tempo em que a residência em Las Vegas era a parada final de uma carreira pop em declínio. Palcos que já foram ocupados por divas do ‘ontem’ são agora anfitriões dos maiores nomes da música, com Lady Gaga sendo a última a assinar uma prolongada quantidade de shows.

Seu acordo de residência em Vegas para uma maratona de 2 anos no MGM Park Theatre, irá rendê-la $ 1 milhão (£ 745,000) por show, totalizando $75 milhões e definindo um novo precedente para residências na capital americana do jogo (informações ainda não confirmadas). Ainda assim, embora seja um acordo lucrativo para ela, também confirma uma nova era para o entretenimento de Vegas.

Nos últimos dois anos, artistas que assinaram longos acordos de shows na cidade de Nevada incluem Britney Spears, Jennifer Lopez, Backstreet Boys, Ricky Martin e Pitbull, um desvio do legado que uma vez dominou o entretenimento de Las Vegas. Junto de Lady Gaga, Bruno Mars também foi anunciado como outro residente em 2018 no teatro com espaço para 5.200 pessoas.

Muitos atribuíram o feito à residência ‘Piece Of Me’ de Spears, que começou em 2013 e irá finalmente terminar no Ano Novo, que conseguiu fazer da residência em Vegas algo legal e com credibilidade novamente. Foi uma das mais bem sucedidas de Vegas, rendendo cerca de 135 milhões apenas em vendas de ingressos, e atraiu uma plateia jovem que antes achava que os shows de Vegas eram algo para seus pais.

Kurt Melien, presidente da Live Nation Las Vegas, recentemente descreveu a residência de Spears como um ‘evento revolucionário’ para toda a indústria de entretenimento da cidade.

‘O que foi aplicado depois de Britney foi conseguir jovens artistas e uma variedade de gêneros que iriam moldar a mudança demográfica de Vegas’, ele disse ao Las Vegas Weekly. ‘Agora nós temos tudo, de Pitbull até Brooks & Dunn. A demografia está mais diversa do que nunca’.

Lady Gaga, cujos shows são notoriamente acontecimentos extravagantes, frequentemente tendo mais de 20 mudanças de roupa, tem prometido que seus shows serão ‘diferentes de tudo que Vegas já viu’. Ainda que ela seja a cara da nova geração dos performers de Las Vegas, Lady Gaga disse que era o encanto pela ‘terra de Elvis, Tony Bennett, Frank Sinatra, Rat Pack, Elton John, Judy Garland e Liza Minnelli’ que a seduziu. ‘Tem sido um sonho de vida ser uma garota de Las Vegas, estou muito feliz’.

A cantora até mesmo jogou a possibilidade de que ela iria usar o show para lançar novo material. Enquanto seu álbum mais recente, Joanne, não alcançou o mesmo sucesso comercial de seus lançamentos anteriores, sua popularidade continua firme e ela foi indicada para dois prêmios Grammy por melhor álbum pop e melhor performance pop.

Spears demonstrou que um período em Vegas pode ser feito junto com uma carreira ativa na música. Durante sua residência ela lançou dois álbuns - os dois atingiram o top 10 na América - e colocou cinco singles nos charts.

Os shows de Spears também provaram que havia uma demanda para jovens artistas se colocarem nos shows luxuosos e atraentes de Vegas, que antes só eram apresentados para quem gostava de Bette Midler, Rod Stewart e Cher.

Ainda assim, os preços dos ingressos de residências em Vegas são frequentemente longes do padrão de salário dos jovens. Ingressos para a turnê ‘Piece of Me’ de Britney poderiam passar de $855 cada, enquanto os M&G’s com a popstar chegavam a $2,500.

Também veremos se Lady Gaga pode ser a cantora que finalmente irá superar o sucesso da residência de Celine Dion, que começou em 2002 e ainda é a mais lucrativa da história de Las Vegas. Durou por cinco anos, cantando para 3 milhões de pessoas e rendendo $444.69 milhões. Dion teve uma segunda residência em 2011 e há boatos que voltará novamente em 2019.

Melien disse que o recente desejo de artistas que estão no topo assinarem com as residências em Vegas foi somente o início de sua visão para reviver o entretenimento na cidade.

‘Vegas é a única cidade no mundo fazendo coisas assim’, ele disse. ‘Você não vê jovens artistas que possuem hits dessa geração assinando acordos de longa data. E se você abrir a Billboard e olhar para os charts do top 100, nós estamos conversando com praticamente todos eles’.

A residência de dois anos é também um compromisso importante com o estado de saúde de Gaga. Ela foi forçada a adiar a parte europeia de sua turnê até Janeiro, depois de problemas de dor crônica, fibromialgia, que a impediram de se apresentar."

Revisão por Vinícius de Souza

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz
Fonte