O meat-dress, ou vestido de carne, é considerado uma dos maiores acontecimentos da moda do ano de 2010 e elevou ainda mais Lady Gaga na lista de artistas que unem a música e a moda. Prova disso, é que a cantora já foi premiada como ícone fashion pelo CFAD, maior instituição de moda dos EUA.

Mesmo depois de quase 10 anos, o vestido utilizado no Video Music Awards (VMA) 2010 continua gerando debates em diferentes veículos de informação. Desta vez, o Entertainment Tonight (ET) Canadá classificou o meat-dress como um dos "Looks Mais Memoráveis de Celebridades da Década".

Confira a tradução da publicação:

Looks mais memoráveis de celebridades da década

Do vestido de carne chocante de Lady Gaga no MTV Video Music Awards de 2010 até o vestido de smoking gender bending (além-gênero) de Billy Porter no Oscar de 2019, não há dúvidas de que a moda na última década moldou a conversa cultural e política.

Quando começamos a olhar para a próxima década, relembramos 15 dos mais memoráveis looks de celebridades de 2010 até os dias atuais.

Vestido de carne de Lady Gaga no MTV VMAs em 2010

A sensação pop Lady Gaga rompeu todas as noções de "aceitável" na moda de premiações quando ela apareceu no tapete preto do MTV Video Music Awards de 2010, em um vestido feito inteiramente de carne crua, projetado por Franc Fernandez e estilizado por Nicola Formichetti. Enquanto o "vestido de carne" foi condenado por grupos de direitos animais, Gaga mais tarde explicou no "The Ellen DeGeneres Show" que o vestido era uma declaração sobre lutar por seus próprios direitos, dizendo, "Se não lutarmos por nossos direitos em breve, nós teremos tantos direitos quanto a carne em nossos próprios ossos. E eu não sou um pedaço de carne."

O vestido está atualmente sendo exibido no Hall da Fama do Rock and Roll depois de seco e preservado por taxidermistas.

Confira a lista completa.

Recentemente, Gaga falou sobre o vestido em um show da "Jazz & Piano". Assista ao vídeo + tradução:

Se você quer ser famosa por outra razão que não seja ajudar as pessoas, você deveria ir se ferrar logo, porque é uma merda. Não é crime me pararem nos lugares, não é crime... Eu vou em lugares onde as pessoas...:

'É você, garota? Você é ela, certo? Você é a Gaga?'

'Não, acontece o tempo todo'.

'Gaga? Essa é você, é você, não é? É você, é você, é você, não é?!!!'

'Não, sinto muito, acontece o tempo todo, eu adoro ela'.

Mas sabem, eu tenho de ser agradecida, porque se eu não tivesse eles, então eu não teria a habilidade de atingir as pessoas tanto quanto eu atinjo, porque, sabem, vocês não saberiam sobre a garota louca no vestido de carne e merdas do tipo, que foi um ato político sobre 'Don't ask, don't tell', eu não queria vestir carne apenas por diversão. As pessoas eram loucas. Sabem, porque o que importa é como você se identifica com seu gênero ou com sua sexualidade, se você está servindo esse país que todos precisamos, estamos todos arriscando nossas vidas, certo?

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Tradução por Isabelle Rodrigues

Tradução do vídeo por Alexander Junior

Revisão por Marcos Vinícius de Souza