Nesta segunda-feira, dia 11, o Yahoo publicou uma review sobre a residência "Enigma", de Lady Gaga, show no qual a cantora traz altas performances, roupas excêntricas, hits de sucesso, um robô gigante, além de muita personalidade e ousadia.

No texto, o site aclama a residência, aproveitando também para comentar sobre "Nasce Uma Estrela", filme no qual a cantora interpreta a protagonista Ally, e também sobre o Grammy Awards 2019, premiação da qual Gaga saiu com 3 prêmios, além de discursar abordando, em certo momento, o assunto saúde mental.

Leia a review completa traduzida:

Lady Gaga é a estrela pop mais vulnerável do mundo

Todos no lugar estão olhando para cima. A residência 'Enigma' de Lady Gaga tem apenas uma sessão por mês, mas tem sido bastante documentada por fãs, críticos e a conta oficial do show no Instagram - que somente amadores pensariam que ela iria entrar no palco direto dos bastidores, como alguém normal. Não, neste caso, ela vai descer do céu, ou, mais prosaicamente, do teto escurecido do Park MGM’s Park Theater. E então lá está ela: descendo em espiral em um cabo como se fosse Ocean's 1: Gaga, bolas de discoteca em um macacão espelhado e justo, convencendo com o riff de abertura de 'Just Dance' de uma keytar.

Las Vegas é sobre todas as coisas que são grandes: pirâmides falsas gigantes, pilhas de fichas de jogo, margaritas tão imensas que você não consegue segurar mais de uma. Apesar da capacidade de assentos no Park Theater ser de 5.200 pessoas, a sensação é de que é pequeno. Nós todos somos amigos aqui. Estique suas mãos e toque Gaga; a sensação é de que você irá conseguir. Mais tarde no show, Gaga pega uma carta de um fã e lê em voz alta. Diz, com a ajuda do Google Tradutor, 'eu tenho muito o que dizer' Diz, 'Você salvou a minha vida'. Diz, 'Posso me dar ao luxo de pedir, Gaga, por um abraço?'. Gaga, nascida Stefani Germanotta, levanta sua cabeça delicadamente surpresa. 'Sim', ela diz, como se fosse óbvio. Agora o lugar parece menor ainda, um recinto criado puramente para nos banhar naquele abraço.

Lady Gaga tem tido um hino de ano. Além do fato de ter embarcado na sua residência de Vegas de duas partes - a brilhante 'Enigma' tem um show de companhia, 'Jazz & Piano' - ela ganhou três Grammys e recebeu duas indicações no Oscar, principalmente por sua atuação e suas contribuições musicais para o filme de sucesso 'Nasce Uma Estrela'. Juntos, 'Nasce Uma Estrela' e 'Enigma' ofereceram novas plataformas para a estrela pop mostrar quem ela é. Os dois trabalhos conversam um com o outro, falando dos sonhos mais profundos de Lady Gaga, assim como reforçando a principal característica de sua persona: vulnerabilidade.

'Nasce Uma Estrela' é um conto de enorme sucesso e sofrimento pessoal. Tem se repetido muitas vezes - esta é a quarta versão do filme - e de alguma forma tem pouco a ver com Gaga. Certamente, no entanto, a personagem de Gaga, a trabalhadora e devota da música Ally, é um avatar dela mesma: cabelo laranja, baladas no piano e dor pública. As músicas de Ally têm as impressões digitais de Gaga para todo lado, e assim como Ally passa por crises muito visíveis quando fica famosa, Gaga tem falado frequentemente sobre sua própria dor crônica e sobre ser uma sobrevivente de abuso sexual.

Mas talvez até mais do que qualquer parte de 'Nasce Uma Estrela' em si, seu ciclo de imprensa, que se prolongou à medida que o filme ganhou impulso na temporada de premiações, nos mostrou uma mulher tremendamente séria e satisfeita - uma que aprendeu a atuar desde que tinha 11 anos, alguém que sem vergonha reitera a mesma verdade muitas vezes para descrever o trabalho com o co-star e diretor Bradley Cooper. Ser reconhecida por seus esforços nas telonas estimula um fogo particular em Gaga: Em seu discurso no evento Mulheres em Hollywood da ELLE, ela disse que se sente 'como um feto' em Hollywood, e que pensar em sua carreira de atriz em ascensão faz com que ela se sinta exposta. O ciclo da imprensa expôs sua marca de abertura a um público mais amplo, se é que pode dizer que uma das maiores estrelas pop americanas poderia alcançar uma plataforma ainda maior.

Desde sua estética estranha, até suas músicas e seu visual, que atraiu seus fãs (ou "Little Monsters"), e o documentário revelador 'Five Foot Two', o interesse de Gaga em mostrar as pontas cruas de suas lutas é seu cartão de visitas. Por mais estranho que pareça num show que ostenta pirotecnia, figurinos de neon, coreografias ousadas e, em um segmento extraordinário, um robô gigante, a 'Enigma' (que eu vi como convidada da Glamglow) gira em torno da estrela pop compartilhando suas próprias emoções e tranquilizando seus fãs que ela também honra as emoções deles também.

'Enigma' segue a narrativa solta de uma conversa entre Gaga e sua voz interior, que tem a forma de uma alienígena chamada 'Enigma', projetada no fundo do palco. É mais uma escavação da psique de Gaga do que uma história, estritamente. Para começar, um aparente mau funcionamento técnico estimula Gaga, em um personagem da versão dela mesma, em uma confusão irritada - 'Ei, o que aconteceu com a música?' - e a 'Enigma' animada, semelhante a um alienígena, projetada no fundo do palco: 'Eu sou o mistério de você. Eu sou as partes do seu cérebro que você não entende - as partes de você que se sentem incompreendidas'. O roteiro desenha de forma caricata os conceitos de amor-próprio e reflexão de que o diálogo frequentemente provocava ondas de riso.

Mas não é feito para ser engraçado ou mesmo voluntariamente explícito. A narrativa do show não faz muito sentido, e é assim que você sabe que ela está sendo séria; há uma verdadeira calvície de propósito no espetáculo como um todo. 'Enigma' vê Lady Gaga se fazendo de padre, se usando como um conto de precaução. No modo confessional, ela explica: 'Meu enigma é minha voz interior. Se você parar de se ouvir, você não conseguirá ver o futuro; você não consegue processar seu passado. Eu não sei quem eu seria sem ela'. Divulgando o que está acontecendo dentro de sua cabeça, ela encoraja todo mundo a encarar a mesma coisa.

O foco emocional do show pode parecer cínico: quão relacionável uma estrela pop de primeiro nível pode nos encontrar, ou afirmar ser ela mesma? Era difícil ter certeza das seções com cadeiras, mas ela parecia ter chorado nada menos do que quatro vezes, uma delas quando estava agradecendo a sua melhor amiga, na platéia naquela noite.

Nesse estágio de sua carreira, não há uma necessidade aparente de Gaga fazer uma residência em Vegas; ela está ganhando prêmios e buscando as alturas em Hollywood. Sua posição está longe de estar estagnada ou meramente sólida (normalmente a razão de uma performer se comprometer com o faturamento garantido de um período no cassino). Ainda assim, Gaga parecia estar extremamente feliz por estar lá, espalhando um auto-entendimento gospel não só para os fãs que a amam, mas também para os frequentadores de shows; alguém que só vai e vê qualquer estrela que está residindo no firmamento de Vegas (ainda que o mínimo seja $ 450).

Foi uma mensagem que ela também levou para o Grammy. Na surpresa de abertura do show, ela falou sobre a persistência que a levou para onde ela está. 'Disseram que eu era esquisita, que meu visual, minhas escolhas, meu som, não iriam funcionar', Lady Gaga disse. 'Mas a música me falou para eu não escutá-los. A música pegou meus ouvidos, minhas mãos, minha voz e minha alma, e me levou até todos vocês e meus Little Monsters que eu tanto amo'.

Mais tarde, enquanto recebia seu terceiro Grammy da noite, ela escolheu dar destaque para o enredo sobre saúde mental de 'Nasce Uma Estrela', finalizando com um conselho: 'Se você ver alguém sofrendo, não ignore. E se você estiver sofrendo, mesmo se for difícil, tente encontrar coragem dentro de si mesmo para se aprofundar e contar a alguém'. Pareceu familiar, ela disse muito disso durante a 'Enigma'. Nós todos conhecemos agora - 'Pode ter cem pessoas em um lugar...' - que Gaga não se importa em se repetir. É porque ela está fazendo isso por você.

Nada dessa terapia é nova para Gaga, que é a Mother Monster de milhões de fãs fanáticos, unidos em sua própria alienação artística e esquisita, por anos. Mas outras pessoas, que não ligavam para vestidos de carne ou sapatos alienígenas McQueen ou pop dance incansável, estão acabando de acordar para os seus cuidados. À medida que ela liquida o show 'Enigma', tendo agradecido seus amigos e se esvaziado de lágrimas, ela olha para o público. 'Quem nunca me viu ao vivo antes?', ela pergunta. 'Sejam bem-vindos à porr* da festa'.

O próximo show da residência está marcado para o dia 30 de maio.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Imagem: Youtube / Divulgação: Yahoo

Revisão por Kathy Vanessa