Mesmo jovem, Lady Gaga desde o início mostrou quem era, o que queria fazer e como gostaria de fazer. E assim aconteceu, e continua acontecendo. Após uma década, a cantora acumula diversos momentos dos quais deve demonstrar orgulho, além de fazer o público refletir sobre seus pensamentos e escolhas através de um discurso, uma maquiagem, um cabelo ou até mesmo uma roupa.

Pensando nisso, o site POPSUGAR selecionou, em sua opinião, os "Maiores Momentos de Lady Gaga Nesta Década", os quais sempre vinham acompanhados de uma mensagem positiva, das mais diversas maneiras. Sem contar seu sucesso que, mesmo tendo seus altos e baixos, continua aclamado.

Leia a publicação completa traduzida por nossa equipe:

Os Maiores Momentos de Lady Gaga Nesta Década, Porque Sim, Ela Realmente Fez Isso

Ao olharmos para a década de 2010, podemos pensar em um punhado de estrelas que deixaram sua marca, mas nada comparado a Lady Gaga. A artista multitalentosa de 33 anos de idade entrou em cena pela primeira vez em 2008 com seu hit 'Just Dance', e nos últimos 10 anos, ela tem se consagrado como um ícone com suas constantes reinvenções, canções recordistas, trabalho filantrópico e inegável talento.

Mas Gaga não é apenas uma artista, ela é uma pioneira. Gaga não tem medo de romper barreiras e mostrar ao mundo os diversos lados de si mesma, o que por sua vez tem inspirado seus fãs a fazer o mesmo. De fato, em 2018 foi exatamente isso que ela fez ao estrear nos cinemas em 'Nasce Uma Estrela' com Bradley Cooper. Apesar das dúvidas de que ela 'não teria sucesso como atriz', Gaga aperfeiçoou suas habilidades e entregou uma performance única – mas essa é só a ponta do iceberg. Confira os maiores momentos de Lady Gaga nesta década, e se prepare, pois há muito mais de onde isso veio.

1) 2010: Lady Gaga faz história no MTV VMA

A participação de Lady Gaga no MTV VMA de 2010 foi histórica por dois motivos: Primeiro, porque, bem, ela apareceu com um vestido inteiro feito de carne crua. O conjunto foi ligado ao protesto de Gaga contra a política militar de 'Não pergunte, não conte' e certamente foi um dos momentos mais comentados na cerimônia.

'Se nós não nos posicionarmos pelo que acreditamos e não lutarmos pelos nossos direitos agora, nós vamos ter tantos direitos quanto a carne em nossos ossos', ela explicou. 'E, eu não sou um pedaço de carne'.

Além do vestido de carne, Gaga também recebeu 13 nomeações, o máximo que um artista já recebeu em um ano! Junto com os 'nods' vieram 'Melhor Colaboração' por 'Telephone' com Beyoncé e 'Melhor Vídeo Pop' com 'Bad Romance'. Ela acabou levando para casa 8 prêmios aquele ano.

2) 2011: 'Born This Way' de Lady Gaga mudou o mundo

Gaga está constantemente se reinventando, e seguindo o lançamento de seu álbum 'Born This Way' em Maio de 2011, nós vimos suas próteses de chifre e cristas em seus ombros, testa e bochechas. Essa foi a maneira de Gaga mostrar ao mundo quem ela era de verdade e encorajar outros a não ter medo de serem eles mesmos.

'Eu nasci assim. É essa simples e abrangente frase que me libertou como artista', ela explicou na época. 'Me liberta das minhas inseguranças como uma artista, minhas inseguranças como pessoa - como humana. Eu separo artista e humana pois muitas outras pessoas separam artista e humana, mas neste álbum foi atestado que sou inteiramente uma artista e inteiramente humana. E esse é o meu destino. É o meu destino seguir minhas veias artísticas ao extremo. Eu nasci assim'.

A música principal do álbum, 'Born This Way', se tornou a música que mais rápido lucrou no iTunes, alcançando mais de um milhão de downloads em 05 dias! Gaga também conquistou três nomeações ao Grammy pelo álbum, incluindo 'Melhor Vocal em um Álbum Pop' e 'Álbum do Ano'.

Em sua vida pessoal, Gaga começou a namorar Taylor Kinney depois dele interpretar seu par amoroso no clipe 'Yoü and I'. Os dois namoraram por quatro anos e eventualmente ficaram noivos no Dia dos Namorados em 2015. Entretanto, eles acabaram terminando o relacionamento um ano depois, apesar de ainda serem bons amigos.

3) 2012: Lady Gaga usou sua plataforma para retribuir

Gaga embarcou em Abril na sua turnê 'Born This Way Ball' com paradas na Ásia, Europa e América do Sul. Arrecadou mais de $ 160 milhões e mais tarde foram adicionadas mais datas na América do Norte, apesar de terem sido interrompidas porque Gaga teve que fazer uma cirurgia no quadril. Gaga quebrou tanto o seu quadril durante a turnê que quase não teve conserto.

Ainda assim, isso não parou Gaga. Pelo contrário, ela focou seus esforços em retribuir e lançou a 'Born This Way Foundation' com sua mãe, Cynthia Germanotta. O objetivo da organização é dar suporte ao bem estar dos jovens e empoderá-los para criar um mundo mais corajoso e gentil, e focar em temas como auto-confiança, bem estar, anti-bullying, acompanhamento e desenvolvimento de carreira. Gaga e Cynthia lançaram a iniciativa com a ajuda de Oprah Winfrey e Deepak Chopra na Universidade de Harvard em fevereiro de 2012.

'Isso é sobre mudança transformacional na cultura por um período de tempo', ela disse em seu discurso. 'É uma fundação de empoderamento jovem. É sobre mudar o ambiente escolar e não colocar poder nas mãos dos professores ou do governo. É sobre o efeito-bolha. Eu não acredito que eles têm as respostas, acredito que os jovens têm'.

Gaga terminou o ano se unindo à UNICEF e liderando um programa global de empoderamento jovem. 'Representando meus fãs e a 'Born This Way Foundation', eu viajarei o mundo para visitar e ajudar famílias, orfanatos e comunidades em necessidade', Gaga disse em sua declaração. 'Durante cada visita eu busco empoderar a juventude a ser corajosa em suas batalhas, e encontrar força em sua habilidade de perseverar'. A cantora visitou famílias, orfanatos e comunidade em necessidade ao redor do mundo, incluindo a África do Sul e o Peru.

4) 2013: Lady Gaga fez um Retorno Triunfal aos Holofotes

Após quebrar seu quadril e submeter-se a uma cirurgia, Gaga manteve o perfil relativamente para baixo durante a primeira metade de 2013, mas, até o verão, ela estava oficialmente de volta! Gaga fez um retorno triunfal ao palco quando se apresentou na abertura do VMAs da MTV de 2013 com uma performance inesquecível de 'Applause'. Além de ter tido cinco trocas de roupa, aquela foi a primeira vez em que Gaga apresentou o single ao vivo.

Três meses depois, Gaga lançou o seu terceiro álbum de estúdio, 'ARTPOP'. O álbum estreou em primeiro lugar na parada Billboard 200 e vendeu 258.000 cópias na primeira semana. Apesar deste sucesso, no entanto, Gaga tweetou, no sexto aniversário do álbum, que ela esqueceu-se de que 'ARTPOP' alguma vez existiu. Hum, como é? Não temos certeza de onde isso veio, mas nós certamente nos lembramos dele.

5) 2014: Lady Gaga pegou a estrada para a 'ArtRave: A turnê ARTPOP'

Seguindo o lançamento de 'ARTPOP', Gaga pegou a estrada para a 'ArtRave: A turnê ARTPOP'. A turnê começou em maio de 2014 com pernas na Ásia, Europa, América do Norte e Oceania e arrecadou 83 milhões de dólares. Fiéis ao estilo de Gaga, houve várias trocas de roupa e looks com maquiagens coloridas.

Houve também um momento em particular do qual muitas pessoas falaram - você sabe, aquele em que Gaga fez uma mulher regurgitar uma gosma verde durante a apresentação de 'Swine' no Festival SXSW. A performance foi recebida com críticas mistas e a 'artista de vômito', Millie Brown, explicou mais tarde que 'não era uma declaração sobre distúrbios alimentares de forma alguma'. 'Eu acho que toda a coisa acerca da bulimia - é importante que as pessoas saibam que não estou tentando promovê-la', ela disse à ELLE.

Mais uma vez provando que ela estava de volta e mais forte que nunca, Gaga colaborou com Tony Bennet para o seu álbum 'Cheek To Cheek', que ganhou um Grammy de 'Melhor Álbum de Pop Vocal Tradicional'. 'Quando eu entrei nessa com Tony, ele não disse 'Você precisa tirar todas as roupas loucas e simplesmente cantar'. Ele disse: 'Seja você mesma', Gaga contou à Parade, quando falava sobre como era trabalhar com ele. 'É o que Tony me ensinou, que minha intuição está certa'. 'Cheek To Cheek' estreou em primeiro lugar na parada Billboard 200.

6) 2015: Lady Gaga arrasou o inferno com 'American Horror Story: Hotel'

Gaga sempre sonhou em ser atriz, e em 2015 este sonho se tornou realidade. Mother Monster fez a sua estréia na TV como A Condessa na temporada cinco de 'American Horror Story'. Para a surpresa de ninguém, ela absolutamente destruiu e até ganhou o Globo de Ouro de 'Melhor Atriz em Minisséries'.

Quando os seu parceiro de cena Matt Bomer foi perguntado pela POPSUGAR como é trabalhar com a Gaga ele disse: 'É tudo e mais um pouco, e ainda mais um pouco, do que você poderia imaginar'.

2015 foi um ano monumental para Gaga. Além de atuar, ela também foi eleita a 'Mulher do Ano' pela Billboard, fez um tributo espetacular de 'Sound Of Music' no Oscar, e fez sua primeira aparição no tapete vermelho do Met Gala após sua performance no evento de 2010. Ela mal sabia que seria a anfitriã do glamuroso evento quatro anos depois.

7) 2016: Lady Gaga deu todo o seu coração por 'Joanne'

Desde a apresentação de mais uma performance impecável no Oscar até o lançamento do seu quinto álbum de estúdio, 'Joanne', Gaga não deu sinais de desaceleração em 2016. O álbum foi inspirado na tia de Gaga, Joanne, que morreu de lupus em 1974, e até a data tinha sido um dos projetos mais emocionais dela.

'Voltando à sua família, de onde você veio e sua história… é isso que te faz forte. Não é olhando para fora que você vai fazer isso - é olhando para dentro', Gaga explicou para a People. ''Joanne' é uma progressão para mim. É sobre ir para um estúdio e esquecer que eu sou famosa'.

'Não é um álbum triste. É um álbum que me revela muito como mulher', ela adicionou. 'Eu queria muito atingir aquela garota na multidão que tem um filho em um dos braços, mais duas crianças correndo em volta, um copo de cerveja na outra mão e ela está chorando usando as jóias de herança da sua avó'.

'Joanne' se tornou o quarto álbum de Gaga no número #1 na Billboard 200, tornando-a a primeira mulher à alcançar o topo das paradas americanas quatro vezes na década de 2010. Também recebeu uma indicação no Grammy por 'Melhor Álbum Vocal de Pop'.

8) 2017: A performance de Lady Gaga no Super Bowl foi um 'Touchdown'

Gaga deu o ponta pé inicial no ano com um show espetacular no intervalo do Super Bowl 51. Entre acrobacias e centenas de drones. Não é atoa que a performance quebrou o recorde de performace televisionada mais assistida de todas. De acordo como o NFL 'aproximadamente 118 milhôes de espectadores se sintonizaram na transmissão da performance pela FOX'.

Gaga então deu seguimento à sua performance substituindo Beyoncé e sendo a atração principal do Coachella, onde ela estreiou sua música 'The Cure'. Ela também lançou um documentário revelador na Netflix intitulado: 'Gaga: Five Foot Two', onde ela falou tudo, da sua contenda com Madonna ao seus relacionamentos passados e a luta com a dor crônica e a fibromialgia.

Mas ela ainda não tinha acabado. Gaga concluiu o ano anunciando sua residência em Las Vegas. 'Eu fui feita para essa cidade, e eu mal posso esperar para iluminar o Park Theater como nunca antes!', postou ela no Instagram.

E para a vida amorosa de Gaga, a cantora começou a sair com o talentoso empresário Christian Carino, e lá pelo verão, eles ficaram noivos. Porém, Gaga e Carino nunca chegaram lá, já que eles se separaram em Fevereiro de 2019.

9) 2018: 'Nasce Uma Estrela'

2018 foi realmente um ano incrível para Gaga. Mesmo que ela não tenha lançado um álbum de estúdio, mesmo assim ela nos deu músicas novas com a trilha sonora de 'Nasce Uma Estrela'. Oh, e ela entregou a performance de uma vida toda como Ally no filme. De fato, o filme foi tão bom que ele ganhou impressionantes 24 nomeações durante a temporada de premiações.

Em honra ao aniversário de um ano do filme, Gaga postou uma foto no Instagram dela segurando uma placa multiplatina que ela ganhou pela incrível trilha sonora do filme. 'Um ano atrás, uma estrela nasceu, e aqui estamos, seis vezes platina rosa', escreveu ela. O álbum ultrapassou seis milhões de vendas globais e se tornou certificado como dupla platina nos Estados Unidos.

E enquanto divulgava 'Nasce Uma Estrela', Gaga agraciou a capa da Vogue na edição de Outubro e deu uma fascinante entrevista sobre a jornada de sua carreira e imagem em evolução. 'Para mim, moda e arte e música sempre foram uma forma de armadura. Eu só continuei criando mais e mais fantasias para fugir, novas peles para mudar', disse ela. 'Toda vez que eu mudava uma pele, era como tomar um banho quando você está sujo: Se livrando, lavando, arrancando tudo de ruim e se tornando algo novo'.

10) 2019: Lady Gaga levou para casa todo o ouro

Gaga fechou a década vencendo todos os prêmios, literalmente. Depois de levar para casa seu primeiro Oscar por 'Melhor Música Origina' com 'Shallow', a cantora e atriz fez história ao se tornar a primeira pessoa a vencer o Globo de Ouro, BAFTA, Grammy e Oscar no mesmo ano (todos por 'Nasce Uma Estrela').

'Eu trabalhei duro por muito tempo, e não é sobre vencer, é sobre não desistir', Gaga disse em seu discurso apaixonado do Oscar. 'Se você tem um sonho, lute por isso. Há disciplina para a paixão, e não é sobre quantas vezes você foi rejeitado, caiu ou apanhou, é sobre quantas vezes você se levantou e foi corajoso. Obrigada'.

Além de varrer a temporada de premiações, Gaga foi anfitriã do Met Gala ao lado Harry Styles, Serena Williams, e do diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, onde ela desfilou não só um look, mas quatro nos degraus icônicos do Museu de Arte Metropolitana de NYC. Quando a sua fave fará isso?

Ela também mergulhou no mundo da maquiagem e lançou uma marca de beleza chamada 'Haus Laboratories'. Consiste em seis linhas na coleção — Haus Of Chained Ballerina, Haus Of Goddess, Haus Of Rose Bitch, Haus Of Rockstar, Haus Of Dynasty e Haus Of Metal Head — e está disponível na Amazon.

Dado todo o sucesso que Gaga alcançou na última década, é difícil dizer como ela irá se superar nos próximos 10 anos, mas se alguém pode fazer isso, definitivamente é Gaga. Então aperte os cintos, porque conhecendo ela, será uma viagem selvagem!

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram

Fonte

Tradução por Samuel Von Banck, Marilia Bueno, Vanessa Braz de Queiroz, Maria Eduarda Seabra, Laíza Coelho e Alexander Junior

Imagem: Tudor / Divulgação: POPSUGAR