Nesta quarta-feira(23), comemora-se uma década de uma das principais músicas de Lady Gaga, um de seus carros-chefes em apresentações e uma de suas músicas mais famosas e populares, considerada um enorme marco na música pop: Bad Romance completa 10 anos de lançamento!

Sua introdução cativante e épica, seus traços silábicos e fonéticos e sua coreografia e trejeitos: são traços que marcaram uma geração e se mantêm vivos até os dias de hoje.

A canção é o lead single do extended play (EP) The Fame Monster, álbum pop influenciado por gêneros como disco e glam rock, que conta com outros grandes sucessos de Gaga, como Alejandro e Telephone.

Na Billboard Hot 100, teve o segundo lugar do ranking como pico máximo, obteve grande sucesso de vendas internacionalmente e conquistou dois Grammy Awards. Sua composição e inspiração segue a linha do álbum como um todo, de retratar o lado perigoso e negativo da fama. A canção é inspirada pelo medo da cantora de relacionamentos insignificantes e pela paranoia/compulsividade, explicando que o tema retrata liricamente o fato de estar apaixonada por seu melhor amigo.

Confira abaixo a capa oficial da faixa, revelada 15 de outubro de 2009:

Composição

Essencialmente, Bad Romance é uma canção de estilo dance-pop com influências do techno e new wave, com 4m:54s de duração. Foi gravada em parceria com o produtor RedOne (que já havia trabalhado com Gaga em The Fame) nos estúdios Record Plant Studios, em Los Angeles, e FC Walvisch, em Amsterdã. Foi também papel do produtor marroquino, com uma vasta equipe, a edição vocal da faixa, bem como de sua engenharia de áudio.

De acordo com Gaga, "Bad Romance" foi uma das primeiras músicas do The Fame Monster que foram escritas quando a cantora estava em sua primeira turnê, em 2009, pela "The Fame Ball Tour". As faixas compostas para o EP fazem metáforas quanto às próprias paranóias e conflitos que a cantora viveu em sua ascensão à fama, sobre os vários "monstros" abstratos que enfrentou durante seus primeiros passos na indústria musical.

Enquanto que Alejandro faz referência ao "monstro dos homens", Teeth ao "monstro da verdade" e Speechless ao "monstro da morte", Bad Romance referencia o "monstro do amor". Gaga explicou que geralmente sentia-se sozinha quando estava em um relacionamento e concluiu que atraiu-se por homens com quem seus romances foram insignificantes.

Lady Gaga foi a co-produtora da faixa, além de vocalista principal. A cantora possui grande influência da sonoridade musical de décadas passadas em suas faixas e trabalhos, principalmente vindas dos anos 1970 e 1980. Em Bad Romance não foi diferente.

O crítico musical Simon Price, do The Independent, ouviu características de Boney M no refrão, declarando que o primeiro verso da música ("Eu quero a sua feiura, eu quero a sua doença") deu a The Fame Monster seu ar sombrio e "fora da curva".

Uma readaptação do trabalho já vindo feito no cenário da música, com toques de originalidade, sempre é feito pelo cantora e de forma muito bem executada e estilizada.

"[Gaga foi] capaz de transformar sua personalidade para refletir várias artistas femininas de veias semelhantes, lembrando diversas vezes cantoras como Britney Spears, Madonna e Amy Winehouse" - Scott Plagenhoef, para a Pitchfork Media.

A letra foi escrita por Lady Gaga e RedOne, sendo definida com um ritmo de 119 batidas por minuto. É iniciada com uma parte do refrão, com o famoso gancho "Rah-rah-ah-ah-ah, Roma-roma-ma, Gaga-ooh-la-la". Em seguida, tem o som de batidas de bateria e teclado. Após a primeira estrofe, é ouvido o pré-refrão, no qual Gaga canta "Sabe que quero você e sabe que preciso de você / Eu quero seu romance, seu romance ruim". Segue-se o forte refrão, onde ela canta "Quero seu amor e sua vingança / Eu e você podemos escrever um romance ruim ... Presa num romance ruim".

Liricamente, a faixa aborda aspectos de um relacionamento ruim, além de referenciar a moda no verso "Ande, ande, é moda, baby / Arrase, deixe a vadia louca" e conter um verso em francês.

Lançamento

A canção foi lançada em 23 de outubro de 2009, onde foi distribuída digitalmente na loja virtual iTunes Store através da gravadora Interscope Records, sendo enviada para rádios norte-americanas somente em 10 de novembro, oito dias antes do lançamento oficial de The Fame Monster.

Além de ter recebido diversos remixes a partir de seu produto original, Bad Romance também recebeu lançamento físico através dos formatos de CD single e vinil.

Foi em 15 de novembro do mesmo ano que a capa da faixa foi revelada, mostrando a cantora com um vestido vermelho ligeiramente transparente que cobre sua face.

"Gaga está mantendo sua fórmula de gerar imagens poderosas para acompanhar suas canções e apresentações ao vivo" - Bill Lamb na época, da About.com, sobre a capa oficial de Bad Romance.

Uma versão demo foi publicada ilegalmente na internet em 2009. "A divulgação [ilegal] do meu próximo single está fazendo meus ouvidos sangrarem. Esperem até ouvirem a versão real", comentou Gaga sobre, no Twitter.

Videoclipe

O vídeo musical de Bad Romance foi dirigido por Francis Lawrence e, em matéria recente da Billboard, foi considerado o melhor vídeoclipe do século XXI.

"Eu queria alguém com uma grande compreensão de como fazer um vídeo pop, pois o meu maior desafio de trabalhar com diretores é que eu sou a diretora, escrevo a história, fico com os figurinos e decido sobre o que [o vídeo] falará, e é muito difícil encontrar diretores que cedam a qualquer sugestão do artista. [...] Mas Francis e eu trabalhamos juntos. [...] Foi colaborativo. Ele é realmente um diretor de vídeos pop e de filmes" - Lady Gaga, em entrevista para a Rolling Stone.

A ideia central do vídeo é a de que Lady Gaga é uma prisioneira de um grupo de supermodelos que a droga e posteriormente irá vendê-la para a máfia russa no valor de um milhão de rublos. O cenário se materializa em uma casa de banho branca fluorescente. A trama inicia-se com ela sentada em um trono branco dentro e ela se personifica em cena usando óculos laminados, cercada de diversas pessoas e um cachorro da raça dogue alemão arlequim.

Ela mantém seu dedo no botão de mudo de um autofalante para iPod e, ao soltá-lo, Bad Romance começa a tocar e uma casa de banho mal iluminada é mostrada. A partir de então, são intercaladas cenas em que ela canta para i mesma na frente de um espelho e ainda deitada em uma banheira e cenas de dança com vários dançarinos e com as próprias personagens do vídeo.

O vídeoclipe foi recepcionado com diversas impressões positivas por parte da crítica especializada.

"Esse vídeo musical realmente nos faz apreciar tudo que Gaga traz atualmente à música pop. Ela é emocionante de se ver, [além de] pura e simples. Nós precisamos de alguém como Gaga para trazer realmente o pop de antigamente, para colocar o seu pensamento real e seu cuidado em seu produto, pois [assim] ele parecerá vivo" - Jennifer Cady, do E!.

Diversas resenhas na época foram realizadas elogiando o vídeo musical, exaltando sua direção artística e sua grande relação ao materializar uma música tão impactante nas esferas musicais.

Vários periódicos de renome, como o Time e Los Angeles Times, escreveram sobre o êxito de Lady Gaga em unir de forma artística sua identidade visual com sua música.

"Poucas estrelas pop da atualidade que realmente entendem de espetáculo, moda, choque, coreografia — todas as coisas em que Madonna e Michael Jackson eram mestres nos anos 80” – por The Wall Street Journal, sobre Lady Gaga.

Em 2011, leitores da Billboard selecionaram o vídeo como o melhor dos anos 2000. A Time incluiu-o na lista dos melhores vídeos musicais lançados desde os anos 80.

O videoclipe de Bad Romance foi indicado a 10 categorias no MTV Video Music Awards de 2010 (VMA), vencendo sete delas: Best Female Video, Best Pop Video, Best Dance Video, Best Choreography, Best Direction, Best Editing e Video of the Year.

No Grammy Awards de 2011, Bad Romance venceu a categoria Best Short Form Music Video.

Repercussão crítica

Em 2011, a revista Rolling Stone apontou Bad Romance como a melhor música da discografia de Lady Gaga. Em suma, a canção foi bem elogiada em suas transições de versos, sua boa representação do álbum de 2009 da cantora seu refrão cativante, conciso, longo e dramático. Para a Pitchfork Media, Bad Romance é “épica em sua construção”

"Poderíamos chamar atenção ao refrão monstruoso, a performance vocal fabulosamente enlouquecida ou o fato de que RedOne ainda salva suas melhores e mais bombásticas produções para ela [Lady Gaga], mas é suficiente dizer que Gaga inicia a faixa cantando 'Rah-rah-ah-ah-ah, Roma-roma-ma, Gaga-ooh-la-la'" – Nick Levine, do site Digital Spy.

Paul Lester, da BBC, descreveu a canção como uma com "delirantes e cremosos sintetizadores" e Gaga como responsável pelas "grandes batidas e uma letra controversa".

Posicionada na nona colocação entre as 25 melhores canções de 2009 pela Rolling Stone, a música concedeu a Lady Gaga o prêmio de Best Female Pop Vocal Performance nos Grammy Awards de 2011.

Apresentações ao vivo

As apresentações ao vivo da canção são extremamente famosas e reconhecidas como grandes performances, cuja produção torna-se algo grandioso. Seja em programas de televisão ou em shows de festivais ou turnês mundiais, Lady Gaga consegue trazer o espírito central da canção e apresentá-la com grande qualidade vocal e de dança, trazendo a coreografia original do videoclipe.

Vale lembrar que Lady Gaga também costuma apresentar a canção em formato acústico, somente com voz e piano. A mesma tem feito isso em sua atual residência em Las Vegas, nos shows da Jazz & Piano.

Confira!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

✍ @lucasdiasarts