Nesta quinta-feira (12), a revista norte-americana Vanity Fair publicou uma matéria elegendo as 10 músicas que explicam a década de 2010.

O primeiro single do álbum "The Fame Monster", "Bad Romance", aparece como a canção que representa o início da jornada que a música pop teve nesta década.

Confira:

2010 - 'Bad Romance' de Lady Gaga

Levando em consideração que a música popular nos conta algo sobre seu tempo, todos realmente estavam famintos por alguma diversão boa e irracional à medida que a década passava. Acabando de sair de uma dolorosa recessão e a promessa de nosso primeiro presidente negro, a América entrou em 2010 assim como o EDM - essencialmente um estilo europeu de músicas de boate carregadas de sintetizadores - que colocou suas marcas no pop. Hits dançantes, cintilantes e acelerados como 'California Gurls', de Katy Perry e Snoop Dogg, 'Dynamite' de Taio Cruz e 'Sexy Bitch' de David Guetta e Akon lideraram os charts, enquanto os antigos fiéis do R&B como Usher giravam em direção às boates com músicas como 'OMG'.

Mas ninguém encapsulou - e capitalizou - a euforia de bola de disco cheia de glitter da nova década como Lady Gaga. 'Bad Romance', que na verdade foi lançada no final de 2009, alcançou o Nº 2 em 2010, transformou Gaga de ingênua a uma superestrela e consolidou o novo som do pop americano: batidas aceleradas, batida 4/4 de bateria e sintetizadores que explodiam em ganchos gigantes e em tons maiores de acompanhamento, construídos especialmente para passar a noite fora e bêbado. Sincera em sua própria superficialidade, compartilhando mais em comum com as grandes boates de Ibiza do que as rádios americanas da metade dos anos 2000 dominadas por J. Lo, 50 Cent, e Justin Timberlake, a supernova de Gaga e 'Bad Romance' ajudou a repensar o que poderia chegar no topo dos charts dos EUA e fez da pista de dança um palco para a nova década do pop.

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte

Tradução por Vanessa Braz de Queiroz

Revisão por Marcos Vinícius de Souza