Nos últimos dias, publicamos diferentes listas tanto de fim de ano quanto fim da década em que Lady Gaga aparece com seus trabalhos. Desta vez, nesta terça-feira (19), a renomada Billboard divulgou uma lista dos “100 Maiores Álbuns da Década” e a Mother Monster não ficou de fora.

Gaga aparece na lista feita pelos membros da revista com o disco “Born This Way” e a trilha sonora de “A Star Is Born”, ocupando a 100ª e a 21ª colocação respectivamente. Abaixo você pode conferir a tradução do que foi escrito sobre cada álbum.

Os 100 maiores álbuns da década de 2010: escolha da equipe

Caso você precise de um lembrete de há quanto tempo foi 2010, quando a década começou, o cenário no topo das paradas da Billboard 200 estava a participante do Britain's Got Talent, Susan Boyle com "I Dreamed a Dream" - no quarto quadro de sua corrida de seis semanas na pole position. Outros álbuns número 1 daquele ano incluíram "The Adventures of Bobby Ray" de B.o.B., "The Oracle"de Godsmack, e não um, nem dois, mas três álbuns separados da trilha sonora do elenco de Glee.

É desnecessário dizer que a década de 2010 percorreu um caminho longo e sinuoso desde então. Nos últimos dez anos, a década passou a ser definida por "pop de sucesso grande demais para fracassar", pela surpresa dos avanços do indie-rock, pelo aumento das obras-primas de hip-hop e declarações pessoais de R&B, pelo regresso de álbuns clássicos do country e sem gêneros, LPs híbridos que mudam de forma, por lançamentos sem fim de álbuns de retorno tão esperados e pela surpreendente mudança de cenário que caiu do céu em uma noite de quinta-feira.

No início do ano de 2010, muitos previram a morte lenta do álbum - mas no final da década, o formato ainda parece absolutamente vital, se alterado para sempre. Aqui estão os 100 álbuns favoritos da equipe da Billboard, desta década.

100. Lady Gaga e Bradley Cooper, trilha sonora de A Star is Born (2018) Nasce Uma Estrela, a trilha sonora, possui várias coisas - uma visão em como uma artista evolui em sua carreira quando lançada na máquina do pop, uma reflexão sobre a falta da vontade de mudar, uma história coerente que narra a ascensão de uma artista popular (Ally, interpretada por Lady Gaga) ao lado da queda de outro (Jackson Maine, interpretado por Bradley Cooper), e um excelente álbum pop-rock que resistirá ao teste do tempo. Do solo de abertura de Jackson em "Black Eyes" ao encerramento da canção de Ally "I'll Never Love Again", inspirada em Whitney - com a memorável "Shallow" no meio, é claro - Gaga e Cooper projetaram um trabalho totalmente completo que transcende o próprio filme, permitindo que ele exista por conta própria como uma peça de arte. E claro, Jackson pode não ter apreciado o brilho pop de "Why Did You Do That?" mas ei, nós desejávamos que ele tivesse dado outra olhada nele. -- DENISE WARNER

21. Lady Gaga, Born This Way (2011)

A Mother Monster cravou suas garras pontudas fundo nas suas inspirações e puxou os mais estranhos, mais nostálgicos e eróticos elementos de basicamente todos os gêneros que ela poderia reunir no terceiro álbum Born This Way. A cantora criou um hino inclusivo na faixa título, ficou absolutamente desagradável em "Government Hooker", transformou-se em uma deusa glam metal em "Electric Chapel", convidou o saxofonista Clarence Clemons da E Street Band para "Edge of Glory" e foi a todo vapor na balada "Yoü and I". Born This Way foi um brilhante display de excesso de pop que apenas Gaga poderia se safar - que dirá vender mais de um milhão de cópias na primeira semana. - B.G.

Confira a lista completa.

Na última semana, nós publicamos que Lady Gaga apareceu em 25 listas da Billboard entre os trabalhos musicais mais impactantes do ano e da década. Você pode conferir tudo clicando aqui.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Isabelle Rodrigues

Revisão por Marcos Vinícius de Souza