Na última sexta-feira, dia 22, o site NewNowNext publicou uma matéria sobre um dos icônicos videoclipes de Lady Gaga, no caso "Bad Romance", que vive até os dias atuais na memória dos fãs da cantora, e também de todos os simpatizantes das "garras de monstro".

O videoclipe da cantora, que completa 10 anos de lançamento amanhã, foi enfatizado pelo site como sendo o auge da carreira da cantora, que embora tenha feito outros grandes sucessos, não podem ser comparados a "bagunça fabulosa e fashion", segundo o site, que é "Bad Romance".

Leia a publicação completa:

10 anos depois e 'Bad Romance' ainda é o auge de Gaga

O clipe pra melhor canção, da época, da pop star foi o casamento perfeito da sua imagem exagerada, ambições comerciais e um talento musical real.

Stefani Joanne Angelina Germanotta teve muitos altos e baixos, e sendo a diva moderna que é, ela alcançou tudo em pouco tempo. Ela tem acumulado mais hits, flops, reinvenções e roupas, em um período curto de 12 anos, que a maioria das pop stars fazem em uma vida. Mas, inegavelmente, sem erro e sem disputa, seu maior auge foi o clipe de 'Bad Romance', lançado em 24 de Novembro de 2009.

Você lembra onde estava quando viu, pela primeira vez, Gaga desfilar em um par de saltos armadillo de Alexander McQueen?

Lembra quanto tempo demorou pra aprender essa coreo?

Lembra quem você obrigou a ver esse vídeo?

O álbum de estreia, de 2008, de Gaga, 'The Fame', a estabeleceu como pop star da noite pro dia, mas às vezes suas roupas loucas ofuscavam suas canções. O lado 'Gaga' estava evidente nas roupas, mas no fim, sua música não era inovadora.

Com 'Bad Romance', entretanto, ela não só virou um fenômeno pop autêntico, mas alcançou o casamento perfeito da sua imagem exagerada, ambições comerciais artísticas e descaradas e seus talentos reais como musicista, criando uma canção tão bombástica e estranha quanto os visuais que a acompanhavam.

E que visuais! Se 'Bad Romance' foi uma miscelânea de ideias desconexas - o canto e o gemido, as referências aleatórias de Hitchcock, a ponte entoando 'walk, walk, fashion, baby' - o clipe foi como ideias desconexas jogadas na parede, pra ver quais grudavam.

Uma história vaga sobre escravidão sexual?

Claro.

Algumas imagens vagas de aliens/monstros?

Ta na mão.

Olhos gigantes de anime?

To de olho, vadia.

Um acidental incêndio com homicídio culposo?

Tava na mira.

Mas, uma casa de banho que não envolve sexo gay?

Agora foi longe demais.

Não devia funcionar. Mas, funciona por Gaga acreditar. Ela crê em cada parte da letra que canta, cada peça de Alta Costura de luxo que veste, cada gesto desajeitado e expressão absurda na tela inesquecível de seu rosto.

Assim como Beyonce tinha feito antes (veja 'Single Ladies' de 2008), Gaga começava a florescer como uma artista multimídia plena, cujos clipes não só aprimoraram, mas tornaram-se indissociados à fonte da música.

'Bad Romance' foi mais uma afirmação missionária que um single, com Gaga te desafiando a não vê-la como fogo de palha, ou só como outra pop star qualquer numa longa lista de pop stars estilosas sem conteúdo. Foi uma grande aposta que deu certo - o clipe já foi assistido bilhões de vezes. Arrasou no VMA do verão seguinte, ganhando em seis categorias - incluindo 'Vídeo do Ano' - do número-recorde de 10 nomeações. Então, em Fevereiro de 2011, Gaga foi surpreendida por 2 Grammys, um por 'Melhor Performance Vocal Pop Feminina' e outro por 'Melhor Clipe de Curta Duração'.

A canção e o clipe também iniciaram o período fértil de maior criatividade de Gaga, a era 'The Fame Monster'. Mesmo sendo só um EP, superou o predecessor de toda forma - em alcance, execução e coesão. Também nos deu 'Telephone' que, obviamente, vai ser uma coluna 'Can We Talk About...?', porque Beyonce nunca mais vai fazer um dueto como esse e nós precisamos comemorar a maravilhosa maluquice disso.

O clipe também serviu como uma homenagem prematura a Alexander McQueen, que cometeu suicídio três meses depois do lançamento. Gaga lançou o clipe no fim do desfile 'Plato's Atlantis', de McQueen, e tem várias peças da coleção nele.

10 anos depois, o clipe e a canção ainda encapsulam perfeitamente a essência de Lady Gaga: parte desistência de escola de arte, parte hedonista punk-rock, pop diva total. Não importa quão longe ela vá, quão fundo ela naufrague ou quantos partos celestiais ela experimente, sempre teremos aquele mantra suave e inesquecível: 'Rah-rah—ah-ah-ah, Roma-roma-ma, Gaga-ooh-la-la'.

'Bad Romance' é uma bagunça fabulosa e fashion. É tudo que amamos na Srta. Germanotta.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Fonte

Tradução por Perfume Tropical

Imagem: Reprodução / Internet / Divulgação: NewNowNext