Não é fácil ser uma diva pop, ainda mais quando se está no auge. Com Lady Gaga não é diferente, mostrar toda sua criatividade em todas as áreas possíveis, incluindo cabelo e maquiagem, se torna mais difícil ainda, pois o público é exigente e quer sempre ver algo novo, o que para ela é seu dia-a-dia.

Para isso acontecer, obviamente não há como trabalhar sozinha, e é aí onde entra o time criativo da cantora*, *Haus Of Gaga, responsáveis por todos os impactos que ela já causou no público, tirando suas ideias do papel, tornando-as realidade.

Em recente entrevista a revista ELLE, dois membros do time, mais especificamente Sarah Tanno e Frederic Aspiras, a maquiadora e o cabeleireiro da cantora, contaram sobre alguns episódios vividos com a cantora, o processo criativo por trás deles e como tudo começa e como termina. Quem melhor para falar sobre isso do que os fiéis embelezadores, de anos, da cantora?

Leia a entrevista completa traduzida:

"O time de beleza de Gaga revela como seus looks de estrela nascem

A maquiadora Sarah Tanno e o cabeleireiro Frederic Aspiras contam os detalhes sobre a complexa arte de criar os momentos de beleza de Gaga

Junho passado durante a parada gay de Nova York, Lady Gaga teve um raro dia de folga. Ela e sua equipe pousaram na cidade e estavam com vontade de ir à um bar. Como sempre, seu duradouro time de beleza (a maquiadora Sarah Tanno e o estilista de cabelos e perucas Frederic Aspiras) lidaram com a situação em dez minutos, Tanno usou tintas neon para criar o arco-íris nos olhos de Gaga enquanto Aspiras criou uma peruca com 22 centímetros de um longo cabelo loiro platino.

"Foi simplesmente um dia casual! Nós saímos para tomar uma bebida, e foi isso que aconteceu. Isso não é divertido?", disse Tanno. Aspiras concorda rindo: "Eu sinto que algumas vezes nossos dias mais casuais acabam virando dramáticos".

A questão é a seguinte, toda vez que Gaga sai de casa, é um evento. Sua equipe de beleza Haus Of Gaga, cujo a maioria dos membros estão com ela há dez anos, certificam isso. Com o filme "Nasce Uma Estrela" lançado recentemente, Gaga está totalmente focada nas divulgações para sua estreia no cinema, seu cabelo e maquiagem vem sendo especialmente estelares: pálpebras foscas prateadas e cabelo prateado e ondulado ao estilo de Veronica Lake. Delineador branco e franja no formato de cortinas. Sombras azuis metálicas e uma coroa de trançados.

Aspiras descreve o processo de criar esses looks como: "The Amazing Race se encontra com RuPaul’s Drag Race".

Não importa se é para suas aparições nos tapetes vermelhos, filmes e TV, performances ao vivo, ou uma turnê mundial, Aspiras e Tanno (que passam 20 horas juntos e descrevem sua relação como de "irmão e irmã" e "almas gêmeas criativas") trabalham constantemente para surpreender e inspirar pessoas com suas criações em Gaga.

Tanno, que nasceu em Cleveland, começou trabalhando como contadora na M.A.C, e arranjou empregos estranhos (bartender, garçonete, e foi uma promotora de baladas) tudo isso enquanto trabalhava em seu portfólio e treinava maquiagem para moda, filmes, e efeitos especiais. Ela se lembra de quando recebeu a ligação para entrar na equipe de Gaga em 2009 quando estava com apenas $1000 em sua conta bancária. Ela começou fazendo a maquiagem dos dançarinos da Gaga em turnê e aprendendo com outros artistas, Gaga trabalhou com Blilly B, Val Garland, e Kames Kalliardos antes de a contratar como maquiadora principal em 2014.

"Eu queria tanto que eu só tinha que ser persistente", ela diz. "[Gaga] realmente viu alguma coisa em mim. Eu trabalhei duro até que eu estivesse pronta".

Aspiras cresceu trabalhando no salão de sua mãe em São Francisco e então se mudou para fazer um curso de cabeleireiro e fabricação de perucas. Ele também trabalhou como maquiador e continuou colaborando na moda e em sessões de fotos de celebridades e assim fez contatos em Los Angeles (ele se mudou em 2004) quando foi chamado para se juntar a Gaga para sua Monster Ball Tour em 2009.

"Estamos prestes a fazer algo ótimo", ele disse. "Eu acho que o destino nos colocou nesse time juntos".

No telefone, a equipe (estavam na casa de Tanno em Los Angeles) termina as frases um dos outros. As risadas são constantes e a ansiedade pura pelo que eles fazem é evidente. A seguir, eles contam com exclusividade ao ELLE.com o que é necessário para criar a imagem de umas das maiores superestrelas do mundo.

Os looks de Gaga normalmente começam com suas inspirações

"Ela sempre tem essa visão e opinião muito fortes sobre o que ela quer. Muitas vezes, começa com as roupas", diz Tanno.

Por exemplo, no Venice Film Festival ela usou um incrível vestido de penas rosas de avestruz da marca Valentino que garantiu um look clássico e vintage.

"Eu queria brincar com isso e fazer algo um pouco mais etéreo onde você conseguisse ver a pele dela brilhando e seus olhos cintilantes e nada estava distraindo de seu lindo momento em sua primeira aparição. Eu senti como se não fosse ter outro tapete vermelho mais importante do que esse", Tanno relembra.

"Eu testei provavelmente 60 batons antes de achar o rosa perfeito, tinha que ser atemporal".

Enquanto isso, Aspiras fez mais de 20 rascunhos antes de decidir fazer o penteado pra trás com um coque redemoinho que Gaga usou.

"Era sobre seu rosto e não deixar o momento ir embora. Graças a Deus nós fizemos essas decisões, porque estava chovendo!", ele disse. "Foi tão mágico".

Cada look é meticulosamente planejado

Uma vez que Gaga decide sua inspiração, Tanno e Aspiras se consultam antes de apresentar alguma coisa a cantora. Eles também fazem as medidas e se encontram com seu time de estilistas da Haus Of Gaga, Tom Eerbout e Sandra Amador, para conferir o estado de espírito e as referências para "casar nossas visões".

"Nós olhamos em filmes ou livros e dizemos uns aos outros pelo que estamos inspirados", disse Tanno. "Nunca é como se eu e Freddie fossemos trabalhar e disséssemos: 'Isso é o que a gente vai fazer Gaga'. Nunca é desse jeito".

Aspiras adiciona que trocar referências é a chave: "Muitos de nossos colegas não costumam compartilhar conhecimento, mas nós fazemos o máximo para ajudar uns aos outros".

Seu time de beleza testa os looks em si mesmos

"Eu pratico em mim mesma antes de apresentar alguma coisa a ela, simplesmente para decorar o método um pouco melhor. Eu algumas vezes gosto de ficar sozinha com minha maquiagem e minha visão para criar o look antes de apresentar ele", disse Tanno.

Aspiras treina sua técnica em testes no seu estúdio onde ele testa cor, corte, formato e movimento.

"O que eu realmente gosto de ver é como o cabelo se mexe na vida real. Eu vejo ele em Gaga e estudo seus movimentos. Isso é importante, entenda como seus clientes se movem no estilo de cabelo que você criou para eles", ele elabora.

Sua performance no Super Bowl de 2017 foi estressante

"Foi uma das maiores audiências que ela já teve de uma vez. Gaga sempre tem um truque, nós não queríamos esconder seu rosto bem no começo", diz Tanno sobre decidir criar a máscara de cristais Swarovski que Gaga usou em seus olhos. "Eu acho que eu estava chorando porque eu simplesmente não sabia se a máscara ia cair. Eu tinha que descobrir a quantia certa de fita-adesiva, e que fita usar, e onde colocar para que quando ela tirasse para cantar 'Million Reasons' sua maquiagem por baixo ainda fosse impecável.

Já em relação a seu cabelo, ela começou a performance inspirada em super-heróis e então (surpresa) deixa ele solto enquanto desce ao palco.

"Foi tão estressante. Foi ao vivo! Eu passei por inúmeros tipos de produtos para cabelo que tinha fixação forte mas deixasse o cabelo móvel", Aspiras relembra, adicionando que ele também teve que achar o grampo certo para que deixasse o cabelo levantado, mas que saísse no meio da performance. "Eu até pesquisei a temperatura e o clima naquela tarde para ter certeza de que era a nosso favor. O vento estava perfeito naquele dia".

Eles sempre se divertem criando looks para o Grammy.

Desde sua trança entrelaçada ao estilo de Game Of Thrones e olhos esfumados com glitter em 2018, até as mechas rosas e sombra vermelha para "trazer a Gaga de Lower East Side de volta" para uma performance com Metallica em 2017, a cantora nunca desaponta na maior noite da música. Para seu time de beleza, o Grammy é sempre uma oportunidade de "testar algo novo”, diz Tanno.

A homenagem a Bowie de 2016, em particular, se destaca por ser "uma das experiências mais loucas" porque ela teve que trabalhar com a Intel no mapeamento de seu rosto e recriar os looks do falecido ícone da música e projeta-los no rosto de Gaga. Enquanto isso, Aspiras teve a chance de recriar um mullet vermelho extralongo com topete inspirado em Ziggy Stardust.

"Definitivamente foi um dos meus momentos mais divertidos com perucas", ele lembra. "Foi um momento lindo, e ardente. Foi uma honra fazer o tributo a uma lenda".

Eles sempre estão cientes do quão influentes são os looks de Gaga

Tanno se lembra do dia após o Grammy de 2018, ela estava sendo marcada em centenas de recriações de fãs dos olhos da Gaga inspirados no céu estrelado. Mas, o efeito Gaga é forte não somente entre os entusiastas de maquiagem e cabelo no Instagram, mas também na indústria da moda.

'Eu sinto que muitas vezes quando nós fazemos um tapete vermelho importante, nós reinventamos em shows de moda e editoriais", diz Tanno. "Para mim, esse é o maior elogio de todos'".

Texto original por Kristina Rodulfo

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vinicius Colombo

Revisão por Kathy Vanessa

Imagem: Reprodução / ELLE