A revista norte-americana Billboard divulgou na tarde desta terça-feira (24), sua lista atualizada dos 100 melhores videoclipes do século 21, com base na opinião de críticos especializados.

Além de aparecer na lista com "Paparazzi" e "Telephone", Gaga também aparece em primeiro lugar com o icônico vídeo de "Bad Romance".

Confira as posições e o que foi dito sobre cada vídeo:

40) Lady Gaga, "Paparazzi" (dir. Jonas Àkerlund, 2009)

"Com o videoclipe rodando o dobro da duração da música, a música de Gaga dirigida por Jonas Àkerlund, “Paparazzi”, cobre muitos terrenos: Atentado de homicídio por Alexander Skarsgård, o bem sucedido assassinato de Alexander Skarsgård, homenagens a filmes antigos, óculos do Mikey Mouse que viram para cima e alguns dos mais ferozes looks dos primeiros dias de “diva avant-dance” de Stefani. A imagem da Gaga presa à muletas cambaleando por um tapete roxo como em “Evil Robot Maria”, de Metropolis -- enquanto seus dançarinos luxuosos de apoio estão atrás dela – deixou claro que, diferentemente de muitas estrelas pop do mundo, Gaga estava aqui para ficar esquisita. E em 2009, nós o devoramos como monstros obcecados pela fama que ela estava enviando. – J. Lynch"

14) Lady Gaga feat. Beyoncé, "Telephone" (dir. Jonas Åkerlund, 2010)

"O que acontece quando você junta duas das mais influentes estrelas do Pop feminino da história recente para um videoclipe? Isso seria “Telephone”, o glorioso espetáculo de nove minutos e meio do diretor Jonas Åkerlund que envolve a prisão de uma mulher, Beyoncé (“aham,’Honeybee’”), alimentando Lady Gaga com um pastel, um assassinato num jantar, um tutorial de como fazer sanduíches venenosos, referências a Quentin Tarantino em grande quantidade e uma coreografia que gerou dezenas de tutoriais no YouTube. Se tudo isso não é suficiente para fazer de “Telephone” um clássico instantâneo, considere que o vídeo é, na verdade, uma continuação do vídeo “Paparazzi” de Gaga, do ano anterior, com o mesmo diretor – que termina com Gaga na cadeia – e deixe sua mente explodir. Poderia uma terceira parte acontecer futuramente? Nós só podemos esperar. —T.C"

1) Lady Gaga, "Bad Romance" (dir. Francis Lawrence, 2009)

"No momento que ela rastejou para fora do 'casulo' do Volvo da sua mãe para entregar seu primeiro rah-rah-rah, Lady Gaga já tinha recebido uma orgia na piscina, transformado um metrô em um covil depravado e provocado uma vingança venenosa em Alexander Skarsgård por jogá-la de um castelo. Suas ideias eram grandes; seus orçamentos eram alcançados. Mas o vídeo para 'Bad Romance', o lead single do 'The Fame Monster' de 2009, foi além do espetáculo que estrelas em ascensão como ela tinham recursos para alcançar. Ofereceu um vislumbre de um mundo inteiramente cinemático que entusiasmava e perturbava ao mesmo tempo, expandindo as possibilidades do que um videoclipe poderia alcançar - e desafiando outras estrelas a melhorarem seu desempenho ao mesmo tempo.

'Bad Romance' caracteriza alguns de seu mais lindos looks em vídeos - absurdo como parece agora na era pós Joanne, o vídeo foi aclamado por alguns críticos pela maquiagem 'discreta' e 'normal' - assim como os mais loucos. Os bodys brancos com coroa parecem com Max de 'Where the Wild Things Are' se ela fosse em um clube de fetiche. A Gaga da banheira com olhos grandes e arregalados acena para o misterioso vale. E apesar dos exteriores estéreis e polidos em abundância, um elemento de terror corporal se esconde debaixo da superfície, de câmeras que ficam nos dançarinos exageradamente magros para o monstro de Gaga definhada se escondendo em uma jaula durante o segundo verso. Pause o vídeo em qualquer momento e você provavelmente irá se encontrar com os olhos fixados em algo que vale a pena ser dissecado; mesmo as cenas breves e cortes - Gaga suspensa em uma nuvem de diamantes, Gaga cobrindo seu rosto com óculos cheios de lâminas, Gaga desfilando nos seus saltos de Alexander McQueen - poderia ter sustentado sua própria história assim como vídeos independentes.

Esses pequenos momentos foram na maior parte do tempo a serviço de uma história maior, uma a qual Gaga é sequestrada e drogada por modelos, vendida como escrava sexual em uma embalagem ameaçadora de homens russos, e eventualmente encena um plot de vingança ardente. Considerando como 'Bad Romance' cementou a marca e a iconografia da sua fã fase de 'Little Monsters' - testemunha do nascimento de seu clã de monsters! - é um pouco irônico que Gaga descreveu o plot do vídeo como uma alegoria sobre a indústria de entretenimento, uma que pede os telespectadores para examinarem seu relacionamento com seus ídolos, o que eles pedem deles e a que custo eles irão conseguir isso.

Claro, Lady Gaga continuaria fazendo mais vídeos elaborados além de 'Bad Romance' - o mini-filme que foi 'Telephone', a ópera espacial que foi 'Born This Way', cada um fazendo um comentário social de forma tanto óbvia como sutil. Mas mais que proporcionar os looks, as danças ou a mensagem, 'Bad Romance' foi um lembrete de que ainda havia tantas possibilidades para explorar a arte - e que ninguém estava mais pronta para liderar do que a própria 'vadia livre', baby. É apropriado que o vídeo termina com a cantora queimando o lugar e tudo no seu caminho, em pé junto às cinzas e atirando faíscas de seu sutiã em chamas. Com 'Bad Romance', ela pegou o antigo padrão para ótimos vídeos e colocou em chamas, depois foi trabalhar para construir um novo. - N.F."

A lista completa pode ser encontrada aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Maria Eduarda Seabra e Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: Reprodução/Interscope Records

Revisão por Kathy Vanessa