A revista E! Online publicou uma matéria sexta-feira (24) contando detalhes do processo de composição da trilha sonora de "Nasce Uma Estrela". A publicação conta com o depoimento de DJ White Shadow, produtor de longa data de Lady Gaga, que falou à E! sobre a produção das canções do filme.

Confira a tradução:

Aqui Está Exatamente Como Lady Gaga Criou o Som Pop de ‘A Star Is Born’.

Compor músicas para si mesmo já é um grande esforço.

Criar um álbum com uma dúzia ou mais de faixas que representam quem você é como artista em determinado momento de sua vida, algo com que ouvintes de qualquer lugar possam se identificar? Há somente algumas pessoas neste planeta com a habilidade de executar essa “tarefa de Hércules” – e executá-la bem.

Mas fazer isso quando você compõe partindo do ponto de vista de uma personagem ficcional, uma pessoa que nunca existiu no plano mortal? A ideia soa quase impossível.

Ainda assim, esse foi exatamente o trabalho entregue à Lady Gaga, além de seu papel como Ally, quando foi escalada para a adaptação de 2018 de Bradley Cooper de ‘A Star Is Born’. A trilha sonora, na qual Gaga e Cooper trabalharam em conjunto, já ganhou dois Grammys e um Oscar no ano passado por ‘Shallow’, o icônico dueto do filme entre a estrela do pop em ascensão e seu amante / mentor Jackson Maine, um cantor e compositor alcoólatra. E agora, graças à trilha sonora completa ter sido lançada oficialmente quatro dias após o período de elegibilidade da cerimônia deste ano ter começado, ela ainda recebeu mais três indicações ao Grammy Awards 2020, incluindo Música do Ano e Melhor Trilha Sonora.

Enquanto Cooper elaborava o som mais orientado para o rock, pertencente à parte do personagem de Jackson, Gaga foi a encarregada de moldar o som pop ouvido a partir do momento em que a carreira de Ally decola no filme. Para isso, ela se voltou ao frequente e confiável colaborador Paul Blair, profissionalmente conhecido como DJ White Shadow, com quem ela começou a trabalhar em seu icônico álbum de 2011, ‘Born This Way’.

E como Blair, que divide a indicação de Melhor Trilha Sonora com Gaga, Cooper, colegas produtores Nick Monson, Lukas Nelson, Mark Nilan Jr. E Benjamin Rice, assim como as supervisoras musicais Julianne Jordan e Julia Michaels, disse exclusivamente ao E! News, o trabalho foi diferente de tudo que já haviam feito juntos.

“Eu acho que o que mais o diferenciou de outros projetos foi que, você sabe, você tem um objetivo definido no começo,” ele explicou. “Como se você estivesse construindo algo com um propósito, então há menos – e eu não estou me referindo a isso de uma maneira negativa – mas há menos espaço para diferentes interpretações, entende o que estou dizendo? Há um objetivo especificamente definido.”

“Quando você está compondo uma música para uma pessoa, para um álbum, tanto faz, você tem diferentes emoções, pensamentos e sentimentos, que tendem a depender do momento ou do que o artista está tentando dizer com a faixa,” ele continuou. “E isso não dependia de ninguém que estava compondo” (durante a produção de trilha sonora de ‘A Star Is Born’). Ao invés disso, estavam compondo faixas que poderiam se encaixar na narrativa de Ally, durante o começo de sua trajetória ascendente. E, apesar de desafiador, Blair admitiu ser “também uma espécie de alívio”.

“É tipo, ok, aqui é onde ela está emocionalmente,” ele explicou. “E todos nós já estivemos nesse mesmo lugar antes, entende o que quero dizer? E Gaga obviamente já passou pelo cenário em que você está em alta e está começando a ficar famoso. E sua primeira vez tocando no Saturday Night Live. E a primeira vez que você comparece a uma premiação. Então todos nós já tivemos esse tipo de experiência para se basear. Mas, sim, você não está compondo para um ser humano real. É como se você estivesse compondo para uma série de circunstâncias pelas quais um ser humano pode passar.”

Durante todo o processo, os compositores tiveram que assistir ao filme constantemente enquanto ele estava sendo produzido, para acompanhar quaisquer mudanças que pudessem ocorrer. Isso significa que todo o processo teve que levar consigo um nível incomum de fluidez. “É tipo ‘Oh merda, escrevemos isto, mas agora eles vão mudar o enredo e o modo como ela fez tal coisa, então não faz mais sentido. Então podemos alterar a letra, incluir outra coisa ou começamos a trabalhar nisso outra vez,’” Blair explicou. “Portanto, suponho que existam muitos pontos de articulação que aconteçam na vida real quando você está compondo um disco. Você pode ganhar uma perspectiva diferente das coisas enquanto você está compondo ou criando arte. Você pode passar por algo que altere o modo como você se sente em relação a certas coisas durante o processo criativo, mas aqui, isso é muito calculado, entende o que estou dizendo?”

“Você está lá sentado pensando ‘Hey, ela estaria cantando sobre como ela se sente bem aqui? Sério?’” Ele continuou, rindo. “Então você tem uma barreira de conteúdo realmente rigorosa, mas novamente, eu achei bem divertido fazer isso. Acho que todos nós nos divertimos. Pois não é algo que você faça com frequência.”

Enquanto o conteúdo das faixas, a emoção por trás delas, tiveram que atingir certas batidas que correspondessem à narrativa do filme, Blair nos disse que nunca houve nenhuma ordem direta de Cooper, como diretor do filme, em relação a como as músicas deviam soar. “Basicamente, fizemos isso como se Jackson Maine estivesse criando seu próprio álbum, e Ally o dela,” ele explicou. “Então eu acho que, enquanto fazíamos isso, não era como se Jackson fosse se envolver na mixagem, tentando dizer à Ally o que fazer o tempo todo. Ela estava criando seu material sozinha. Ela tinha uma nova equipe criativa, nela havia seu executivo de gravação. Então aquela pessoa estaria dizendo a ela o que fazer e como soar. Entende? É como se você estivesse compondo música baseado no que você acredita que um executivo de gravação estaria dizendo a uma nova artista o que ela tinha que fazer para soar como uma superstar.”

E no real processo de composição, a vida imitava a arte.

“Badley nunca chegou e disse, ‘Hey, precisamos fazer isso, isso e isso acontecer para suas faixas,’” Blair disse. “Por Deus, ele realmente não contribuiu muito quando estávamos lá criando. Como quase nada. Ele realmente confiou nela para escolher com quem ela queria trabalhar e deu essa liberdade a ela.”

O resultado final foi uma coleção de meia dúzia de sucessos brilhantes do pop, incluindo o exuberante "Heal Me", o provocante "Hair Body Face" e o progressivo "Before I Cry", que o Jackson de Cooper - e, dependendo da sua leitura do filme, talvez o próprio Cooper - certamente desprezam. Não precisa olhar além da dolorosa reação de Jackson à performance de Ally em "Why Did You Do That" no SNL.

E, enquanto o conteúdo das faixas eram ditadas pela história, nunca houve a intenção de criar músicas que pudessem legitimar o ponto de vista de Jackson. "Então, acho que do jeito que as coisas acontecem, seja qual fosse a música que teríamos feito naquele momento, se estivesse ganhando e soasse como algo que estivesse no mainstream, ele ficaria louco com isso." explicou Blair. "Então, é como se aquele ponto particular do filme, obviamente, é um momento crucial onde alguém que está assistindo o filme - eu, você e qualquer outra pessoa - estaria 'Foda-se esse sujeito, cara. Ela está vencendo.' Você entende o que eu estou dizendo? E ele está sentado ali, insultando-a, e ela está só tentando fazer o melhor que pode com o que ela tem. E ele está sentado ali tipo 'Minha merda é melhor do que a sua merda."

Como Blair vê, isso preparou para o momento em que todo mundo poderia se identificar. "Acho que essa é a beleza e a mágica do filme." ele continuou. "Nem todo mundo tem um namorado que é uma estrela do country, ou você sabe, alguém que mijou-se no Grammy. Quero dizer, eu não conheço ninguém que tenha um namorado que é uma estrela do country e mijou-se no Grammy [risos], enfim, é isso. Todo mundo já ficou envergonhado com um namorado quando ele estava bêbado ou uma namorada bêbada, você sabe o que eu quero dizer?"

"Todas essas coisas que estão neste filme impactam de alguma forma, maneira ou estado. Brad fez um ótimo trabalho disso - e isto é uma coisa difícil de fazer, cara. É realmente difícil de levar as pessoas a se verem através de um babaca alcoólatra, você entende? Foi mais fácil para mim do que para outras pessoas. [Risos]. Tanto faz. Essa é uma entrevista diferente."

O álbum, que foi escrito no tempo em que Blair estava viajando com Gaga, enquanto ela liderava seus shows na Joanne World Tour, foi produzido durante um tempo difícil na vida de Blair - "Houve algumas vezes, cara, onde eu entrava no ônibus e só chorava durante uma hora. Como se eu não conseguisse me mexer." nos contou. "Era tanta coisa estranha tumultuada, apenas a vida... E acho que algumas músicas refletem isso" mas, mesmo que seja difícil para ele escutar o produto final, ele se encontra transbordando de gratidão e orgulho pelo o que fizeram e pelo impacto que isso teve.

"Eu nunca crio nada com a intenção de 'Ei, eu vou ganhar um prêmio por isso' porque, juro por Deus, cara, eu cresci em uma fazenda. Só a ideia de ser nomeado para um Grammy já é uma loucura pra começar". ele conta. "Então, qualquer coisa passada, é apenas algo incompreensível, certo? Entende o que quero dizer? É como estar ao lado do Grand Canyon. E estar como 'Oh, como isso aconteceu?' Porra, se eu sei, é uma loucura de olhar. [Risos] Você pode puxar um monte de gente em uma sala, explicar isso para mim quarenta vezes, mas eu ainda estou tipo 'Ei, tanto faz, eu vou. Se acontecer, aconteceu."

"No final do dia, estou realmente orgulhoso do trabalho." continuou ele. "Estou realmente orgulhoso dela, como um ser humano e como uma artista. Tenho muito orgulho da equipe técnica por trás disso, porque, você tem que pensar nisso como se eu estivesse em um pequeno círculo. Sou eu, ela, meu engenheiro Ben, Mark e Nick. Nós cinco ou o que quer que estivesse rolando naquele ônibus, sabe? Mas há tantas pessoas que trabalham depois daquilo, que eu gostaria de alinhar individualmente e plantar um beijo no seu rosto".

Blair adicionou: "Sou muito grato a todas essas pessoas pelo o que elas tiveram que fazer, porque sem elas - quando você está... na floresta e sai dela, e olha quantas pessoas trabalham duro para fazer isso acontecer, você começa a se sentir super agradecido por todo mundo envolvido ser tão apaixonado pelo projeto. Porque porra, cara, eu escrevi algumas músicas, sabe? É um monte de gente loucamente apaixonada por fazer algo que fez funcionar, sabe? E acho que eu era uma dessas pessoas, mas há centenas".

No final, para Blair, é tudo sobre gratidão. "Música é uma parte tão importante da minha vida que, eu sou incrivelmente agradecido todos os dias que em que eu acordo e esse é o meu trabalho. Eu gosto de poder sair, todo tempo, com pessoas legais e falar com pessoas como você, mesmo quando há dias ruins, tudo é uma maravilha, você entende?" conta ele. "Fazer algo com seus amigos que outras pessoas podem consumir, apreciar e amar. É tudo tão enérgico que é uma benção. É maravilhoso. Eu nem sei o que dizer sobre isso".

E com sorte, no domingo, essa benção também incluirá um pedaço de hardware brilhante.

Tradução por Samuel Von Banck e Isabelle Rodrigues

Acompanhe todas as novidades sobre a Lady Gaga em nossas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram.

Fonte